...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

Consagração do ambiente

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas até me aposentar, estou em outro trabalho. Faço o blog porque gosto.

O som das Fadas da Noite

sábado, 2 de novembro de 2013

eclipse total do Sol: 03/novembro, 2013

"O medo golpeia mais do que as espadas."
(Crônicas de Gelo e Fogo, Livro Um, A Guerra dos Tronos, por George R.R.Martin)

Atrasei novamente o texto.. Mercúrio retrógrado me pegou de jeito em uma briga de foice com meu computador, durante quase uma semana (quadrando meu Sol e Urano natais), mas acho que estou vencendo, pois estou escrevendo, afinal.

O texto do mês de novembro vai entrar atrasado, é claro, mas não sou de me entregar tão fácil aos obstáculos e, como tudo tem um lado bom, fui obrigada a desenvolver um pouco mais de paciência. E conseguir se manter tranquilo atualmente é uma riqueza sem preço.

Em 03 de novembro/2013, domingo, às 10:49'57h, em Porto Alegre/RS teremos a Lua Nova a 11°16' Escorpião, quando se formará um eclipse total do Sol.

Sol e Lua a 11°16' Escorpião na casa 11, próximos de Mercúrio (retrógrado, a 7°26' Escorpião e Saturno a 13°53' Escorpião) e o Nodo Norte.
Ascendente a 16°39 Capricórnio e Meio do Céu a 4°38' Libra.

O efeito desse eclipse é de no mínimo 3 meses, podendo passar de 1 ano.

Será mais forte onde for mais visível.

E mais forte individualmente para quem tem Sol, Lua, Ascendente (em segundo para Mercúrio, Vênus e Marte também) entre os graus 6 e 16 de Escorpião, Touro, Aquário e Leão.



Será um eclipse Total do Sol, mas apenas no norte do Oceano Atlântico, no leste da Flórida, no Gabão, na zona equatorial da África, sul da Costa do Marfim e Gana será visto como Total, o Sol totalmente oculto pela Lua.

Será visível em parte do Brasil, parte das Regiões Norte e Nordeste, mas então será um eclipse parcial.



Chamado de eclipse híbrido, devido à mudança de intensidade em locais diferentes do planeta
.
Teremos, portanto, um eclipse Total, Anelar e Parcial no mesmo momento, conforme o local que o estivermos observando e conforme ele vai acontecendo.

A duração prevista para o eclipse é de 15 segundos a, no máximo, 1 minuto e 39 segundos, em sua forma Total.

Para saber se será visível em sua cidade (no Brasil) e em qual horário, vá em http://www.vercalendario.info/pt/lua/brasil-3-novembro-2013.html

Com Sol, Lua, Mercúrio, Saturno e mais o Nodo Norte em Escorpião, parece bem claro a importância dos simbolismos desse signo.

Saturno está desde 05/10/2012 em Escorpião e fica por aí até 24/12/2014, trazendo lições de :
melhor distribuição dos recursos, aprender a compartilhar com mais justiça os bens materiais e as emoções, estimulando a auto responsabilidade.

Uma de suas lições mais fortes é o enfrentamento dos medos e dos bloqueios emocionais (para saber mais, veja o texto de Saturno em Escorpião) e aprender a "soltar", desapegar.

Esse simbolismo deve vir com força total, principalmente porque no eclipse do Sol, a Lua (emoção) "esconde" o Sol (razão).
A Lua (passado) "esconde" o Sol (futuro).

Isso quer dizer que a tendência é de SENTIR e pouco raciocinar.

A clareza (o Sol) fica obscurecida pelo que sentimos (Lua), de maneira que as emoções tomam proporções maiores.
Assim, se temos mágoas ou raivas não resolvidas do passado, estas tendem a tomar as rédeas por algum tempo.
Se temos medos não enfrentados, estes tendem a decidir as ações.

Mas, se tivermos até aqui aprendido alguma lição do Mestre Saturno desde que entrou no Reino de Escorpião, podemos aproveitar esse momento para apenas PERCEBER as mágoas, raivas, negatividades e medos com mais profundidade, e ir às suas causas, ao invés de ficar num estado de dominação.

A Ciência há muito tempo desmistificou o pânico que era um eclipse em tempos passados.
Sabemos que não é a ira de nenhuma divindade, mas fenômenos cíclicos do relacionamento Sol/Lua/Terra que se repetem, que tem uma causa natural, e que tem começo, meio e fim.

Tá... mas Lua em Escorpião é puro sentimento, e, mesmo que sentimento aparentemente congelado e dominado, ferve por dentro.

Quando esse vulcão de sentimentos oculta a razão, a clareza e o foco no futuro, precisamos enfrentar o medo, e mergulhar.

Mercúrio ainda retrógrado, e também em Escorpião, contribui para esse "mergulho", já que força nossa percepção para o passado, e para o interior de nós mesmos.

Os trígonos trazem esperança de soluções de problemas antigos, já que incluem o eclipse, Mercúrio retrógrado em Escorpião (passado), Saturno (passado), Netuno retrógrado (passado) e Júpter em Câncer, um signo voltado para o passado.

No positivo, soluções há muito tempo batalhadas e esperadas.
No negativo, cobranças, vinganças.
O livre arbítrio é sempre seu.
Os astros não lhe comandam, apenas "criam climas" mais tensos ou mais relaxantes.

As lutas pelo poder ficam ainda mais duras, pois continua a briga entre Plutão (deus dos infernos) e Urano (deus do antigo céu, o elétrico), e eles estão em aspecto praticamente exato.

Essas tensões aumentadas, unidas ao fenômeno eclipse solar, serão vividas (conforme o livre arbítrio de cada um) de uma maneira irracional e descontrolada (o nível mais baixo de Escorpião) ou com a capacidade de ver a situação como um todo, de cima (a Águia), ou ainda como a oportunidade de uma grande transformação positiva (a Fênix).

Penso que o mais importante será mesmo lidar com o medo, porque Marte, o Guerreiro, já fica nervoso e instável no terreno de Virgem, e com uma oposição vinda do fundo do mar (Peixes) de Netuno, o deus Sonhador, tende a se refugiar no trabalho para não pensar muito, já que essa oposição, mesmo separativa, traz sensações estranhas e inexplicáveis com as quais a Lua lida bem, mas Marte não.

Então, nesse caso, há uma grande possibilidade de ter que repetir 10 mil vezes a mesma coisa para se obter o mesmo resultado (já que Marte está na casa de Mercúrio retrógrado) e ficar viciado em trabalhar loucamente, estar insanamente ativo e não perceber que anda em círculos.

A desatenção e as distrações deixam as pessoas bem irritadas, já que precisarão refazer e corrijir algumas coisas.

O Guerreiro quer avançar, está acostumado a grandes desafios, muito esforço, mas não com as inúmeras sutilezas de um terreno molhado.
E disso, ele tem medo.

Que bom que nem tudo é problema, pois com tantos trígonos e sêxtis penso que a possibilidade é de experiências emocionais profundas e positivas APESAR da luta de poder.

O Nodo Norte, também em Escorpião, aponta para o caminho da persistência e da coragem, afinal, o pensamento semente de Escorpião é
Guerreiro eu sou, e da batalha saio triunfante
(texto o Mês de Escorpião)

Esse eclipse reforça as mensagens de Saturno, que está exigindo que as pessoas se tornem Mestres em sair de crises.
E nós temos muitas para resolver.

Mudanças importantes devem acontecer a partir desses dias, é um período muito dinâmico.

A concentração será fundamental, pois o pensamento tende a ficar dando rodopios.

A falta do elemento Ar na carta astral dificulta a organização da vida prática, já que o Ar organiza a Terra.
E reforça o simbolismo da emoção se sobrepor à razão, da sensação ocupar o lugar do pensamento.

Não é bom para decidir coisas pessoais importantes.

Mas é muito bom para ter insights, aceitar idéias novas na mente, conhecer mais a respeito de seus sentimentos e emoções, viver experiências espirituais ou transcendentes.

Lua Nova, mesmo com eclipse, é tempo de plantar sementes.
Na Lua Nova plantamos, e na Lua Crescente lutamos por aquilo que queremos.

É tempo de planejar, de ações mais internas do que externas, de calcular as possibilidades, estudar, se antecipar aos obstáculos, preparar-se.
Em Escorpião, isso inclui o bom conhecimento de nossas forças e fraquezas, de nossas reais possibilidades.

É o momento de organizar nossos recursos materiais (finanças), emocionais (relacionamentos), psicológicos (comportamento), mentais (talentos e fraquezas) e espirituais também.

astrometeorologia: as variações e fenômenos climáticos estarão mais fortes nas áreas onde o eclipse é mais visível, e há muita possibilidade de tremer a terra, de enchentes, ou ainda fenômenos marítimos.

O clima deve ser mais para úmido e quente por aqui. Os choques de ar quente com ar gelado provocam tempestades rápidas, com potencial destrutivo de raios, incêndios, explosões, interrupções de energia.

Politicamente, o setor em foco é o Congresso Nacional, deputados e senadores, e os partidos da situação.

Os governantes preferem os bastidores (Vênus regente da 10, na 12 em Sagitário) e talvez decidam viajar um pouco.
Mas essa Vênus também pode ser a ação da lei e prisão de pessoas ligadas ao governo.

As notícias veiculadas não são falsas, mas confusas e embaralhadas, e a espionagem é geral (Netuno em Peixes regendo a 3 em oposição a Marte na 9).

Mentiras se misuram com verdades, e os políticos nos enganam e se enganam também (Marte regendo a 11 em oposição a Netuno na 3), de maneiras que mais escândalos vem aí.

O povo continua muito agitado, há tumulto (Urano na 4) e traição dentro do tumulto (quadrado de Plutão vem da 12).

Problemas grandes com hospitais, presídios e igrejas.

Problemas grandes também com países distantes.

A mídia, a polícia e povo estão muito confusos e instáveis.

Risco de crise financeira grande (Urano péssimo na 4, regendo a 2), falências, inadimplência, quebra de grandes organizações.
Mas o segundo regente, Saturno, mostra o financiamento às custas de alguém (em Escorpião, o recurso do "outro") trazendo recuperação (muitos trígonos e sêxtis).
O "alguém" pode ser o trabalhador (Mercúrio rege a 6), o capital internacional (Mercúrio rege a 9), financiamento e mais dívidas bancárias mas de maneira oculta (Sol rege a 8), contratos internacionais (Lua rege a 7 e tem Júpter aí) e mais impostos para o povo (Marte rege a 4 em sêxtil com Sol que rege a 8).

Os protestos tendem à violência e são duramente reprimidos (Urano na 4 desafiado por Plutão na 12).

O eclipse caindo na casa 11 traz profundas mudanças no futuro do país, mas embora os signos nas casas cardinais prevejam mudanças em todos os setores, elas serão lentas e demoradas, pois o signo do eclipse é Escorpião, signo fixo e arrastado. 
Também se darão a custa de muita briga, trarão perdas antes de trazer benefícios, mas tem o potencial de desenterrar nossos melhores potenciais e talentos.

Termino com um trecho do texto de Saturno em Escorpião, postado em 2010, que está muito válido para esse eclipse:

"No início do trânsito aumenta a resistência à qualquer mudança, mas as transformações virão.

EM NÍVEL MUNDIAL, Saturno em Escorpião prevê crise financeira, esgotamento de recursos, necessidade de buscar novas fontes de sustento e de energia, carma coletivo.

No mapa do ingresso temos todos os signos Cardinais em evidência, indicando muitas mudanças.

O clima muito hostil, com tempestades, desmoronamentos, extremos de temperatura, grandes perdas e problemas por causa disso.

Disputas políticas acirradíssimas, acordos "secretos", os escândalos continuam, pois todos lutam muito pelo poder.
Alguns cargos perdidos, acontecimentos fortes e bastante divulgados.

Mas parece que há diminuição da fome e da miséria, ainda que não o suficiente para solucionar essa tristeza.

A poluição aumenta e será um tema muito comentado, exigindo providências urgentes.

Possibilidade de conflitos internacionais, dificuldades com importações e exportações, alfândegas e fronteiras.

Muita discussão a respeito de leis, que alguns vão querer que sejam mais rígidas, e outros mais brandas.

Os trabalhadores serão beneficiados por algumas leis, mas por outras não, e ainda há possibilidade de greves.

O povo tem mais acesso às comunicações.
Muitas pessoas querem deixar o país.

O texto a seguir é a respeito do maior de todos os medos: o medo da morte.

O MEDO DA MORTE É O MEDO DA VIDA DE CABEÇA PARA BAIXO!

Em certo sentido, morrer é relativamente fácil, ou pelo menos seguro, já que a morte é uma das raras certezas da vida: em suma, morrer é garantido!

No entanto viver e deixar viver implica em abrir mão do controle.

O controle saturnino aliado à energia de resistência plutoniana podem fazer com que a vida se transforme num tedioso e pesado caminho de auto-contenção.

O medo do sexo, ou o medo do exercício da sexualidade, que pode ser traduzido em homens e mulheres através de disfunções sexuais, é apenas o pálido reflexo do temor do contato e da dificuldade em realizar uma entrega ou rendição que permita uma maior abertura emocional: 
levados pelo medo de sentir a vida, deixamos de vivê-la!

E como superar o medo da vida?

A coragem é uma palavra que traz em suas raízes etimológicas a chave do seu entendimento ("coeur - coração"): 
toda a ação realizada com o coração é uma atitude de coragem.

Para chegarmos a ela, temos que nos predispor à exposição.
Sobre isso, mais uma dica de Plutão:

TODOS NÓS, QUEIRAMOS OU NÃO, ESTAMOS NOS EXPONDO A CADA MOMENTO!"
(Júlio César Parreira Lima, em A Mandala do Amor, editora Ground)

Enfim, teremos umas tantas batalhas interiores para serem lutadas.

O remédio de Saturno, por onde esteja, é sempre a paciência, em grandes doses, e persistência.
E o de Escorpião é a atitude madura em relação ao poder, a superação dos medos, dos vícios e das dependências, o aumento da confiança pessoal, a abertura para deixar-se envolver em um relacionamento profundo e a satisfação sexual.

Vale lembrar o pensamento semente de Escorpião: "Guerreiro eu sou, e da batalha saio triunfante".
Saturno estará nos desafiando a colocar isso em prática.

SATURNO em ESCORPIÃO para OS SIGNOS
(serve para o eclipse, para os signos)

São comentários muito genéricos; para uma boa previsão consulte um(a) astrólogo(a) e verifique seu mapa astral.

ÁRIES: Muitas reviravoltas na sua vida. Necessidade de buscar mais auto conhecimento, de se recolher um pouco. Questionamentos a respeito de sua vida sexual. Momento de crescer financeiramente ou equilibrar suas contas.

TOURO: Tempo de questionar o casamento e seus relacionamentos íntimos. Cuidado com crise financeira, contenha-se.

GÊMEOS: Reorganização de sua rotina, talvez tenha que cuidar mais da saúde, mas está bom para curar. Cuidado com os exageros, e procure não romper relacionamentos bruscamente, você vai querer voltar depois.

CÂNCER: Tempo bom para se divertir um pouco, namorar e ganhar dinheiro. O trígono de Saturno lhe favorece muito. Cuide da saúde.

LEÃO: Todos os assuntos domésticos e familiares estão favorecidos. Você gosta da vida social e de um palco, mas é com a família e o lar que terá suas maiores conquistas e alegrias.

VIRGEM: Esse trânsito lhe favorece nos estudos, comunicações e contatos do dia a dia. Deve conseguir apoios importantes e alguns favores. Seus maiores problemas serão os familiares.

LIBRA: Conquistas financeiras, lucro, aumento de seu patrimônio. Problemas no casamento e na família, vai discutir a relação. Mudanças estruturais.

ESCORPIÃO: Conquistas pessoais e profissionais. Cuidado com as finanças e com a saúde.

SAGITÁRIO: Grandes mudanças na família e na profissão. Modere a irritação. Favorece a espiritualidade, a profissão e o casamento.

CAPRICÓRNIO: Apoio social e profissional. Crise na família e crise espiritual. Favorece os estudos e as mudanças de casa ou de cidade.

AQUÁRIO: Vida social e profissional em destaque, crescimento financeiro, mas administre bem pois está fácil de perder também. Suas idéias serão muito contestadas. Favorece os estudos e os filhos.

PEIXES: Bom para sair da rotina, o trígono de Saturno lhe favorece. Bom para viajar e estudar. Profissionalmente um pouco confuso, dificuldade em decidir um rumo.

Namastê.

Nenhum comentário: