...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Saturno Capricórnio


"O uso sábio da energia sexual não produz santas nem putas, mas mulheres plenas."
(Osho)

Saturno entrou em Capricórnio em 20/12/2017 2:48h verão de Brasília, quarta-feira (dia de Marte, 7ª hora noturna da Lua) e por aí passeia até 22/03/2020 quando ingressa em Aquário. Fará movimento retrógrado de volta a Capricórnio e em 17/12/2020 ingressa definitivamente em Aquário.

Esse ingresso aconteceu bem próximo do solstício de Verão 2017 do hemisfério Sul (21/12/2017 14:27h verão) e da máxima declinação Sul do Sol (20/12/2017 5:32h verão).

Movimento retrógrado de Saturno Capricórnio nos seguintes períodos:

17/04/2018 22:36h 9°08 Capricórnio a 06/09/2018 8:08h 2°32 Capricórnio
29/04/2019 21:54h 20°31 Capricórnio a 18/09/2019 5:46h 13°54 Capricórnio

Para quem tem Ascendente, Sol ou Lua, ou planetas pessoais/configurações fortes em Capricórnio os efeitos são mais fortes e individualizam.

Os signos Cardinais são desafiados e confrontados por oposição e quadratura com possibilidade de assuntos cármicos, cobranças de dívidas/pendências e necessidade de se fortalecerem:

Áries: os assuntos que Saturno lhe cobra nesse período
se refletirão na vida material, no bom ou mau convívio com autoridades, pais, chefes, etc
principalmente em oportunidades profissionais.

Touro: período de insatisfação na vida poderá levar você a mudar
seus planos, novas ambições, abertura espiritual, desapego e questionamentos importantes.

Gêmeos: as cobranças do Mestre Saturno nesse período afetam a saúde e o trabalho, com grandes desgastes, oportunidades de aperfeiçoamento, fortalecimento e curas ao
custo de muita disciplina e persistência.

Câncer: fortemente cobrado por oposição, confrontos, desafios e grandes obstáculos com pouco apoio, carmas ou dívidas, os desafios do período oferecem oportunidade de
selecionar, aprofundar ou romper vínculos em relacionamentos.

Leão: fortes cobranças cármicas nesse período,
possibilidade de grandes perdas, ou grandes resgates, reflexos na saúde ou finanças,
oportunidade de aprendizados importantes e redirecionamento da vida.

Virgem: esse é um tempo de desfrute prá você, aproveite os resultados dos seus esforços anteriores que chegam através de recompensas, colheitas e aprendizados, e
oportunidades de repensar seus relacionamentos afetivos.

Libra: os assuntos saturninos desse período se refletem em sua vida interior, doméstica, familiar,
assuntos relacionados com moradia, mãe, antepassados, etc
mostrando a importância das origens, família e relacionamentos íntimos, auto conhecimento.

Escorpião: o ritmo mais lento do cotidiano poderá trazer novos insights, análises ou pesquisas profundas, é um tempo de estudos e fortalecimento mental com
oportunidade de realizar objetivos importantes anteriormente planejados.

Sagitário: colheitas financeiras relacionadas com esforços e trabalhos passados,
é um tempo de refletir a respeito do que é realmente importante prá você e
valorizar isso.

Capricórnio: a conjunção leva a revisões de vida, cobranças, carma, alto nível de exigência, inícios e finais de ciclos.

Aquário: desafios relacionados com saúde, espiritualidade, finanças, imprevistos e viradas do destino, experiências cármicas fortes, aprendizados, insights.

Peixes: possibilidade de boas oportunidades em comunicações, grupos, amigos, internet, vida social, tempo de conquistas e favorecimentos, boas oportunidades, recompensas financeiras.


Em Capricórnio Saturno passa por seu domicílio noturno.

Uma das palavras chave importantes de Capricórnio e Saturno é responsabilidade.

As lições mais importantes do Velho Mestre em sua passagem por Capricórnio estão relacionadas com essa palavra, responsabilidade.

Em sua passagem, Saturno traz aprendizados de independência e interdependência, responsabilidades por si mesmo e pelo próximo, mostrará em que áreas da vida há mais independência ou dependência, ou ainda em que áreas da vida estaremos assumindo responsabilidades por alguma outra pessoa, ente querido, etc ou a nível social com responsabilidades assumidas em grupos, comunidades, etc

Saturno vai subindo a montanha de Capricórnio até a metade do signo até o início de 2019, quando passa a descer de lá para compartilhar seus aprendizados - após se tornar Mestre de Si Mesmo poderá se tornar também Mestre de alguma outra pessoa ou grupo.

Essa subida e descida se relacionam com enormes esforços, persistência e disciplina e após as conquistas o objetivo é compartilhar e ensinar, por isso o simbolismo da Iniciação e da maestria.

Quando a experiência é positiva vários Mestres de vários assuntos, principalmente espirituais, se manifestam nesses períodos e compartilham suas conquistas com a humanidade principalmente através de ensinamentos muitos importantes.

Quando a experiência é negativa há acúmulo, ganância, fortes disputas pelo poder e pelos recursos, e são cobradas as injustiças que desequilibram ou desequilibraram a balança universal através de carmas, pendências, perdas, dívidas, desgastes, carências, solidões.

Não há como não "sentir" Saturno natal e nem suas passagens pelos signos através do mapa pessoal, pois elas se refletem em forma daquela pedra no sapato que se negligenciada causará problemas maiores.

E falando em pedras, outro assunto de Saturno, mais ainda no seu domicílio, a tendência de cristalizar, petrificar, paralisar atividades, situações, obstáculos frente aos quais temos atitudes de intransigência, mágoa, desejos de vingança, etc etc se manifesta com Saturno em Capricórnio através de atitudes de negação, falsa indiferença, frieza, distanciamento que poderão isolar e afastar a pessoa de atividades, pessoas, etc as quais na verdade devem ser enfrentadas e trabalhadas interiormente pois mostram alguma fraqueza nossa a ser melhorada.

Saturno lida com o mundo da possibilidade material de realização, não se contenta com utopias, delírios ou viagens do pensamento, assuntos geralmente aquarianos, sagitarianos, piscianos, geminianos, cancerianos, pois sua função é realizar na vida prática o que foi sonhado, desejado, ambicionado e principalmente trabalhado anteriormente.

Planetas em Capricórnio, casas de Capricórnio, planetas ou casas de Saturno ou tocadas por ele no nosso mapa natal mostram onde não teremos facilidades e precisaremos encarar nossos monstros face a face na luta diária por melhores condições de vida, progresso, ambições, etc e onde também temos potenciais mais altos de exercer poder diretamente em nossas vidas, liderar, aperfeiçoar, ensinar, colher frutos a longo prazo, etc após as mais duras lições marcadas no destino astral.

Os aspectos considerados benéficos ou fáceis mostram que teremos apoio em nossos objetivos, enquanto os desafiadores mostram dificuldades, caminho duro e difícil e pouco apoio externo, esses aspectos são os que devemos fortalecer em nossas vidas e trabalhar eventuais fraquezas.

Saturno e Capricórnio mostram a dor da rejeição emocional ou financeira e repressão da identidade e vontade pessoais tendo como consequência a desconfiança, afastamento, isolamento, raivas ou mágoas guardadas/congeladas e poderão se manifestar como a montanha negativa de problemas e obstáculos os quais observamos passivamente com uma grande sensação de impotência mas com o livre arbítrio de tomar decisões, melhorar ou piorar a situação.

Quando Saturno passa por Capricórnio já teve sua maravilhosa estadia pelo reino escorpiônico de Hades nos subterrâneos mentais e emocionais, e pelo reino dual, tentador e caloroso de extremos animais e mentais sagitarianos, por isso tende a exigir das pessoas a mesma força de luta e de sobrevivência que precisou desenvolver para ter sobrevivido até o momento.

Para quem não desenvolveu auto consciência e percepção nos níveis anteriores a tendência é julgar, pré julgar, impor opiniões, ideias ou vontades, e ainda desprezar e negligenciar sensibilidades, com possíveis consequências de solidão ou isolamento.

Saturno tem a capacidade de observar e analisar friamente as situações se usar positivamente a sua capacidade de congelar as emoções.

Essa capacidade quando mal utilizada afasta ou rompe relacionamentos afetivos, porém quando bem utilizada consegue soluções para problemas principalmente relacionados com causas passadas.

A persistência e a simplicidade de Saturno em Capricórnio trazem lições, aprendizados e experiências que quando bem utilizadas melhoram a vida.

Saturno mostra de maneira simples e eficiente as consequência de atos, pensamentos, emoções, crenças, palavras, etc.

Suas lições amadurecem e desenvolvem ou aumentam a responsabilidade, a consciência das limitações, das forças e fraquezas principalmente de si mesmo.

Quando bem aproveitadas, essas experiências levam a melhores decisões.

Capricórnio, domicílio noturno de Saturno simboliza a terra já cultivada em harmonia com as necessidades humanas em um saudável intercâmbio que a todos beneficia, e quando isso se torna uma utopia é sinal de que estamos manifestando esse mesmo simbolismo de maneira negativa, ou seja: desigualdade, poluição, lutas de poder, pobreza, ganância, etc etc e seus sofrimentos.

A quadratura que Saturno envia para os signos de Áries e Libra mostra os testes e cobranças do período entre se afirmar e ceder.

Há que se manter o equilíbrio e harmonia conquistados anteriormente, pois a frieza e intransigência arriscam a ter de recomeçar em Áries todo o caminho novamente antes de colher seus melhores frutos.

A oposição que Saturno nesse signo faz ao signo de Câncer mostra a necessidade de olhar para baixo, do alto de sua montanha de conquistas, para quem estiver precisando de alguma ajudinha, apoio, ensinamento, incentivo, etc a fim de que possa também subir sua própria montanha de conquistas, beneficiando o grupo todo.

Sejam lá quais forem as suas lições pessoais e individuais a respeito dessa passagem de Saturno por Capricórnio lembre-se que o alto nível de exigência desse período é um modelo, um ideal, um estímulo forte e positivo para melhorar e progredir.

Cuidado com o excesso de críticas em si mesmo ou nas outras pessoas, lembre que estamos todos subindo ou descendo montanhas de problemas, recompensas, sofrimentos, alegrias e consequências, aqui estamos no planetinha novamente após várias encarnações por algum motivo importante, pois não nasce sequer um capim no solo que não seja necessário, útil e importante para aquele local e momento.

Saturno recebe Plutão e Júpter para juntos darem início a novos ciclos em seu domicílio noturno e deles exigirá o máximo possível em seus próprios níveis de evolução até o momento após permitir ou não a jornada em níveis mais elevados.

Por isso esse é um tempo de selecionar objetivos práticos e possíveis em sua vida, exercitar seus talentos e usar suas capacidades, usar de paciência, tolerância, persistência e disciplina.


No mapa do Ingresso capricorniano de Saturno predomina o hemisfério Noturno que indica subjetividade dos aprendizados e experiências durante esse período.

Mostra um ritmo cotidiano mais lento e pesado em que a concentração e atenção serão importantes aliadas frente às armadilhas das distrações, desperdícios, superficialidades ou imprevidências.

Ascendente, Marte e Júpter na Via Combusta sugerem dificuldades materiais e o enfrentamento de obstáculos grandes sendo fundamental a persistência nos objetivos, que poderão se realizar a longo prazo.

O Meio do Céu regido pela Lua capricorniana conjunta a Plutão na casa 4 mostram sofrimentos emocionais profundos que deverão ser bem administrados enquanto lutamos pela sobrevivência material.

Os Nodos no eixo Leão/Aquário com NNorte na parte Diurna do mapa mostra a possibilidade de obsessão por poder, acúmulo, exageros autoritários, ilusões e problemas relacionados com a política, os governos, necessidade de melhor uso dos talentos pessoais, da internet, comunicações, etc

São difíceis desafios que exigirão alto nível de consciência de si mesmo, de suas forças e fraquezas, humildade para conseguir assimilar e aprender as lições a serem passadas pelo Velho Mestre Rabugento durante sua passagem por Capricórnio.

Estão favorecidas as ciências exatas e lógicas, os conhecimentos ocultos ou secretos, as jornadas de auto conhecimento ou de cura, os confrontos e resgates da sombra, os relacionamentos casuais e superficiais, os intercâmbios, estudos e movimentações inteligentes.

Na casa 3 Saturno Capricórnio poderá trazer importantes experiências e aprendizados relacionados com o bom uso do pensamento, da palavra, das comunicações e da capacidade de se relacionar de maneira harmoniosa com as pessoas que passam pela nossa vida.

Aos governos, assunto de simbolismo forte nesse signo, o período exigirá boa capacidade de se comunicar e se fazer entender por vários tipos de pessoas, capacidade de diálogo, planejamentos de longo prazo, capacidade de compreensão das necessidades do povo o qual governam e principalmente a exigência de ótima capacidade de administração e gerenciamento de recursos.

Ascensões e quedas também fazem parte desse período que tende a mostrar as consequências das boas e das más escolhas.
Namastê.

Nenhum comentário: