...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

ciclo do Pentagrama: conjunções de Vênus com o Sol


"Quem separou o sexo da espiritualidade?"
(Alexander Lowen)

Em 05/10/2018 Vênus inicia seu movimento retrógrado, preparando-se para fazer uma Conjunção Inferior com o Sol a 3° Escorpião, em 26/10/2018 às 16:03h.

Vênus retrógrado 05/10/2018

Vênus Conjunção Inferior com Sol 26/10/2018
para quem quiser observar melhor o movimento de Vênus : http://www.nakedeyeplanets.com/venus.htm

A distância máxima de Vênus para o Sol é de 45-48°.

Durante a fase retrógrada, Vênus faz conjunção com o Sol.

O ciclo das conjunções de Vênus com o Sol forma no céu o desenho de um pentagrama pelos signos. Cada ponta do pentagrama é o local onde Vênus está mais próxima da Terra.

Vênus/Sol tem ciclos de 8 e de 243-251 anos.
O ciclo mais curto de Vênus/Sol é de 18-19 meses, quando Vênus desaparece no céu por 40 a 45 dias.

Cada 8 anos na Terra equivalem a 13 anos em Vênus (nesse período a Terra gira pelo Sol 8 vezes, enquanto Vênus gira 13 vezes).
Nesse período acontecem 5 conjunções de Vênus com o Sol, ou alinhamentos entre Terra Vênus e Sol.

Nas conjunções Inferiores Vênus está mais próxima da Terra, colocada entre a Terra e o Sol.

Nas conjunções Superiores Vênus está mais distante da Terra, colocada atrás do Sol.

Essas conjunções acontecem com Vênus em movimento direto e com movimento retrógrado.

As conjunções Inferiores de Vênus/Sol com Vênus em movimento retrógrado são os momentos de maior proximidade de Vênus com a Terra de todo o ciclo, e dão início ao ciclo de Vênus, também conhecido como o Ciclo do Pentagrama, porque essas 5 conjunções acontecem em 5 pontos do zodíaco que formam a figura de um pentagrama, estrela de 5 pontas.

É interessante observar no mapa astral em que signo e cada acontece essa conjunção antes do nascimento, porque esse ponto mostra o início do seu padrão pessoal desse ciclo, que é relacionado com os assuntos de Vênus: relacionamentos principalmente, mas também vida financeira.

Os outros pontos do pentagrama são partes do ciclo do seu mapa natal, associados com seu padrão de relacionamentos amorosos e sociais, e também vida financeira, e são interpretados em uma consulta astrológica.

O programa Planetdance dá o mapa do Pentagrama no mapa, na opção Horoscope - Extra - Venus star point.

Há tabelas na internet a respeito da posição de Vênus:


Importante lembrar que em qualquer assunto verificado no mapa astral não analisamos apenas um fator, mas vários.

Para analisar seus relacionamos e vida financeira no seu mapa, a posição de Vênus é muito importante, porém deve ser analisada em conjunto com Júpter, com as casas e seus regentes, aspectos, etc.

Nesse post coloco algumas dicas e ideias a respeito de Vênus Lúcifer e Vênus Vésper, e ao identificar seu padrão do Pentagrama, é importante verificar o signo da conjunção, a casa, o planeta regente e os aspectos.

A conjunção "inferior" (Vênus Lúcifer, ou Vênus Phosphorus) é a que dá início ao ciclo do pentagrama de Vênus/Sol, que poderíamos comparar à fase de "Lua Nova" do ciclo desses dois planetas, acontece quando Vênus está na metade do seu período retrógrado, se move mais lentamente e está mais próxima da Terra, e do nosso ponto de visão da Terra, o mais escuro, quando Vênus não está visível para nós.

A conjunção Inferior é a fase em que Vênus está no ponto mais próximo da Terra, de todo o ciclo.

A cada 8 anos há 5 conjunções Inferiores (Vênus no ponto mais próximo da Terra).

Na conjunção Inferior (que dá início ao ciclo) Vênus no céu fica entre a Terra e o Sol e o efeito do fenômeno é semelhante a Lua Nova e um eclipse do Sol.

Cerca de uma semana após seu movimento retrógrado Vênus reaparece no céu de madrugada - quando está cerca de 10 graus à frente do Sol - e ressurge brilhante chamada agora de Vênus Phosphorus ou Lúcifer, associada à Luz.

Aproximadamente 3 semanas após a conjunção Inferior, Vênus retoma o movimento direto.

36 dias após a conjunção Inferior, Vênus é mais brilhante no céu pela manhã.
Em 36 dias a mais, Vênus alcança sua máxima distância em relação ao Sol (45-48°), e nesse período Vênus está mais rápida do que o Sol em movimento passando à sua frente.

Em 216 dias (3 x 36) Vênus chega à conjunção "superior" com o Sol mas por algumas semanas antes e depois dessa conjunção Vênus está tão próxima do Sol que já não é mais visível, porém está no ponto mais distante da Terra.

Na conjunção "superior" (Vênus Vesper, Vênus Hesperus) Vênus no céu fica atrás do Sol (o Sol fica entre a Terra e Vênus), semelhante ao aspecto de oposição e a um eclipse da Lua.

36 dias após a conjunção Superior, cerca de 10 graus de distância do Sol, Vênus reaparece no céu, como Vênus Hesperus, ou Vésper, de madrugada, com todo o seu brilho, superando outros objetos no céu noturno.

Quando Vênus alcança essa posição à frente do Sol chega a seu máximo ponto Leste, aparece no céu como Vênus Hesperus, Vênus Vésper ou Vespertina ou Estrela da Tarde.

Cerca de 2 semanas após a conjunção Superior Vênus recomeça seu movimento retrógrado, de aproximadamente 40-45 dias, e no meio desses dias de movimento retrógrado acontece nova conjunção Inferior, dando início a mais um ciclo.

Após o ponto máximo de 45-48° Vênus começa o movimento retrógrado, e quando alcança a conjunção com o Sol aparece no céu como a Estrela d'Alva, Estrela da Manhã, Estrela Matutina ou Vênus Lúcifer.

Ao surgir de manhã, Vênus ficou oculta e invisível no céu.

Em cada ciclo de conjunção Superior, Vênus mostra a Terra a sua face que durante a conjunção Inferior enfrentou o Sol.

Na conjunção Superior Vênus está em movimento direto e em maior velocidade.
Na conjunção Inferior Vênus está em movimento retrógrado e em menor velocidade.

Os maias associavam Vênus Lúcifer a um Guerreiro Espiritual que voltava após ter enfrentado os Senhores da Morte.
Vênus Lúcifer é também associada com a deusa Innana.

Então o simbolismo desse ciclo é a descida e a subida de Vênus, que faz essa transição durante seus períodos retrógrados.

Quando surge no céu como Vênus Lúcifer,Vênus Phosphorus, Estrela d'Alva, da Manhã ou Matutina, Vênus está ressurgindo das profundezas, aparece nos mapas à frente do Sol e é tida como uma Vênus apaixonada, impulsiva, extrovertida que se entrega ao amor.

Na fase Vênus Vésper, Vespertina, Hesperus ou Estrela da Tarde, Vênus está indo para as profundezas, aparece nos mapas atrás do Sol e é tida como uma Vênus mais receptiva e tradicional,controlada e introvertida em seus relacionamentos.

Na primeira fase do movimento retrógrado, Vênus é Vesper, Estrela da Tarde, abaixo do horizonte e descendo, ainda é a Rainha da Noite.

É uma fase de enfraquecimento de Vênus, em que aparecem seus atributos de pureza, timidez, às vezes insegurança.

É o momento em que Vênus está mais carente de amor, porém insegura e tímida para sair e procurar um novo amante.

Então é a fase em que nos apegamos ao passado, é um período onde retornam velhas paixões ou conexões cármicas, ou fantasmas.

Após esse período Vênus fica invisível no céu, é o momento de final do amor, das despedidas, do funeral.
Nas 2 últimas semanas do movimento retrógrado, Vênus é Vênus Lúcifer ou Phosphorus, a Estrela da Manhã, acima do horizonte e subindo, é a Vênus mais brilhante.

É uma fase de fortalecimento de Vênus, em que ressurge com força e paixão.

É a fase mais sensual de Vênus, impulsiva, erótica, instável, com tendência a se envolver em casos quentes e problemáticos.

Os movimentos retrógrados de Vênus são os períodos mais indicados para trabalhar em sua vida as questões relacionadas ao amor, paixões, autoestima, assuntos mal resolvidos em relacionamentos.

Vênus Lúcifer retrógrado/Lua Nova, início do Ciclo: são as pessoas idealistas, que se envolvem com Artes.
Estão à frente do seu tempo, são incompreendidos.
Podem ser renunciantes ou ascetas, são autodisciplinadas em costumam se dedicar mais a si mesmas do que ao parceiro, pois o objetivo aqui é melhorar a própria pessoa.
Essas pessoas não costumam demonstrar seus sentimentos, internalizam, guardam segredos, demoram a se recuperar de crises, separações, rejeições etc e muitas renunciam ao amor.
Essas pessoas vivem a fase de renovação e reorientação dos sentimentos, emoções e valores.
É um posicionamento cármico, onde o futuro tenta se libertar do passado.
Mas quando há luta, a pessoa continua presa ao passado, chegando a se vincular às mesmas coisas das quais tentava se libertar.
A natureza dos sentimentos e senso de valores dessas pessoas é geralmente contrária ao sistema vigente, levando-as a questionar profundamente os valores e moralidades tradicionais.
Por isso essas pessoas tem dificuldade em fazer conexões emocionais, se sentem (e são) incompreendidas e muitas vezes oscilam entre o celibato e a promiscuidade
Suas emoções são fortes, e elas são guiadas por um conjunto de valores próprio, independente e interno.
Homens com Vênus Lúcifer retrógrado são muito autodisciplinados, mulheres costumam ser pioneiras e levar vidas muito difíceis.
Seus sentimentos e amores tendem a se interiorizar não dando muitas demonstrações externas, aumentando ou diminuindo essa característica conforme o signo e a casa que está Vênus no mapa astral.

Para descobrir se sua Vênus é Lúcifer observe no mapa se aparece ANTES do Sol, a aparição no Ascendente acontece antes do Sol e sem nenhum planeta entre eles.
É considerada a fase de Lua Nova do ciclo Sol/Vênus, tida como semelhante a um eclipse solar.

Vênus Lúcifer direto/Lua Crescente do Ciclo: são as pessoas mais emocionais, as que mais demonstram seus sentimentos, bem mais do que as pessoas Vênus Lúcifer retrógrado, que internalizam.
São as pessoas mais tranquilas e resistentes às crises, as que se recuperam mais fácil e rapidamente de problemas de relacionamentos, rejeições, etc
Sua abordagem é direta, objetiva, expansiva e otimista.
Elas se esforçam mais para encaixarem na sociedade e viver de acordo com os padrões vigentes, por isso gastam muita energia buscando aprovação e tentando agradar.
Demonstram e expressam facilmente emoções e sentimentos, mas reservam a profundidade para si mesmas, o que muitas vezes faz com que sejam confundidas como superficiais.
Essas pessoas costumam promover reformas sociais e mudanças em padrões, geralmente iniciadas por outras pessoas, muitas vezes as pessoas Vênus Lúcifer, porque detestam ir contra a corrente.
Podem se destacar na política ou como líderes.
As qualidades venusianas são fortes nessas pessoas.
Seus sentimentos e amores tendem a se expandir e crescer lentamente, aumentando ou diminuindo essa característica conforme o signo e a casa que está Vênus no mapa astral.

Vênus Lúcifer direto acontece cerca de 3 semanas após a conjunção Inferior com o Sol, quando Vênus está estacionário voltando ao movimento direto - é um período de aproximadamente 9 meses dentro do ciclo.
Pode ser considerada a fase de Lua Crescente do ciclo Sol/Vênus.
Observe no seu mapa se Vênus nasce ANTES do Sol e está em movimento direto.

Vênus Vesper direto/Lua Cheia do Ciclo: é o momento de realização dos valores de Vênus.
Essas pessoas tem uma natureza sentimental mais madura e externamente reservada.
Suas emoções e sentimentos são fortes e intensos porém não gostam de demonstrar isso publicamente, comportando-se como um vulcão controlado.
Essas pessoas são mais reflexivas do que as pessoas de Vênus Lúcifer, e são guiadas pela destilação e compreensão da experiência, e por um conjunto altamente refinado e elaborado de valores, ideais ou objetivos que formam após as experiências.
Baseiam seus julgamentos em experiências passadas.
Tem mais facilidade para formular e construir planos a longo prazo do que as pessoas Vênus Lúcifer, que são guiadas pelos sentimentos.
Essas pessoas gostam das tradições, e das histórias passadas pois avaliam e tomam por base o passado e a experiência própria.
São pessoas com grandes ideias e grandes sucessos, que atuam muito bem em grandes grupos ou sistemas.
Muitas vezes seus familiares ou amantes temem suas fortes emoções na privacidade.
Isso acontece porque pessoas Vênus Vesper direto assim como pessoas Vênus Lúcifer retrógrado tendem a internalizar seus sentimentos, porém quando os soltam dão shows emocionais que contrastam com sua aparente frieza.
As energias dessas pessoas muitas vezes são direcionadas para metas sociais e não individuais, gostam de se dedicar aos outros.
Quando a personalidade não está madura ou evoluída, essas pessoas tendem a ser orgulhosas.
Seus sentimentos e amores oscilam entre o individual e o social, são interiorizados e reprimidos e tendem a se soltar em explosões, aumentando ou diminuindo essa característica conforme o signo e a casa que está Vênus no mapa astral.

Vênus Vésper direto é o momento de oposição ou Lua Cheia do ciclo, quando Vênus está no auge da velocidade, próximo do Sol porém distante da Terra, semelhante a um eclipse lunar.
Observe no seu mapa se Vênus nasce APÓS o Sol e está em movimento direto.


Vênus Vésper retrógrado/Lua Minguante do Ciclo: é a fase final do ciclo Vênus/Sol, em que os valores e experiências vividos e aprendidos são interiorizados e assimilados.
Novos valores, objetivos ou ideias estão estabelecidos interiormente porém  ainda são fiéis aos fundamentos e tradições.
São pessoas bastante independentes em seus relacionamentos, porém diferente de Vênus Lúcifer retrógrado, essas pessoas estão bem integradas no seu contexto social.
Pessoas nascidas com Vênus Vésper retrógrado demonstram facilmente seus sentimentos porém isso não lhes é suficiente: elas necessitam atuar socialmente, querem deixar uma marca social duradoura.
São pessoas geralmente reservadas ou tímidas socialmente, e muito apaixonadas por seus ideais, seus objetivos e seus relacionamentos íntimos.
São pessoas muito criativas, trabalhadoras e dedicadas principalmente quando se envolvem em algum movimento social de vanguarda.
Vênus Vésper retrógrada geralmente é mais difícil para a mulher do que para o homem.
Seus sentimentos e amores tendem a ser impessoais e direcionados para o social, mais do que para o individual, aumentando ou diminuindo essa característica conforme o signo e a casa que está Vênus no mapa astral.

Vênus Vésper retrógrado é o momento seguinte ao máximo do ciclo, pode ser considerada a fase de Lua Minguante.
Observe no seu mapa se Vênus nasce APÓS o Sol e está em movimento retrógrado.

fonte consultada: Vênus Sinodic Cycle, by Khaldea.

"Quando sentir um incomensurável prazer ao observar o pôr do sol ou o surgir da lua,
quando vir a Deusa e o Deus em árvores ao longo de montanhas
ou em regatos correndo entre campos,
quando sentir o pulsar das energias da Terra em meio a uma cidade barulhenta,
você terá recebido a verdadeira iniciação
e estará conectado aos antigos poderes e modos das divindades."
(Scott Cunningham)

Namastê.

2 comentários: