“Os planetas em locais desfavoráveis não causarão nenhum dano se a pessoa tomar
banho todos os dias (em águas dos rios sagrados).”
(Varaharamihira, Santhana Prasna cap.22 sloka 32)
data: 08/04/2024, segunda-feira, 15:20h em Brasília (horário da Lua Nova)
visível: América Central e Norte
início: 15:42:07h UT (12:42h Brasil)
penumbra: 17:44:52h UT
conjunção: 18:36:02h UT
máximo brilho: 18:17:13h (15:17h Brasil)
penumbra: 18:49:07h
final: 20:52:13h UT (16:52h Brasil)
duração do eclipse total: 4 minutos e 28 segundos
30° eclipse da série Saros 139 de 71 eclipses e duração de 1262,11 anos
1° eclipse: 17/05/1501, 3:27:44h TD
último eclipse: 03/07/2763, 09:58:23h TD
eclipse anterior: 29/03/2006
eclipse seguinte: 20/04/2042
Sol e Lua 19° Áries
Nodo Norte 15° Áries
casa 8
Ascendente 28° Leão
Nodo Sul 15° Libra (casa 2)
Eclipses do Sol dão força extra aos assuntos da Lua (principalmente as emoções).
Portanto, conforme postado no eclipse lunar 25/03 no blog é importante que as emoções estejam purificadas e equilibradas.
Há potencial de que nos próximos 15 dias aproximadamente as pessoas estejam mais emocionais e menos racionais, portanto se lhe for possível deixe as grandes decisões para mais adiante, quando os elementos novamente se harmonizam.
Esse é um período que direciona as energias a parte mais sensível da vida, os relacionamentos afetivos, a vida familiar e íntima, a vida interior, as emoções e também todos os assuntos domésticos.
Casa 8 é muito boa prá aquela faxina básica que sempre fica prá depois, favorece os assuntos da privacidade, as atividades introspectiva, o autoconhecimento, compreensão de sonhos ou símbolos, estudos profundos de qualquer natureza (espirituais ou materiais), planejamento de objetivos e atividades para o Mês Lunar que inicia com o eclipse, etc.
Assuntos do passado, consertos e reformas (a Lua é um dos significadores da casa e vida doméstica) também são ótimas atividades para esse Mês Lunar, porém isso varia conforme o eclipse acontecer em seu mapa.
Eclipses tanto solares quanto lunares causam mudanças no clima (do calor ao frio e vice versa, trazem ou levam embora as chuvas, etc).
Em Porto Alegre e arredores o potencial é de muitas variações climáticas e bastante umidade.
Favorece todos os paparicos afetivos e emocionais que lhe forem possíveis, vale beijos e abraços extras.
Tenha cuidado com vícios, drogas e álcool que tendem a aumentar nessas configurações astrológicas.
A direção interior favorece a meditação, relaxamento, yoga.
Muitos planetas em Áries dão potencial de novos começos, porém na casa 8 isso demora um pouco a acontecer.
Sol ocultado em eclipse total casa 8 e governando o ascendente em seus graus finais tem potencial de mudanças no rumo dos assuntos econômicos e financeiros (dívidas, impostos, etc).
Esse eclipse não será visível no Brasil, portanto seus efeitos políticos (comuns em eclipses solares) acontecem de maneira mais forte e perceptível em países estrangeiros (principalmente EUA, México e Candá).
No mapa do evento em Brasília há potencial de novo rumo financeiro ao país, já que o Sol eclipsado na casa 8 é regente do Ascendente, nos últimos graus de Leão e dá potencial de que eventuais mudanças aconteçam na parte financeira (casa 8),e Mercúrio, co regente dessa casa leva os assuntos prá fora da casa 8 (ocupa a 9) em Áries e trígono ao Ascendente (potencial de novidades favoráveis, esperamos que sim).
A nós pobres mortais resta observar nossos próprios mapas: Sol, Lua ou Ascendente Sagitário, Gêmeos, Libra e Aquário tendem a ser os beneficiados, já Câncer, Leão, Libra e Capricórnio tendem a encarar novos desafios. Áries depende muito dos aspectos formados pelo eclipse em seu mapa, Touro e Peixes tem potenciais de aumento nos gastos financeiros e finalmente Virgem e Escorpião tendem a ter trabalho dobrado, devem cuidar da saúde e do stress.
Não é tempo de tomar decisões radicais, projetos iniciados no tempo inicial do eclipse tendem a sofrer atrasos ou imprevistos (até aproximadamente o final de maio).
As influência benéficas e maléficas desse eclipse são ativadas durante a passagem de Marte pelo signo de Áries (durante o mês de maio).
início: 12:42h (lagna Gêmeos, eclipse casa 10) (hora de Vênus)
início anularidade: 13:38h (hora de Mercúrio)
início linha central: 13:39h (hora de Mercúrio)
máximo no ponto do eclipse: 15:15h (lagna Leão, eclipse casa 8) (hora de Saturno)
final da anularidade: 16:55h (lagna Virgem, eclipse casa 7) (hora de Marte)
final do eclipse: 17:52h (hora de Marte)
final na linha central: 17:54h (lagna Virgem, eclipse casa 7) (hora do Sol)
(em Porto Alegre o máximo do eclipse acontece na casa 9 com lagna Câncer)
panchanga:15:17h (máximo brilho)
tithi: amavasya, Rahu (sukla Pratipati às 15:21h no máximo do eclipse)
varesa: Lua
nakshatra: Revati, Mercúrio pada 3/kama/aquário
yoga; Vaidhriti, Júpter
karana: Naga, Saturno (Kimstughna, Marte/Ketu às 15:21h)
fraqueza de amavasya: Mercúrio
fraqueza de pratipati: Vênus
Gulika Kala: 13:52 às 15:17h
hora: Saturno
Seu máximo brilho (em Brasília) acontece na casa 8 com o ascendente Leão.
(em Porto Alegre na casa 9 com ascendente Câncer - essas mudanças constam no post do Ano Novo)
A Lua Nova inicia às 15:21h na casa 8 com ascendente Leão.
Em Brasília o máximo do eclipse acontece na casa 8 com ascendente em Leão.
O eclipse não é visível no Brasil.
Nas partes onde é visível (EUA, México, Canadá) aflige os governos, alto escalão, chefes, donos das empresas, etc (pessoas que governam), principalmente as classes shudra (operários, assalariados, empregados com patrão e autônomos) e brahmane (professores, médicos, sacerdotes, pessoas com alto nível educacional), referentes ao signo e ao nakshatra ocupado pelo Sol.
No Brasil não sendo visível o eclipse não aflige diretamente o governo, pois o Sol está forte em signo amigo, governa o ascendente (Leão), é o AK e tem o apoio de Júpter que está forte no mapa.
No mapa do Brasil o eclipse solar acontece na casa 2 (financeira) com potencial de acontecimentos internacionais difíceis tenham repercussão financeira.
Os trânsitos no mapa do Brasil estão desafiadores desde janeiro/2023, piorando em abril/2023, e melhorando a partir de maio/2023 e mais em abril/2025.
Rahu que oculta o Sol passará por Vênus PK e L10 dando potencial de trocas no alto escalão (ministros, etc).
O elemento forte é Vayu (Vento) que mostra agitações e mudanças, em Kota Cackra elas são mostradas mais na parte externa do que interna.
O Karana Naga dá lugar ao Karana Kimsthughna.
Ambos são ativados.
Naga Karana, de Rahu é associado ao alto conhecimento, especialistas em metais e minerais, não dá facilidades porém as altas capacidades dão vitórias.
Kimsthughna Karana, de Ketu é associado a boa educação, filantropia, prosperidade, solidariedade, trabalho humanitário e sucessos.
Rahu em nakshatra de Mercúrio (Naga Karana) dá lugar a Ketu (Kimsthughna Karana) em nakshatra da Lua, que governará o ano astrológico (em astrologia védica): potencial da direção um pouco mais humanizada.
O nitya yoga Vaidhritti é maléfico principalmente por sofrer ingratidão.
A natureza é gentil porém crítica e intrigante e sofre impedimento (físico ou mental) e seu trabalho não é adequadamente reconhecido.
É um nitya Yoga que mostra mudança de ciclo (finais com novos começos)
O nakshatra Punarvasu, associado ao nitya yoga, corresponde a capacidade de ganhar riquezas e a cura de doenças, é bloqueado por Mula, associado a karmas pesados do passado e mostra superação com grandes batalhas kármicas.
Mercúrio, que desbloqueia o problema ocupa Aswini, nakshatra de novos ciclos e muito associado com a medicina e as curas de doenças.
Nesse aspecto potencial novos tratamentos, medicamentos, terapias, curas.
O eclipse solar acontece poucos dias antes da conjunção Marte/Saturno (um ciclo de 2 anos), uma conjunção bastante difícil e muitas vezes associada a guerras ou grandes problemas.
Essa conjunção acontece em 10/04 às 17:29h e no mapa para Brasília na casa 6 com ascendente em Virgem.
Nesse mapa forma viparita yoga associando casas upachaya, dusthana e dharma, com potencial efeito nos assuntos referentes aos trabalhadores em geral (potencial de muitos esforços e melhora em situações difíceis após muitos esforços).
Marte e Saturno no pada 1 (áries) de P.Bhradapada, em Aquário, nakshatra de Júpter, mostram potencial de novidades e mudanças importantes no setor de máquinas e metais, ferramentas, etc (grandes e pequenas).
O eclipse solar da Lua Nova de abril marca o início do ano astrológico em astrologia védica, e essa parte já foi comentada no post referente ao Ano Astrológico 2024 :
http://veraluciacienciasocultas.blogspot.com/2023/12/ano-astrologico-2024.html
melhoras com potencial de acontecerem somente a partir da segunda parte do ano astrológico (setembro/2024), nos locais com lagna em Leão o clima tende a ser seco e nos locais de ascendente Câncer o clima tende a ser mais úmido e chuvoso.
Embora somente uma andorinha não faça o verão, há uma boa proteção de Júpter.
Eclipses solares desfavorecem a espiritualidade, portanto não é um momento favorável a muitas práticas ou rituais, porém prá quem gosta são ótimos momentos para introspecção, meditação, busca de respostas através da reflexão, introspecção ou do estudo profundo (casa 8 favorece os estudos e pesquisas profundos), incensos ou mantras, é um momento para fortalecer a parte interior da vida.
Nos assuntos materiais os eclipses trazem prosperidade quando os aspectos e configurações do mapa pessoal são favoráveis, do contrário trazem perdas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário