...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

Consagração do ambiente

Os textos dos MESES DOS SIGNOS (veja no arquivo) se referem a todos os anos em que o Sol está passando por aquele signo, independente de previsões, e servem como uma base para onde a nossa principal energia (o Sol) está direncionando seus raios.
Para quem gosta, cada um contém uma meditação, no final.
Essa meditação busca ativar as qualidades de cada signo em nós, já que todos temos os 12 em nosso mapa astral, e o ideal é harmonizar a energia completa.

AS PREVISÕES DESSE BLOG SÃO GERAIS. PARA PERSONALIZAR, CONSULTE UM(A) ASTRÓLOGO(A) OU NUMERÓLOGO(A).

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sol, Lua e Ascendente, o Triângulo Principal

 No nosso mapa astral, temos 3 signos muito importantes: 
O Sol, a Lua e o Ascendente.




Fazendo comparações, para facilitar, pensamos no mapa astral como um carro, um motorista e sua bagagem:
SOL = MOTORISTA, o Espírito, a Vontade, o único que tem energia própria.
ASCENDENTE = CARRO, o corpo físico e seus 5 sentidos, com suas forças e fraquezas. O Motorista usa o Carro para realizar sua vontade. Mas o Motorista não É o carro.
LUA = BAGAGEM, a alma, o carma, o passado, as recordações e condicionamentos da infância, a vida emocional e subconsciente (que é invisível materialmente, mas está sempre acessível).

O CAMINHO é percorrido por esse triângulo no mapa astral pelas diversas casas, principalmente a casa 10 (O Meio do Céu), que representa o Destino.



O SOL, O MOTORISTA, se mostra mais forte ou mais fraco dependendo de sua posição na casa do mapa. Mas é o Sol que representa aquilo que a pessoa QUER, a sua Vontade, ele é o MOTORISTA. Pode estar mais forte ou mais fraco conforme os planetas que faz contato (aspecto). Se o aspecto é harmonioso, se manifesta mais facilmente, e ao contrário, se o aspecto é desafiante, se manifesta com mais dificuldade. A casa que o Sol ocupa pode fortalecer ou enfraquecer a manifestação do Sol.

Algumas pessoas mostram mais o ASCENDENTE, O CARRO.
O Motorista está lá dentro, quietinho, mas é ele quem dirige.
O Ascendente sempre mostra como a pessoa inicia algo novo, como se comporta em uma situação nova, seja emprego, seja numa festa. É muito usado durante toda a vida da pessoa, pois quando estamos em dúvida sobre como agir, é o Ascendente que usamos, porque é com a energia desse signo que nos sentimos seguros e nos identificamos mais, está na nossa “pele”, representa o nosso corpo físico. Não há como se desligar dele.

Já ouvi pessoas falando que passamos a usar o Ascendente a partir dos 30 anos. Isso é falso. Usamos o Ascendente desde que nascemos, inclusive o Ascendente pode fornecer informações sobre o tipo de parto que nossa mãe teve.
Temos um ciclo de 30 anos relacionado com Saturno (assunto que não vou abordar hoje).

Além disso, durante toda a nossa vida, estaremos em alguns momentos vivenciando experiências relacionadas com um ou outro (o Sol ou o Ascendente, ou ainda a Lua) e isso é visto nas previsões, principalmente nas Direções, Progressões e Trânsitos.

Portanto, usamos sempre o Ascendente. É o nosso cartão de visitas, a nossa roupa, a maneira como nos comportamos mais vezes.
A presença de planetas no Ascendente mistura o significado do planeta com o significado do signo que está no Ascendente.

A LUA, A BAGAGEM, representa nossa sensibilidade e nossos condicionamentos ou recordações de infância.
Que tipo de criança fomos, qual a imagem que temos de nossa mãe.
Que tipo de família ou casa vamos preferir construir.
Que tipo de ambiente nos sentimos bem.
O que nos enche de energia, e o que nos deixa mal emocionalmente.
A Lua não raciocina, nem tem vontade própria, ela só sente. Pode ser uma fonte de intuição, pode ser um refúgio, pode ser melindrosa, deprimida, louca, raivosa, etc. Mas não decide nada, apenas influencia. Ela influencia de maneira mais forte ou mais fraca conforme o signo e a casa que ocupar, e também conforme os contatos (aspectos) que fizer com outros planetas.

Algumas pessoas vivem no nível de sua Lua a vida inteira, são aquelas pessoas nas quais a emoção comanda os atos. Geralmente essas pessoas têm pouco autoconhecimento, muitas vezes nem sabem o que estão sentindo, ou por que estão se comportando diferente, ou por que querem ou não querem algo, ou alguém. A Lua não questiona, ela sente e se emociona.
Ao contrário, nas pessoas que a Lua é fraca ou reprimida, são frias, insensíveis, duras consigo mesmas e com os outros.

Quando você for buscar algum tipo de previsão astrológica que não seja feita exclusivamente para você, procure o signo do seu ASCENDENTE. 
Ele é a base de todas as previsões astrológicas. Como jornais e revistas não têm condições de fazer os mapas de todos os seus leitores, muitos astrólogos usam os signos na posição do Ascendente para escrever suas previsões.

A Astrologia é uma Ciência, para ser compreendida precisa ser estudada com atenção e profundidade. E essa Ciência serve como Ferramenta para outras Ciências.
Nos tempos antigos foi muito usada como auxílio na Medicina e também foi base da Religião e da Magia.
Nos tempos atuais, é bastante usada por alguns profissionais da Psicologia e das Terapias Alternativas.
A Astrologia pode ser uma Ferramenta individual de auto-conhecimento e auxílio nos períodos difíceis da vida pessoal.


Temos a Astrologia Mundial, que lida com países e governos. (Esse ramo antigamente era usado para prever o futuro dos Reinos e dos Reis).

Outro ramo da Astrologia, não muito conhecido, é a Astrologia Cármica, que pressupõe a crença em existências anteriores e futuras.
Na Astrologia Cármica, esse triângulo Sol, Lua e Ascendente é visto da seguinte forma:

SOL : problemas atuais da pessoa. Está relacionado com a personalidade e com a ação. Revela os defeitos que deve superar e as virtudes que deve desenvolver.
O Sol é o mais ativo quando a pessoa é orientada para o presente, o momento atual.



LUA : o passado, a limitação. Governa o corpo, e mostra onde está a prisão da Alma (o carma, na religião, ou os condicionamentos da infância, na psicologia).

O signo da Lua e mais ativo quando a pessoa é orientada para o passado e é conservadora.



ASCENDENTE : revela o objetivo da vida, o propósito da Alma para essa encarnação. Trabalha para o futuro. Apresenta a força da Alma e mostra seu objetivo para essa vida. É a “oportunidade da Alma”.
O Ascendente é ativo se a pessoa for orientada para o futuro.

Quando o SOL e a LUA SÃO IGUAIS : não há conflito entre o passado e o presente, e a pessoa não se preparou muito para essa vida.

Quando a LUA e o ASCENDENTE SÃO IGUAIS : houve pouco progresso, e poucas encarnações nesse signo.

Quando o SOL e o ASCENDENTE são iguais: é uma dupla oportunidade para o futuro.

Quando o SOL, a LUA e o ASCENDENTE são iguais : pode ser perigoso, pois o mais provável é que a Lua domine, e os defeitos do signo fiquem exacerbados , a pessoa esteja presa ao passado, não progrida muito nessa vida. Essa pessoa deve procurar viver sob as virtudes mais elevadas do signo.

Quando o ASCENDENTE se expressa com força na pessoa, principalmente por suas virtudes : a pessoa teve o mesmo Ascendente anteriormente e cultivou suas virtudes, além disso provavelmente teve Sol, Lua e Ascendentes iguais no passado.

Por hoje é só.
Namastê!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, pela matéria. Escrita de forma bastante didática e clara auxilia diretamente aqueles que querem entender estes conhecimentos maravilhosos.Namastê.

Samsa disse...

Olá Vera! gostei bastante da matéria, achei muito esclarecedora. Porém tenho uma dúvida, tenho o sol e ascendentes em Virgem e a lua em cancêr, porém não tenho traço algum dessa provisão, existe alguma casa que tenha também algum tipo de forte influência?

Gratidão!!

Susana disse...

Sol, Lua e Ascendente são as forças principais (pessoais). São aumentados, diminuídos e/ou modificados pelas suas posições nas casas e por aspectos fáceis ou difíceis que recebam dos planetas e pontos importantes.
Por exemplo, com seu Sol e Asc no mesmo signo, seu Sol pode estar na 1@ casa e ser mais expansivo, com um toque de Áries, ou estar na 12@ casa e ser mais sensitivo e introvertido, com um toque de Peixes. Além disso, os aspectos dele podem tornar mais fácil ou difícil a sua expressão pessoal.
Já a Lua em Câncer é sensível, mas conforme sua posição pode estar fechada na carapaça ou com as emoções à flor da pele, dependendo da casa e dos aspectos.
Isso seria o principal, mas todo o mapa é importante e acrescenta mais informações.
Essas outras informações podem estar mais fortes ou mais fracas que o "triângulo", mas todas as energias sempre desembocam no Sol ou na Lua. bjs