...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sol, Lua e Ascendente, o Triângulo Principal

 No nosso mapa astral, temos 3 signos muito importantes: 
O Sol, a Lua e o Ascendente.


Fazendo comparações, para facilitar, pensamos no mapa astral como um carro, um motorista e sua bagagem:

SOL = MOTORISTA, o Espírito, a Vontade, o único que tem energia própria.


ASCENDENTE = CARRO, o corpo físico e seus 5 sentidos, com suas forças e fraquezas. O Motorista usa o Carro para realizar sua vontade. Mas o Motorista não É o carro.


LUA = BAGAGEM, a alma, o carma, o passado, as recordações e condicionamentos da infância, a vida emocional e subconsciente (que é invisível materialmente, mas está sempre acessível).


O CAMINHO é percorrido por esse triângulo no mapa astral pelas diversas casas, principalmente a casa 10 (O Meio do Céu), que representa o Destino.




O SOL, O MOTORISTA
se mostra mais forte ou mais fraco dependendo de sua posição na casa do mapa. Mas é o Sol que representa aquilo que a pessoa QUER, a sua Vontade, ele é o MOTORISTA. Pode estar mais forte ou mais fraco conforme os planetas que faz contato (aspecto). Se o aspecto é harmonioso, se manifesta mais facilmente, e ao contrário, se o aspecto é desafiante, se manifesta com mais dificuldade. A casa que o Sol ocupa pode fortalecer ou enfraquecer a manifestação do Sol.


Algumas pessoas mostram mais o ASCENDENTE, O CARRO.
O Motorista está lá dentro, quietinho, mas é ele quem dirige.
O Ascendente sempre mostra como a pessoa inicia algo novo, como se comporta em uma situação nova, seja emprego, seja numa festa. É muito usado durante toda a vida da pessoa, pois quando estamos em dúvida sobre como agir, é o Ascendente que usamos, porque é com a energia desse signo que nos sentimos seguros e nos identificamos mais, está na nossa “pele”, representa o nosso corpo físico. Não há como se desligar dele.


Já ouvi pessoas falando que passamos a usar o Ascendente a partir dos 30 anos. Isso é falso. Usamos o Ascendente desde que nascemos, inclusive o Ascendente pode fornecer informações sobre o tipo de parto que nossa mãe teve.
Temos um ciclo de 30 anos relacionado com Saturno (assunto que não vou abordar hoje).


Além disso, durante toda a nossa vida, estaremos em alguns momentos vivenciando experiências relacionadas com um ou outro (o Sol ou o Ascendente, ou ainda a Lua) e isso é visto nas previsões, principalmente nas Direções, Progressões e Trânsitos.


Portanto, usamos sempre o Ascendente. É o nosso cartão de visitas, a nossa roupa, a maneira como nos comportamos mais vezes.
A presença de planetas no Ascendente mistura o significado do planeta com o significado do signo que está no Ascendente.


A LUA, A BAGAGEM
representa nossa sensibilidade e nossos condicionamentos ou recordações de infância.
Que tipo de criança fomos, qual a imagem que temos de nossa mãe.
Que tipo de família ou casa vamos preferir construir.
Que tipo de ambiente nos sentimos bem.
O que nos enche de energia, e o que nos deixa mal emocionalmente.
A Lua não raciocina, nem tem vontade própria, ela só sente. Pode ser uma fonte de intuição, pode ser um refúgio, pode ser melindrosa, deprimida, louca, raivosa, etc. Mas não decide nada, apenas influencia. Ela influencia de maneira mais forte ou mais fraca conforme o signo e a casa que ocupar, e também conforme os contatos (aspectos) que fizer com outros planetas.


Algumas pessoas vivem no nível de sua Lua a vida inteira, são aquelas pessoas nas quais a emoção comanda os atos. Geralmente essas pessoas têm pouco autoconhecimento, muitas vezes nem sabem o que estão sentindo, ou por que estão se comportando diferente, ou por que querem ou não querem algo, ou alguém. A Lua não questiona, ela sente e se emociona.
Ao contrário, nas pessoas que a Lua é fraca ou reprimida, são frias, insensíveis, duras consigo mesmas e com os outros.


Quando você for buscar algum tipo de previsão astrológica que não seja feita exclusivamente para você, procure o signo do seu ASCENDENTE. 
Ele é a base de todas as previsões astrológicas. Como jornais e revistas não têm condições de fazer os mapas de todos os seus leitores, muitos astrólogos usam os signos na posição do Ascendente para escrever suas previsões.


A Astrologia é uma Ciência, para ser compreendida precisa ser estudada com atenção e profundidade. E essa Ciência serve como Ferramenta para outras Ciências.
Nos tempos antigos foi muito usada como auxílio na Medicina e também foi base da Religião e da Magia.
Nos tempos atuais, é bastante usada por alguns profissionais da Psicologia e das Terapias Alternativas.
A Astrologia pode ser uma Ferramenta individual de auto-conhecimento e auxílio nos períodos difíceis da vida pessoal.


Temos a Astrologia Mundial, que lida com países e governos. (Esse ramo antigamente era usado para prever o futuro dos Reinos e dos Reis).


Outro ramo da Astrologia, não muito conhecido, é a Astrologia Cármica, que pressupõe a crença em existências anteriores e futuras.
Na Astrologia Cármica, esse triângulo Sol, Lua e Ascendente é visto da seguinte forma:


SOL : problemas atuais da pessoa. Está relacionado com a personalidade e com a ação. Revela os defeitos que deve superar e as virtudes que deve desenvolver.
O Sol é o mais ativo quando a pessoa é orientada para o presente, o momento atual.

LUA : o passado, a limitação. Governa o corpo, e mostra onde está a prisão da Alma (o carma, na religião, ou os condicionamentos da infância, na psicologia).


O signo da Lua e mais ativo quando a pessoa é orientada para o passado e é conservadora.

ASCENDENTE : revela o objetivo da vida, o propósito da Alma para essa encarnação. Trabalha para o futuro. Apresenta a força da Alma e mostra seu objetivo para essa vida. É a “oportunidade da Alma”.
O Ascendente é ativo se a pessoa for orientada para o futuro.


Quando o SOL e a LUA SÃO IGUAIS : não há conflito entre o passado e o presente, e a pessoa não se preparou muito para essa vida.


Quando a LUA e o ASCENDENTE SÃO IGUAIS : houve pouco progresso, e poucas encarnações nesse signo.


Quando o SOL e o ASCENDENTE são iguais: é uma dupla oportunidade para o futuro.


Quando o SOL, a LUA e o ASCENDENTE são iguais : pode ser perigoso, pois o mais provável é que a Lua domine, e os defeitos do signo fiquem exacerbados , a pessoa esteja presa ao passado, não progrida muito nessa vida. Essa pessoa deve procurar viver sob as virtudes mais elevadas do signo.


Quando o ASCENDENTE se expressa com força na pessoa, principalmente por suas virtudes : a pessoa teve o mesmo Ascendente anteriormente e cultivou suas virtudes, além disso provavelmente teve Sol, Lua e Ascendentes iguais no passado.


Por hoje é só.

Namastê!

27 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, pela matéria. Escrita de forma bastante didática e clara auxilia diretamente aqueles que querem entender estes conhecimentos maravilhosos.Namastê.

Samsa disse...

Olá Vera! gostei bastante da matéria, achei muito esclarecedora. Porém tenho uma dúvida, tenho o sol e ascendentes em Virgem e a lua em cancêr, porém não tenho traço algum dessa provisão, existe alguma casa que tenha também algum tipo de forte influência?

Gratidão!!

Susana disse...

Sol, Lua e Ascendente são as forças principais (pessoais). São aumentados, diminuídos e/ou modificados pelas suas posições nas casas e por aspectos fáceis ou difíceis que recebam dos planetas e pontos importantes.
Por exemplo, com seu Sol e Asc no mesmo signo, seu Sol pode estar na 1@ casa e ser mais expansivo, com um toque de Áries, ou estar na 12@ casa e ser mais sensitivo e introvertido, com um toque de Peixes. Além disso, os aspectos dele podem tornar mais fácil ou difícil a sua expressão pessoal.
Já a Lua em Câncer é sensível, mas conforme sua posição pode estar fechada na carapaça ou com as emoções à flor da pele, dependendo da casa e dos aspectos.
Isso seria o principal, mas todo o mapa é importante e acrescenta mais informações.
Essas outras informações podem estar mais fortes ou mais fracas que o "triângulo", mas todas as energias sempre desembocam no Sol ou na Lua. bjs

Anônimo disse...

Namastê Susana,
Parabéns! Você explicou perfeitamente.
Eu tenho, Sol,Lua e Ascendente em Cancer... Achei que isso era bom, destacava o meu lado família que tanto prezo, mas vi que a Lua realmente me domina... Digo que o passado ficou pra tras, mas ele teima em não sair da minha memória. Agora entendo. Tentarei mudar isso.
Sucesso pra você. E obrigada. Namastê
Att. Cristiane

Lu disse...

Possuo ascendente e lua em virgem.

Anônimo disse...

Olá. Tenho sol e lua em oposição (aquário com lua em leão) e ascendente em libra.

Unknown disse...

Boa noite. Tenho ascendente e lua iguais.

Unknown disse...

Quando os 3 sao de ar (sol em gemeos, asc em libra e lua em aquario) como posso interpretar/ entender isso.
Sempre pesquiso, mas nunca encontrei essa resposta.

Obrigada.

P.S: Gostei muita da matéria.

Susana disse...

obrigada Luciete! Bem, poderia dizer rapidamente prá você: Sua energia (sol) é geminiana, versátil, se adapta e se comunica fácil, suas emoções (lua) são aquarianas, imprevisíveis, instáveis, porém a qualidade fixa de aquário faz com que elas durem mais do que você gostaria e seu comportamento e personalidade (ascendente) é libra: você faz esse meio de campo entre seu sol e sua lua e se cobra demais quando acha que erra pois busca a perfeição. O Ascendente é a energia que mais usamos e mais conhecemos, nós usamos o ascendente para tudo. Seu trângulo principal é todo do elemento Ar. Isso mostra que os relacionamentos são muito importantes para você, que você busca harmonia social e bom convívio, e que deve ter atividades mentais para se equilibrar. A Lua é uma energia que buscamos quando não estamos bem. No seu caso, a Lua em Aquário, quando não está bem buscará atividades aquarianas. Claro que isso pode modificar conforme os aspectos e regências do seu mapa. Continue estudando, astrologia é maravilhosa. Espero ter ajudado você. Namastê.

Su disse...

Confesso que fiquei um pouco assustada, sou sol+lua+ascendente no signo de áries e estou realmente andando em círculos por alguns anos.

Susana disse...

Su, provavelmente estás recebendo a quadratura de Plutão em Capricórnio já há alguns anos, reforçada atualmente pela passagem de Júpter e também de Saturno por esse signo. A boa notícia é que Saturno começa a te dar uma folguinha ao passar por Aquário fazendo um sextil ao teu triplo Áries, tomara que com boas notícias prá você.

Anônimo disse...

Olá,
Obrigado pela abordagem simples e esclarecedora.
A minha filha tem no seu mapa astral: Sol em gêmeos com Lua Nova em gêmeos e ascendente em Capricórnio. Agradecia entender o que isso significa.
Um abraço.

Susana disse...

Sol e Lua no mesmo signo fortalece muito a energia do signo e da casa em que estão. Formam Lua Nova, indicam início de novo ciclo nessa encarnação, relacionado ao signo e a casa em que acontecem. No caso de sua filha com Ascendente Capricórnio, é um signo de difícil relacionamento com Gêmeos, pois ambos tem objetivos de vida diferentes: Capricórnio tem objetivos materiais e Gêmeos tem objetivos em relacionamentos e atividades culturais. É provável que o Sol e a Lua fiquem na casa 6 do mapa, o que indica possibilidade de alguma fraqueza ou doença a ser vencida durante a vida, porém a casa 6 tem muita afinidade com os objetivos materiais de Capricórnio, mostra grandes habilidades e talentos materiais, atividades relacionadas com as mãos e com a mente lógica, além da prestação de serviços de nível técnico. Lua em Gêmeos mostra a mente curiosa, e com a presença do Sol poderá haver brilho intelectual caso outras posições do mapa não obstruam essa configuração. O Ascendente Capricórnio direcionará suas energias e atividades principalmente para o signo/casa onde estiver Saturno. Namastê.

Anônimo disse...

Olá Susana, que ótima matéria. Estava procurando respostas a muito tempo para compreender qual era a relação entre minha lua e ascendente que estão no mesmo signo. Teria como me explicar sobre minha configuração? tenho ascendente em sagitário, lua em sagitário (casa 12) e sol em câncer na casa 8. Neste ano na minha revolução solar estou com sol e lua em conjunção na casa 8. Muitas transformações!!! um grande beijo!

Susana disse...

obrigada, lua e ascendente no mesmo signo mostra super sensibilidade, mais ainda na casa 12. É uma energia orientada para assuntos espirituais, humanitários, auto conhecimento, etc, tem potencial de trabalhos em hospitais, asilos, etc ou atividades solitárias tipo pesquisas, laboratório, internet, etc, em sagitário poderá lhe dar também facilidade em idiomas, intercâmbios, contatos com culturas estrangeiras, viagens, etc, enfim, é um potencial bem bacana, mostra vida interior super ativa. É uma interpretação superficial e breve pois a maneira que se manifesta em sua vida depende também do sol, fase da lua, etc pois o indivíduo é o mapa todo e não apenas uma parte dele. Sagitário e casa 12.. quem sabe estudar astrologia pode ser bem bacana também. Casa 8 é riquíssima, potencial de descobrir e acordar talentos importantes na sua vida, força, Boa Sorte. Namastê.

Unknown disse...

Sol, lua, ascendente áries TB... E sinto que estou na msm

Anônimo disse...

Estava em busca de uma resposta na relação das três casas - sol, asc e lua - no mesmo signo de câncer.

Anônimo disse...

Que Alma linda, a sua, Vera Lúcia!!!

Susana disse...

obrigada, namastê

Anônimo disse...

Tenho sol em câncer e asc/lua em aquário, o que aconteceu?

Susana disse...

não entendi sua pergunta, o que aconteceu a respeito de quê?

Anônimo disse...

Sou aquário com ascendente em aquário e lua em aquário

Anônimo disse...

Obrigada pela explicação!! Poderia falar mais sobre o sol e o ascendente serem iguais? meu sol e meu ascendente estão em escorpião, gostaria de entender melhor…

namastê.

Susana disse...

Em resposta aos comentários de Ascendentes com Lua e/ou Sol no mesmo signo: indica um forte reforço do signo e também fortes características de liderança, porém para traçar características ou previsões é preciso estudar o mapa completo, pois apenas uma técnica ou característica não define o resultado do conjunto do mapa. Caso queiram alguma interpretação ou maior profundidade eu recomendo consultar algum astrólogo (a) ou estudarem Astrologia. Namastê.

Renato disse...

Também tenho sol, lua e asc.. estou passando pela mesma situação. Andar em círculos durante uns anos. Complicado, mas vou me apegar nas coisas boas do meu signo, e seguir vivendo com otimismo.

Anônimo disse...

Sou exatamente como você, do mesmo signo. Sua vida está bem, ou estagnada?

Anônimo disse...

Olá tenho ascendente e Lua em Áries os dois na casa 1 como isso acontece? Poderia falar mais sobre isso ? Poderia falar mais sobre isso efetua minha vida ? Minha personalidade etc?