...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

Consagração do ambiente

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas até me aposentar, estou em outro trabalho. Faço o blog porque gosto.

O som das Fadas da Noite

terça-feira, 30 de junho de 2015

julho 2015, astrológico


"O verão é o tempo das frivolidades. No inverno devemos proteger uns aos outros."
(Crônicas de Gelo e Fogo, Livro Um, A Guerra dos Tronos, Arya, de George R.R. Martin)
01-07-2015, quarta-feira, 23:19h: LUA CHEIA
Sol a 9° Câncer na casa 4 e Lua a 9° Capricórnio na casa 10
Ascendente 24° Peixes e Meio do Céu a 23° Sagitário
"Do alto da montanha, uma mulher iluminada olha para o Reino."
Entramos julho com Lua Cheia em Capricórnio, tocada por aspectos tensos.
Aspectos tensos, dia tenso.
Bom para se "recolher à própria insignificância", como dizia a minha avó.

Em Capricórnio, a Lua Cheia quer se mostrar competente e eficiente ao máximo, busca resultados práticos e não tem muita paciência com desafios e obstáculos.

Há uma forte tendência a disputar, discutir, desafiar, se sentir insultado ou ofendido por qualquer coisa, precisar lidar com situações difíceis, um pouco delicadas.

Acima de tudo, é bom ser prático, com essa Lua, prático e inteligente: não desperdice seu tempo precioso com brigas e provocações fúteis, que só fazem desviar dos objetivos principais.

As lutas de poder estão com forte potencial nessa Lua Cheia.

Plutão conjunto a Lua e se opondo ao Sol traz muita possessividade, ciúme, intolerância e vontade de controlar o outro.

A quadratura com os Nodos também contribui para uma sensação de confusão, vazio, sem direção.

Marte conjunto ao Sol e se opondo à Lua/Plutão pode trazer violência, acidentes, transtornos, brigas.

Netuno em sextil com a Lua e trígono com o Sol pode suavizar isso, para quem conseguir "fechar a concha".
Nem sempre é possível estar em sua caverna, mas mesmo na multidão podemos estar recolhidos e manter a posição de observador.

Netuno está forte, em seu próprio signo e sua própria casa, regendo o Ascendente, e está em bom aspecto com a lunação.

A força positiva de Netuno é conseguir fluir, como faz a água, se adaptando às situações sem perder sua essência (a água muda de estado, contorna os obstáculos e continua sendo água).

Júpter é co regente do Ascendente, rege o Meio do Céu e está em conjunção com Vênus.
Embora não participe diretamente da lunação, está em trígono com o Meio do Céu e quincuce com o Ascendente, além do trígono com Urano. Forma um Grande Trígono.
Isso é muito bom.
E ainda conclui formando Yod com Mercúrio em Gêmeos.

São energias muito positivas de boa disposição, alegria e bom humor, mostrando que sempre podemos escolher se vamos aceitar alguma provocação ou se seguiremos nosso caminho da melhor maneira que nos for possível.

O eixo Câncer (Sol) e Capricórnio (Lua) se relaciona com a família e o trabalho, a individualidade e o coletivo.

É o momento de equilibrar e organizar essas duas áreas em nossa vida.
Família e trabalho pedem nosso tempo e precisam ter seu lugar e tempo reservados na nossa vida, bem organizados.
A individualidade e o coletivo se complementam. A partir da individualidade formamos o coletivo, que apoia a individualidade.
O coletivo diz que não sobrevivemos sozinhos e a individualidade diz que não somos robôs.

Conviver bem é uma arte, e muito necessária.
Negociar e ceder sem ferir sua individualidade é muito importante. Cada um cede um pouco e todos saem vencendo, isso é o ideal.
São dias para pensar nisso, e tentar ficar o mais próximo possível desse ideal.

Plutão com a Lua traz mágoas, raivas ou culpas passadas. Se esses sentimentos chegarem a você, aproveite para trabalhar nisso, é sinal que chegou o momento de transformar essas coisas.

Marte com o Sol aumenta a tensão interna.
Marte em Câncer joga a força para dentro e depois "implode". Quando se confronta com a energia de Plutão pode ficar destrutivo.
Antes que isso aconteça, é bom parar de se identificar emocionalmente com tudo o que acontece. Nem sempre aquele mau humor do seu próximo era para você: pode ser que ele(a) tenha tido uma péssima noite, ou alguma notícia ruim.

Da mesma forma, seria bom falar pouco nesses dias, já que a tendência é de estar bastante impulsivo, e nem sair concluindo nada em pensamento (isso é julgar) antes de ter certeza.

Por isso, quanto menos você se identificar emocionalmente com algo que lhe irrita, mais fácil será seu caminho.
Essas energias super ativas internamente podem levar a insights e compreensões superiores acerca de nós mesmos: algo subjetivo, invisível aos outros mas muito importantes a nível pessoal, e que deve ser manifestado em Leão.
Por isso todo o trabalho interior e espiritual que você fizer nesse momento é muito importante.

Para quem não está tão sobrecarregado emocionalmente, esses aspectos desafiantes podem ser bastante produtivos, pois geram uma energia de ação e trabalho.
Se for esse o seu caso, aproveite esses dias para fazer aquelas coisas que pedem mais esforço e vá em frente: está ótimo para remover obstáculos.

O pensamento semente de Câncer é "eu construo uma casa iluminada e lá habito" e em sua escala inferior, em desenvolvimento é "que o isolamento seja a regra, embora exista a multidão". (mais no texto O Mês de Câncer)

Durante a Lua Cheia as coisas ficam mais claras, tudo aparece muito.
Então pode ser que nossas vulnerabilidades apareçam mais também, e é um ótimo momento para buscar força em nossas raízes, já que o Sol em Câncer favorece essa viagem interior em busca da Origem e das causas.

Quando em contato com nossa própria Fonte, nos enchemos de energia positiva, curamos feridas e ficamos mais fortes.

Se puder fazer alguma introspecção nesse período seria muito bom.
Apenas tenha o cuidado de não ficar muito isolado.

Financeiramente é um momento de dívidas acumuladas, cobranças, possibilidade de inadimplência e busca de saídas rápidas. Algumas portas se abrem, mas tenha cuidado com atitudes impulsivas.

Os elementos mais fortes são Fogo e Água, e a qualidade é Cardinal.
Reina a impulsividade e a rapidez de reações.

Esse excesso estimula a fugas, refúgio em lugares paradisíacos imaginários, nostalgias do tempo em que "as coisas eram melhores" e, pior que tudo, uso de drogas, substâncias e remédios que entorpecem a consciência como uma maneira de não enfrentar a vida, na esperança que, permanecendo com a consciência entorpecida, o Tempo (sr Cronus) se curve aos nossos desejos, paralisando e estacionando o ritmo da vida, de maneira que quando voltarmos à vida real esteja tudo resolvido.
Cuidado com isso.

Essa é uma tendência forte durante todo o período da passagem por Mercúrio e por Marte em Câncer, principalmente pelo desafio de Urano e Plutão aí.
Mais positivo que isso será conceder a si mesmo alguns períodos de descanso, relaxamento e, para quem gosta, meditação também.
Se você se sentir precisando de férias e não puder no momento, compense com momentos para si mesmo sempre que for possível, e lembre que a qualidade é mais importante do que a quantidade: 10 minutos bem aproveitados podem valer mais do que um fim de semana inteiro.

Politicamente, o governo reúne forças e recebe mais dinheiro, embora esteja em uma posição de subordinação e tendo que dar muitas explicações.
Trabalhadores comuns e funcionários públicos não parecem muito satisfeitos, embora possa haver algum incentivo nas áreas de Saúde e Tecnologia.
A Segurança Pública ainda deixa a desejar bastante e também deve ser cobrada.

Como estou comparando os dois mapas do Brasil, lá vai:
no mapa do dia 07/09: Saturno está cruzando o Meio do Céu, um período duríssimo para o país e para o governo, e Plutão passando pela casa 11 faz sua faxina no congresso. Essa combinação estremece as estruturas. Os desafios de Urano caem na mídia (denúncias e escândalos a cada 10 minutos), e são sentidos nas ruas, com a população se sentindo instável e agitada. A Lua Cheia nas casas 5 e 11 mostra graves confrontos de poder entre o governo e os políticos eleitos, e divisão dentro do governo também.

no mapa de 02/09: Saturno passando pela casa 12 em Recepção Mútua com Plutão na 2 mostra grande crise financeira, e os desafios de Urano caindo na casa 5 mostram a dificuldade de conter os gastos, e também os escândalos que chegam ao público. A oposição está muito forte.
A Lua Cheia nas casas 8 e 2 mostram que o foco principal é equilibrar as contas. É um período delicadíssimo para as finanças. Atuação forte da Justiça também.

astrometeorologia: tempo limpo e gelado. Tendência ao frio. Pouca chuva, mas quando acontece, vem em tempestades e vento forte.

08/07/2015, 15:51h : MERCÚRIO entra em CÂNCER
08/07/2015, quarta-feira, 17:23h : LUA MINGUANTE
Sol a 16° Câncer na casa 7 e Lua a 16° Áries na casa 4
Ascendente 14° Capricórnio e Meio do Céu a 1° Libra
"Criaturas da floresta mágica chegam ao Reino com presentes."
Concluindo o ciclo de lunação iniciado em 16/06 (Lua Nova em Gêmeos), é o momento de remover os últimos obstáculos: a Lua em Áries conjunta a Urano está a todo o vapor e não quer perder tempo.

Animados, porém um pouco impacientes, concluímos esse ciclo.

Muitas idéias novas e brilhantes precisarão ser anotadas (para não serem perdidas) e deixadas para mais adiante, porque encontrarão forte resistência da tradição e do medo de novidades.

É preciso ter paciência, algumas mudanças não são rápidas.

As disputas, lutas de poder e impaciências continuam nessa Lua Minguante, já que Plutão agora se opções ao Sol e quadra a Lua.

O que lhe for pesado, desapegue.

Esses dias pedem cuidado extra.
Muitas energias estão tensas.

Isso gera muita força para trabalhar e conquistar, mas também deixa as pessoas intolerantes, inflexíveis, autoritárias e arrogantes.
Fuja de lutas de poder e ignore provocações.

Se você se sentir inquieto nesses dias é porque desequilibrou também, então busque logo voltar à harmonia: mexa seu corpo, faça exercícios, caminhe, e também procure ficar um pouco sozinho escutando o silêncio. Use as práticas espirituais do caminho que você escolheu.

Mercúrio entrou em Câncer e passamos raciocinar emocionalmente. Perdemos a imparcialidade e a frieza.
Ao mesmo tempo que aumenta a intuição também diminui a lógica.
A tendência a julgar as coisas apressadamente baseados em sensações pode pintar por aqui.

Lua Minguante é tempo de concluir, desapegar, planejar e purificar.

A predominância de Água e Fogo fazem esses dias bastante emocionais e um pouco impulsivos também.

As emoções ficam à flor da pele. Por isso procure cultivar emoções positivas e manter a tranquilidade.
Energização e limpeza com Água e Fogo (sol, calor, velas) são boas nesse momento, mas também é muito bom usar o elemento de sua Lua Natal para recarregar as baterias.

Vênus e Júpter em Leão sugerem o "Fogo Interior" aceso, iluminação de nossa sombra, insights, compreensões claras mais pela sensação do que pelo raciocínio, e estimulam as práticas Mágicas, Xamânicas, os Sonhos, o estudo de Ocultismo, Parapsicologia, Fenômenos e caminhos afins.

Plutão no Ascendente Capricórnio em Recepção Mútua com Saturno em Escorpião mostra tendências autoritárias, controladoras e possessivas: é preciso trabalhar os apegos e parar de tentar controlar os outros.
Da mesma forma, talvez precisemos lidar com pessoas querendo fazer isso conosco. Para não entrar nessa faixa vibratória podemos nos desidentificar do ego e manter a posição de observador, enquanto tranquilamente preservamos nosso espaço e o respeito.

Financeiramente é um momento delicado. É bom ter cuidado aí também.
Muitos trabalhadores insatisfeitos.
Possibilidade de problemas e obstáculos com comunicações, trânsito e burocracia.
Politicamente, o governo se fecha para reunir forças.
Ainda a possibilidade de problemas energéticos, com sobrecarga, explosões ou escassez de energia elétrica/ligada ao calor.

astrometeorologia: limpo, equilibrado, com ondas de calor. Tempestades com raios, que passam rapidamente.

17/07/2015, 19:38h : VÊNUS entra em VIRGEM
15/07/2015, quarta-feira, 22:24h : LUA NOVA em CÂNCER
Sol e Lua a 23° Câncer na casa 4.
Ascendente 24° Peixes e Meio do Céu a 24° Sagitário.
"O Reino todo é tomado pelas brumas, que deixam o Rei e a Rainha com brilho prateado."
Início do ciclo de lunação de Câncer, momento de olhar para dentro, buscar raízes e plantar novas sementes.

Predomina a energia de Água e qualidade Cardinal.
Dias de muita emoção e pouca prática.
A energia sempre pode ser direcionada, não precisamos ficar escravos ou reféns de nada se estivermos conscientes de nós mesmos e vigilantes.

As emoções não impedem realizações práticas, só causam problemas quando passamos a ser comandados por elas.
As emoções podem funcionar como forte impulso para grandes realizações, se nós estivermos no comando.

Mas quando se alimenta sentimentos de culpa, de se sentir vítima, de mágoa, rancor, raiva e etc é sinal de que antes de se pensar em realizações práticas é melhor pensar em se observar melhor e buscar um caminho para trabalhar essas questões.
Infelizmente isso pode ser uma tendência, já que Plutão se opõe á lunação mais Mercúrio e Marte.
Em Recepção Mútua com Saturno (e os dois retrógrados) é um sinal de muita cobrança, sentimento de posse e tentativa de controlar os outros, além de aflorar negatividades passadas.
Se isso acontecer com você, é sinal que chegou o momento de trabalhar esses assuntos.
Caso você se envolva com disputas de poder, discussões acaloradas e palavras que ferem (vindas de você ou de outra pessoa) é realmente o momento de colocar os pés no chão e buscar as causas dentro de você.
Nada acontece por acaso, estamos sempre fazendo escolhas e quando o resultado de nossas escolhas se dá como aprendizado ao invés de recompensa é tempo de humildade, para aprender as lições que precisamos.
Só assim aproveitaremos bem as energias que se fazem presentes.

Novas sementes emocionais devem ser plantadas, e elas começarão a aparecer na Lua Cheia, ou talvez até mais tarde, no signo de Leão, já que Câncer é um signo muito profundo e oculto, e está bem desafiado nesse momento.

Caso você faça parte do grupo que já tem cicatrizes, passado e experiência, ou não se sinta emocionalmente sobrecarregado, é um tempo de cultivar mais seus afetos, relacionamentos íntimos (seu "clã", sua família, etc).

Também aquela parte que muitos chamam de Criança Interior pode estar pedindo sua atenção.
Nós carregamos juntos a nossa infância, adolescência, etc e as várias experiências que passamos. Não temos tempo para ficar constantemente analisando isso, e nem seria bom ficar estacionado no tempo.
De vez em quando alguma ferida volta a se manifestar, avisando que não foi bem tratada, principalmente nos períodos em que a sensibilidade é desafiada.
Sinal que estamos maduros para trabalhar com isso, então aproveite e trabalhe.

Um Grande Trígono de Fogo entre Urano/Áries, Vênus e Júpter/Leão e Meio do Céu/Sagitário reanima e compensa a passagem de Marte em Câncer (Marte em Câncer reduz a energia física). Grande Trígono é sempre um sinal de proteção, e também lembra que sempre podemos escolher o bom humor e a visão positiva em qualquer situação.
Em Fogo, aumenta a independência.
Nas Casas de Terra, estimula as produções materiais e o progresso financeiro.

Embora as finanças continuem bastante delicadas nesse mapa, esse bom aspecto nas Casas de Terra estimula a buscar recursos extras (não financeiros, mas nossos próprios recursos internos e tudo o que temos à nossa disposição no momento).
É bom sinal para lidar com crises e pode despertar talentos adormecidos, que continuariam ignorados caso não sofressem desafios.

A criatividade também está em alta.

Vênus se despedindo de Leão (entra em Virgem no dia 17/07) marca uma mudança de valorizar bastante a aparência e começar a valorizar mais o conteúdo e a técnica. Mesmo em seu signo de exílio, Vênus contribui para uma vontade de produzir mais, se sentir mais útil, ajudar por meio do nosso trabalho e aperfeiçoar nossas capacidades.

Passamos a prestar mais atenção aos detalhes e à eficiência, e isso será muito bom porque o planeta da lógica (Mercúrio) e o planeta da ação (Marte) em Água (Câncer) tem estimulado uma atitude de "em-si-mesmo", bases emocionais, julgamentos, possíveis rancores e recalques ou fugas ao passado "quando tudo era bom" e, pior ainda, refúgio em paraísos imaginários, drogas ou delírios que deixam a pessoa sem direção.

Os Nodos no eixo Libra/Áries mostram a tendência de buscar refúgio e conforto no grupo e desprezar a si mesmo.
O lado bom é a busca por soluções pacíficas em um ambiente instável.
Desprezar a si mesmo só é bom quando nosso ego está inchado e precisando de limites.
Mas lembre-se que é sempre a partir de si mesmo que vamos além: uma pessoa forte trabalha melhor do que uma pessoa fraca (física, emocional, mental, psicológica e espiritualmente).

Politicamente, o governo recupera forças enquanto lida com oposição forte dentro do próprio congresso e continua devendo explicações, em uma posição de subordinação.
Os embates com trabalhadores e com o andamento técnico dos serviços prestados à população devem ser intensamente cobrados e discutidos.

Caso tenham acontecido problemas energéticos mencionados nas fases lunares anteriores, esse é um momento culminante e crítico que exigirá respostas imediatas.

Voltando à comparação dos dois mapas do Brasil, lá vai:
no mapa do dia 07/09: As influências fortes de Saturno, Plutão e Urano continuam por muito tempo ainda. A Lua nova na casa 6 mostra um tempo para o governo dar explicações, pois está em uma posição submissa. É o momento de mostrar eficiência e aprimorar técnicas. A qualidade dos serviços públicos será muito cobrada. É possível que o governo busque resgatar um bom relacionamento com os trabalhadores.
no mapa de 02/09: As influência de Saturno, Plutão e Urano continuam.
A Lua Nova na casa 8 mostra que as finanças continuam sendo o foco principal, com a necessidade urgente de equilibrar as contas. É um período onde novos planos são traçados. Questões energéticas também virão para a discussão.

astrometeorologia: chuva e frio. Instabilidade, clima irregular, ventanias ou tremores de terra.

23/07/2015, quinta-feira, 0:30h : SOL em LEÃO
23/07/2015, 9:14h: MERCÚRIO entra em LEÃO
25/07/2015, VÊNUS entra em movimento retrógrado (assim vai até 06/09)
26/07/2015, 7:37h : URANO entra em movimento retrógrado (até 26/12)
31/07/2015, 12:27h : VÊNUS volta para o signo de LEÃO
24/07/2015, sexta-feira, 1:03h : LUA CRESCENTE
Sol a 0°59' Leão na casa 3 e Lua a 0°59' Escorpião na casa 6.
Ascendente 5° Touro e Meio do Céu a 8° Aquário.
"A Rainha viaja, montada em sua Águia."
Continua predominando as energias de Água e Fogo.
A fraca energia de Ar desde o início do mês e sua falta desde a Lua Minguante de 08/07 pede para continuar sendo cauteloso com as emoções.

O Ar é frio, e serve para organizar os outros elementos.
Com sua ausência a tendência é refletir pouco nas consequências das palavras e ações, o pensamento/raciocínio ficar confuso, a sensação de não ter uma direção definida e bem clara, e também de a vida/rotina estar em desordem.
Isso pode ser compensado com o elemento Terra, que nos devolve ao chão: embora não seja a mesma coisa, é melhor do que ficar entregue ao sabor do momento, e permite realizar progressos materiais e práticos.

O movimento retrógrado de Vênus (a partir de 25/07, voltando para Leão em 31/07) leva a corrigir situações que estavam baseadas na aparência, voltar atrás algumas atitudes radicais tomadas nos relacionamentos pessoais, e principalmente revisar nossos valores: aquela pergunta importantíssima "o que realmente importa para mim nisso tudo?"
Muito bom como um início de preparação para o ingresso do Sol em Leão, quando estaremos vivendo mais para fora do que para dentro, e a expressão de nossa identidade/Self será mais importante do que agora.

Lua Crescente é quando as sementes da Lua Nova dão as primeiras flores. Flores são lindas, porém frágeis; se sobreviverem, darão seus frutos na Lua Cheia.

É o momento de lidar com os desafios iniciais de nossos objetivos, fazer ajustes, colocar mais força nas ações.

Após a jornada interior do signo de Câncer, o Sol está entrando em Leão, momento de expressar o Eu no mundo, trabalhar questões de identidade pessoal (a consciência que temos de nós mesmos), buscar a simplicidade de ser você mesmo para e não cair na megalomania.
Quando mais verdadeiro e puro, mais simples.
Leão também é ligado à beleza, e muitas vezes confundida com excessos e superficialidades, na dependência de ser amado.
Mas a beleza de Leão é a beleza de Ser.
A vida é bela. A saúde é bela. As virtudes são belas.
Não é necessário enfeitar nada, por isso buscar a beleza também pode ser um caminho espiritual, se não cairmos nas aparências.

Lua crescendo em Escorpião desafia a lapidar o Eu.

As paixões ficam fortes, os dias favorecem o romance, mas também estimulam o ciúme e o sentimento de posse.
Lua e Marte em Recepção Mútua aumentam muito a sensibilidade e as paixões.

Cuidado para não centralizar demais as coisas em si mesmo, como se fosse o centro do planeta. O centro do seu próprio mundo já está bom.

O elemento Ar ainda não marcou presença, desde o início do mês.
Para que sua vida não fique desorganizada, procure ser prático e simples.

Urano na casa 12 em quadrado com Marte mostra imprevistos e acontecimentos súbitos ou chocantes.

Há forte resistência a novidades e o sentimento de insegurança também.
Isso cria um conflito entre o desejo de aparecer e chamar a atenção e o desejo de se auto preservar.

Saturno e Plutão continuam em Recepção Mútua até Saturno ingressar novamente em Sagitário (17/09) estimulando autoritarismos e cobrando a conta de excessos do passado.

Em sua despedida do signo de Escorpião, Saturno cobra as últimas lições a respeito de como trabalhamos nossas crises, até que ponto convivemos bem com nossas emoções mais profundas, até que ponto conseguimos nos conhecer melhor. (mais no texto Saturno em Escorpião)

Desde outubro/2012 Saturno tem trazido importantes lições.
Conforme o texto (Saturno em Escorpião), trouxe crise financeira, problemas com os recursos do planeta, clima do planeta hostil com tempestades, etc, acirramento na política, mais poluição.. tudo com o objetivo de nos tornar experts em crises.
É um trânsito bem difícil que obrigou a confrontar as emoções bloqueadas.
Escorpião é o signo do Guerreiro, e suas crises são extremas.
O objetivo aqui é produzir mais com menos recursos e desbloquear emoções.

As pessoas estão com muito pouca paciência.

Em tempos de desafio e instabilidade, você pode ser rebelde e desafiar o mundo a ser mais gentil.

As maiores mudanças e conquistas não são feitas com brutalidade, mas com delicadeza, persistência, respeito e muita gentileza. Essa é a verdadeira força.

astrometeorologia: nuvens, instabilidade, abafado e dias frios. Chuva normal e tempestades.

A Lua Cheia de 31/07 será analisada para o mês de agosto.
Namastê.



Nenhum comentário: