...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

outubro 2016, astrológico

"Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos."
Machado de Assis

Outubro inicia com a influência da LUA NOVA de LIBRA, postada no mês anterior:

30.09.2016, sexta-feira, 23:11:22 h Lua NOVA de LIBRA
Sol e Lua 08°15'04" Libra casa 5
Ascendente 14° Touro, Meio do Céu 19° Aquário
"A Senhora do Vento Gelado chega ao Reino com presentes místicos."

Novo ciclo, voltado para a vida social, satisfação, prazeres, romances e busca de leveza no dia a dia.

Lutas de poder e algumas instabilidades ainda presentes, porém a ênfase emocional e sentimental é maior nesse ciclo, levando as pessoas a buscar mais a companhia umas das outras, seja para preencher vazios interiores, para realizar projetos materiais em comum, para buscar um colo depois de um período desgastante.

Financeiramente, o quadrado de Mercúrio à 2ª casa (que rege) e o sextil de Urano também a essa casa supõe uma pequena melhora financeira, vinda de boa organização (Mercúrio está em Virgem).

A quadradura mostra que, para quem não está organizado, o período deve ser instável, sendo necessário cortar gastos, ou ainda problemas com taxas, impostos, burocracia e/ou esquecimentos anteriores, principalmente coisas que foram deixadas para depois, negligenciadas.

O trígono de Urano indica oportunidade, abertura e novas ideias, acontecimentos importantes que de alguma maneira melhoram as finanças, porém ainda é preciso cuidado, porque nem tudo cria raízes, são impulsos e novidades que devem ser usados e trabalhados com inteligência para que tenham resultados a longo prazo.

As finanças do governo devem ser assunto dominante, há bastante cobrança nesse sentido, principalmente em erros e descuidos nesse setor.

Quanto às finanças dos trabalhadores em geral, há influências contrárias: por um lado aspectos que mostram melhora e crescimento, e por outro aspectos que mostram insatisfação, lutas de poder e por conquista ou perda de benefícios - esse assunto também deve estar presente nas mídias, com posições fortes tanto por parte dos trabalhadores como dos congressistas.

A maioria dos planetas a Oeste mostra que pouca coisa será realizada de maneira independente, sendo necessário atuar em conjunto, unir-se em grupos que tenham as mesmas afinidades, buscando soluções mais conciliadoras e conjuntas.

O diálogo está mais fácil do que em períodos anteriores, com Mercúrio agora direto em Virgem, e com bons aspectos.
Vênus, outro planeta que também fala de diálogo, em Escorpião tende a radicalizar posições, mas seu trígono com Netuno indica mais a firmeza de objetivos aliada à compreensão e capacidade de negociação (sextil com Plutão).

Os maiores obstáculos estão por conta das quadraturas de Saturno com Netuno e com os Nodos. Na 7ª casa, Saturno não se contenta com relacionamentos superficiais e posições duvidosas, exigindo provas além das palavras faladas e das intenções, e ainda trazendo lições importantes acerca de relacionamentos e cooperação mútua, no sentido de que a raça humana não sobrevive sozinha ou sem amor.

Muitos problemas, agitação e impedimentos judiciários, em processos, discussões fortes a respeito de leis, regras e procedimentos legais.

Em Sagitário, Saturno é o buscador da verdade.
Os bons aspectos com Sol, Lua e Júpter, trazem lealdade, confiança e busca de melhoras sociais, além de uma boa visão do conjunto da situação - a "visão do arquiteto".
O senso interior do que é correto e ético move seus pensamentos e ações.

Mas a quadratura com Netuno indica que sonhos e visões influenciam as ações, levando a buscas irreais ou quixotescas no melhor dos casos, podendo ir a hipocrisias e falsidades também.
A busca pelo ideal pode tornar-se uma obsessão, cruzando as fronteiras do prático e do possível, levando a lutas tolas pelo direito de ter razão, excluindo tudo o que não for possível de ser provado cientificamente, desconsiderando sentimentos e emoções.
Espiritualmente é tenso, levando a questionamentos internos importantes, dúvidas, busca por novos caminhos espirituais (mais no texto "desafio de Netuno e Saturno - maio/2016 ao final de 2017").

Saturno junto com a estrela Antares (o coração de Escorpião), estrela Real relacionada aos Arcanjos - o observador do Oeste, seu símbolo é um homem armado, natureza de Marte/Júpter/Mercúrio, simboliza aventuras, honras, obstinação, perdas, altos e baixos, suspeitas, violência, problemas nos olhos, muitos casamentos, boa memória, acidentes, arrogância, perigo pelo fogo, armas ou máquinas, estímulo aos esportes e investigações científicas. Participante das 15 estrelas usadas em magia (para afastar maus espíritos).
Com Saturno, Antares estimula o materialismo, desonestidade, hipocrisia religiosa, decepções, instabilidade jurídica, inimigos, problemas de saúde e com crianças, problemas nas pernas.

Também próximo de Rastaban (natureza de Saturno, Marte Júpter) estimula altos e baixos: honra, impulsividade, esportes, assuntos do governo, artes, acidentes, criminalidade, imprensa, finanças e também favorece a astrologia e os oráculos.

Enfim, o novo ciclo ainda é tenso, mas abre um caminho às soluções.

Há menos configurações indicando mentiras e intrigas, indicando mais clareza, porém nesse período parece que os maiores conflitos se dão entre pensamentos divergentes daquilo que é certo ou errado, melhor ou pior a longo prazo, etc.

Se conseguirmos evitar os perigos das radicalizações, o debate é bom, enriquecedor, e leva ao progresso, uma vez que aquele antigo ditado que diz que "toda a unanimidade é burra", com certeza pressupõe que não somos robôs, e todos os pensamentos divergentes tem algo importante a contribuir para a melhora da vida de todos.

astrometeorologia: tendência ao frio ou temperatura amena, nublado e chuvoso; tempestades com raios que passam rapidamente.

07/10/2016 4:55 h MERCÚRIO em LIBRA
Um pouco antes de entrar em Libra, Mercúrio sai da "sombra" retomando o caminho onde tinha parado para revisar a vida.
Mas ainda tem um longo caminho para atuar com clareza: passar pela combustão e depois sair dos raios do Sol - só em 28/11/2016.
Depois de sair da combustão e dos raios do Sol, acordando no signo do seu exílio (Sagitário), Mercúrio em Capricórnio buscará metas concretas e realizáveis, além de passar um crivo rigoroso em todas as ilusões.
Em Libra, a meta de Mercúrio é o entendimento, a clareza, diálogo, pacificação e justiça.
Mente aberta porém firme.
Desejo de elevar o nível dos debates e conversas e aversão às condutas grosseiras, agressivas e desrespeitosas.

09.10.2016, domingo, 01:33:00 h Lua Crescente
Sol 16°18'59" Libra casa 4, Lua 16°18'59" Capricórnio casa 6
Ascendente 20° Câncer, Meio do Céu 7° Touro
"Uma menina escuta, maravilhada, as histórias de sua avó."

Lua crescendo em Capricórnio na casa 6 nos desafia a ser produtivos e esforçados, não nos contentado com aparências, palavras sem provas, e quaisquer tipos de ilusões.

A atenção está no dinheiro e no trabalho.

Embora a busca por segurança (principalmente financeira) esteja forte, há espaço para novas ideias e ousadias no trabalho e na maneira de administrar as finanças.
As aventuras e loucuras financeiras não são bem vindas, mas pequenas ousadias sim.

Lua harmônica com os Nodos e o Meio do Céu, em um Grande Trígono, aponta para o esforço, organização e persistência nas realizações materiais - direção apontada pelo Nodo Norte em Virgem na 2ª casa, e pelo Meio do Céu taurino (ambição máxima de estabilidade financeira).

Mas, como sempre, os Bancos e banqueiros parecem ser aqueles que lucram nesse momento.
As finanças dos trabalhadores estão piores do que as do governo (não há novidade aqui).

A Lua em bons aspectos na maioria, acompanhada de Marte e Plutão na 6ª casa mostra crescimento de trabalhos informais e na prestação de serviços; de acordo com a regência das casas e seus aspectos, mostra a dificuldade em preservar direitos trabalhistas, muita luta e polêmica a respeito de assuntos comentados pela mídia (aposentadoria, direitos conquistados, tirar dinheiro do trabalhador ao invés dos privilegiados políticos, etc, etc) - com tendência a radicalizar e endurecer as conversas, porque Saturno está envolvido aí, mas os trígonos e sextis dão a esperança de se conseguir algum caminho menos traumático (quem sabe.. aguardemos..).

A maioria dos planetas abaixo do horizonte mostra a vida subjetiva, recolhida para si mesmo e para a rotina, com destaque para o material e financeiro, a vontade de andar por novos caminhos e testar diferentes opções - embora as novidades sejam algo que avança lentamente, pois a tendência maior é manter para não perder, trabalhar pela sobrevivência, movidos mais pelo medo das perdas do que pelo desejo de crescer.

Nos relacionamentos, está valorizada a lealdade, confiabilidade e intimidade, com desconfiança para aventuras ou riscos.
Mercúrio conjunto a Júpter em Libra estimulam o diálogo, mas podem pecar pelo excesso de cobrança e regras rígidas que reprimem a espontaneidade.

Lua capricorniana e Vênus em Escorpião buscam aprofundar relacionamentos já existentes, valorizando as pessoas que estão junto nas horas mais difíceis, aquelas que podemos contar e chamar de íntimos, e às quais igualmente se deve lealdade.

Não é tempo de muita vida social, mas também não estamos escondidos nas cavernas.

A elegância no comportamento e nas palavras está mais valorizada, demonstrando a busca por elevação.
Mas isso não será fácil: as quadraturas de Mercúrio com Marte e Plutão, e de Marte com Júpter apontam para exageros no comportamento, palavras agressivas e desrespeitosas, em tom alto, ofensas, intrigas, tentativas de manipular informações.
Esses obstáculos são estímulos para permanecer centrado, buscar clareza e ter a humildade de reconhecer percepções equivocadas, se elas acontecerem, além de tentar se mais empático, compreendendo a situação dos oponentes.

Vênus em Escorpião busca intensidade, caminha para a conjunção de Saturno nas próximas semanas. Primeiro aprofunda e depois cristaliza.
Momento intenso e emocional, mas frio afetivamente, desfavorece os sentimentos e decisões radicais nos relacionamentos íntimos, mas favorece os relacionamentos mais impessoais, profissionais, etc

E já que o período dessa Lua Crescente é mais material, é também importante valorizar a saúde física e psicológica, equilibrando as exigências do momento com relaxamento e diversão de qualidade, sempre que for possível.

As maiores satisfações do momento estão relacionadas com pequenas porém importantes conquistas materiais, organização e melhoras na rotina e no dia a dia, bons momentos com a família e pessoas íntimas, melhoras na residência.

Na espiritualidade, o estímulo é abrir mão de delírios e sonhos utópicos, buscando inserir o conteúdo invisível na sua vida cotidiana, vivendo de acordo com aquilo que você acredita, valorizando mais sua postura íntima do que aparências externas ou rituais.
As percepções chegam à mente e buscam um canal de expressão na vida comum, funcionando como uma espécie de faísca para transformações importantes a longo prazo, a passos lentos.

astrometeorologia: alguns dias claros, tendência ao frio e chuvas fracas. Instabilidades e mudanças rápidas, com temperaturas extremas, choques de calor e frio, possibilidade de tempestades com descargas elétricas e ventos fortes.

(16/10 : início horário de verão)


16.10.2016, domingo, 02:23:06 h Lua CHEIA
Sol 23°14'13" Libra casa 4, Lua 23°14'13" Áries casa 10
Ascendente 24° Câncer, Meio do Céu 12° Touro
"A bela Senhora do Fogo sobe a Montanha Sagrada."

Lua Cheia já com horário de verão (não querendo influenciar ninguém, tenho o direito de detestar isso, acho mais uma desconexão com a natureza causada pela vida moderna tão cheia de plástico - observe a sabedoria dos seus animais domésticos, caso você tenha a felicidade de ter algum cão, gato, etc).

Dias agitados, muito movimentados, já desde o dia 14/10 quando a Lua ingressou em Áries.
Essa Lua Cheia enfatiza as comunicações, notícias e manchetes que chamam a atenção, polêmicas, protestos e insatisfação de vários segmentos da população.
As lutas desse momento parecem mais fortes entre as várias opções de mudança de rumo (todas dizem que são melhores do que as outras).

Durante a Lua Cheia, a Lua fica em conjunção com o planeta Terra (que está sempre em oposição ao Sol).
A Terra, no mapa astral, representa a realidade, uma espécie de missão no mundo material, onde e como encontramos com o mundo.
A Lua Cheia é um ponto de equilíbrio entre o propósito espiritual (Sol) e o propósito material (Terra), que fica mais claramente percebido pela Lua iluminada (emoções e mente mais claras).

Bem, nessa Lua Cheia há necessidade de avançar, as emoções ficam inflamadas (com bom e mau humor), há necessidade de expandir horizontes, comunicar seus sentimentos ao mundo, mudar a rotina, crescer materialmente - e isso deve ser equilibrado pela diplomacia e ponderação do Sol em Libra, principalmente porque a Lua também está em conjunção com Urano, o Instável, que se comporta tanto de forma rebelde como fraternalmente diplomático e capaz de sacrifícios pelo próximo, instável mas sempre movido pelo desejo de melhorar a vida do grupo.

Essa posição da Lua demonstra muita visibilidade em manifestações populares e em Universidades, disputas furiosas sobre crenças, religião e posições políticas, incluindo processos judiciais escandalosos e barulhentos.

O regente da casa, Marte, em trígono com Nodo Norte e Meio do Céu (e conjunção com Plutão que rege a 4ª casa) sugere caminhos positivos e avanços nesses assuntos, bem como a possibilidade de algum entendimento que satisfaça várias posições divergentes.

Mas suas quadraturas com a 9ª casa (casa que rege) e a 3ª, e oposição à 12ª e quadratura com Júpter (regente da 5ª, situado no final da 2ª e já influenciando a 3ª) mostra que esses assuntos todos (manifestações populares, estudantis, disputas sobre crenças, religiões e posições políticas, além de processos judiciais escandalosos) antes de chegarem a um equilíbrio e acordo causam muito tumulto, atrasos na vida dos trabalhadores e nos serviços públicos em geral, transtornos no trânsito, possível confronto.
Grande possibilidade de estarem envolvidas figuras públicas fortes, influentes, poderosas e conhecidas pelo grande público.

Mercúrio, o planeta da "razão" sobe antes do Sol, em uma fraca tentativa de iluminar o Ego, já que isso é muito difícil no momento, porque está combusto, e ambos, Mercúrio e Sol, atravessam a via combusta (Júpter também).

Isso demonstra que as percepções e a razão se contaminam com aparências, brigas de egos, exageros e ambições pessoais.
Embora o Mensageiro Mercúrio em Libra já esteja no caminho da busca por justiça, imparcialidade e equilíbrio, ainda tem uma estrada difícil pela frente, que os deuses lhe ajudem a ser bem sucedido.

Marte caminha para se unir a Plutão em 19 de outubro.
Está crescendo o acúmulo máximo de energia (Marte e Plutão) concentrada (em Capricórnio), final do ciclo desses dois planetas (conjunção de 10/11/2014, 11° Capricórnio) dando início a mais um ciclo, a 15° Capricórnio.

A cada 2 anos Marte faz conjunção com Plutão.
Esses ciclos serão em Capricórnio enquanto Plutão transitar aí.
Só mudará para Aquário em 14/02/2024, a 0° , quando Plutão tiver recém ingressado nesse signo.

Durante o trânsito de Plutão por Capricórnio a faxina está sendo feita nas estruturas do Poder, na organização e hierarquias da sociedade, nos governos em geral, a nível mundial.

Plutão faz aquela faxina por onde passa.
É um planeta que trabalha lentamente e de maneira sutil, quase invisível.
Só percebemos sua atuação bastante tempo depois de iniciada, porque trabalha no invisível, no subconsciente e no mundo das causas primárias.

No momento ainda está na fase de expor as estruturas que estavam apodrecidas.
A partir dessa conjunção com Marte, a 15° Capricórnio, Plutão passa para sua fase ativa (yang) do signo, dando início às suas famosas "mudanças radicais" mundo afora.

Mas não se assuste: Plutão não gosta de espetáculos, diferente de Urano, Marte ou Sol.

Suas grandes mudanças só serão percebidas quando estiverem praticamente completadas.

A maioria das instabilidades e lutas de poder mundo afora são astrologicamente explicadas pela passagem de Plutão em Capricórnio.

Quanto mais sujeira cristalizada, mais traumático o processo.
Se o nível evolutivo está elevado, Plutão atua no nível da Águia ou da Fênix, trazendo para fora os tesouros e dons adormecidos, e não é a Astrologia quem decide isso, mas os próprios indivíduos: os trânsitos acontecem, mas a maneira de viver a experiência é decidia individualmente.

Assim como a chuva, o sol, o verão, o inverno, etc, movimentos dos astros mostram mudanças no ambiente e não no caráter, nem na vontade, nem nas decisões.
Não culpe os astros: responsabilize-se por suas escolhas pessoais.

O regente do mapa é o Sol, exilado em Libra, que não tenta se impor pela força, ao contrário, busca conciliação.
Desafiado pela oposição de Lua/Urano/Terra a tendência é de que acordos não sejam bem feitos, prevalecendo a força, quem grita mais alto, quem pode mais, resultando em injustiças ou contratos que precisarão ser revistos mais tarde já que Marte, regente da 9 quadra Júpter - um indicativo que nem a Justiça anda concordando com ela mesma.

Meio do Céu em Touro mostra realizações importantes, pouca mudança aparente.
Seu regente, Vênus em Escorpião, mostra que as transformações serão mais internas, e a busca por segurança será feroz.
O governo, em posição fraca, será duramente testado nesses dias da Lua Cheia.

Quanto a nós, pobres mortais, aproveitemos a Lua Cheia para conquistar clientes e situações profissionais, pois essa fase favorece as atividades públicas.
É tempo de apresentar nossas ideias geniais ao público e buscar apoio.

Essa fase favorece todas as atividades mentais, os estudos e pesquisas, mas não as viagens, que estão com possibilidades de acidentes.

O trabalho duro e o esforço concentrado tende a ser bem recompensado principalmente se essa dureza se concentrar no esforço e não na mente, que deve estar aberta, clara, humilde e coerente.

astrometeorologia: instabilidade e tendência ao frio. Vento seco e forte. Extremos de temperatura, com dias frios alternando com dias muito quentes. Muitas mudanças, chuvas rápidas e pancadas fortes de chuva.

18/10/2016 4:00 h VÊNUS em SAGITÁRIO
Vênus entra em Sagitário trazendo o amor pela verdade, vontade de viajar, ser livre e ter muito espaço. Aumenta a vontade de estudar e de conhecer gente nova. Necessidade de cultivar crenças e religiões na vida prática e em grupos. Idealista, mas não sonhadora, Vênus sagitariana estimula a expressão franca e sincera dos sentimentos, o bom humor e os encontros com amigos.
Simpatia, bondade e generosidade e paixão se fazem mais presentes nas relações humanas.
As artes, em especial a música e o teatro estão estimuladas. Os esportes e jogos também.
A vida deixa de ser tão sedentária, e as pessoas procuram por mais atividade física.

22/10/2016 21:45 h SOL em ESCORPIÃO

Mês de Escorpião: "Guerreiro eu sou, e da batalha saio triunfante" - inferior: "que maya floresça e a decepção governe" (post O Mês de Escorpião)
"Erguendo a Hydra de Lerna" - objetivo: clarear as ilusões, triunfar sobre as influências externas e iniciar a vida interior" (trabalho de Hércules de Escorpião, oitavo na sequência astrológica)
Saudações Escorpianas!


22.10.2016, sábado 17:13:47 h Lua Minguante
Sol 29°48'44" Libra casa 8, Lua 29°48'44" Câncer casa 5
Ascendente 29° Peixes, Meio do Céu 28° Sagitário
"O Rei Guerreiro e a Rainha Bela encontram a gruta mágica."

A Lua míngua em Câncer, poucas horas antes da entrada do Sol em Escorpião.

Lua da limpeza, faxina, cura, purificação.
Tempo de arrumar as gavetas e organizar a vida.

Chamando para a introspecção, esses dias contraditórios de Lua Minguante também arrastam para as atividades públicas e devem materializar mudanças importantes provocadas nas fases anteriores.

O regente Marte, aliado à Plutão na 10ª casa, parece ir contra a sua própria natureza, uma vez que luta por novos caminhos enquanto se choca com novas ideias.

Há pouca clareza devido a um Mercúrio difícil (até 28/11 - veja no início desse post Mercúrio entrando em Libra) e a quadratura Saturno/Netuno (postado no blog), com Vênus se aproximando de Saturno: percepções equivocadas, falta de direção, insegurança, fragilidades, sentimentos reprimidos e confusos.

A qualidade Fixa ausente nesse mapa mostra falta de persistência, dificuldade em levar os projetos até seu final, dificuldade em concluir esse ciclo.
Precisaremos lidar com passado e assuntos inacabados, na próxima lunação.

Esses dias agitados e cheios de surpresas pedem que não acumulemos tarefas demais, selecionando o que é prioritário para investir a energia e levar até o fim.

Há mais vontade de abrir caminhos novos e quebrar pedras do que manter o trabalho ou se adaptar a novas necessidades.
Ora, tudo o que começa deveria continuar, pois senão não é materializado.
Há muita dispersão e obstáculos para concluir o que foi começado na Lua Nova, coisas serão "cortadas" antes da conclusão.

Sendo assim, o momento favorece tudo o que é de curto prazo.
Deixe as coisas de longo prazo em banho maria.

Ainda é preciso cuidar com as palavras que ferem ou desafiam sem necessidade, os pré julgamentos e as conclusões apressadas; evitar a mente agitada e a pressa em concluir.

A beleza, a boa apresentação e o brilho pessoal estão hiper valorizados, tanto como demonstração de força como para agradar a platéia.
Aqui treinamos autodisciplina para equilibrar a aparência com o conteúdo.
Não caia na tentação de agradar a todos nem da dependência de outras opiniões - cultive o amor próprio e a segurança interna, qualidades essenciais para o signo de Libra se manter no equilíbrio.

Pecados dessa fase: orgulho e arrogância, subestimar suas fraquezas e subestimar os adversários, desafiar os limites do bom senso, dependência da aprovação alheia, surtos de poder.

No cotidiano, detalhes burocráticos irritam e confundem, levando as pessoas a oscilar entre a obsessão pelo trabalho e a vontade de pegar o primeiro foguete para Andrômeda.

Nesses últimos dias de propaganda política (de segundo turno, para onde tiver), mais escândalos e notícias vulcânicas.
Para onde tiver segundo turno, essa lunação também aponta mudanças e novidades no quadro político, mas é preciso complementar isso com o mapa do dia.

Lembre-se que a Lua Minguante é a melhor fase para curar, organizar e purificar.
Também chamada de "fase reflexiva", favorece o aprendizado e assimilação das experiências.
É ótima para fazer correções importantes, fazer um balanço e pensar no que se quer para o futuro.

Financeiramente desfavorável, há que se ter cuidado e disciplina.

O elemento predominante é o Fogo, aumentando a energia física, paixão, entusiasmo, otimismo, ânsia por liberdade, vontade de viajar, expandir a mente e os horizontes.
Seus defeitos são pressa, impaciência, impulsividade, agressividade.
Felizmente os outros elementos estão presentes para equilibrar os excessos.
A Lua em um Grande Trígono aplicativo com Vênus e o Ascendente busca, com todo o direito, um pouco de diversão nesses dias turbulentos.
Mais do que nunca, é necessário que os dias sejam felizes.

astrometeorologia: tendência ao frio, alternando com dias secos e úmidos. Vento e mudanças rápidas. Instabilidade na temperatura, mas pouca chuva.

30.10.2016, domingo, 15:38:10 h Lua NOVA de Escorpião
Sol e Lua 07°43'45" Escorpião casa 8
Ascendente 15° Peixes, Meio do Céu 14° Sagitário

Será analisada no próximo post.

efemérides

gráfico de aspectos outubro/2016

Namastê.


Nenhum comentário: