...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Saturno retrógrado em Libra


Saturno está no signo de Libra desde 29/10/2009 e permanece até 05/10/2012, quando passa para o signo de Escorpião.

Em cada signo, faz movimento retrógrado de 2 a 3 vezes.

Em Libra, já fez isso no período de 13/01 a 31/05/2010 (quando voltou para o finalzinho de Virgem e depois retornou a Libra).

Atualmente, iniciou o movimento retrógrado em 26/01/2011 a 17 graus de Libra e volta ao movimento direto em 13/06/2011, a l0 graus de Libra.

Fará movimento retrógrado novamente em 07/02/2012 a 29 graus de Libra, até 24/06/2012 a 22 graus de Libra.

Esse tal de "movimento retrógrado" é algo aparente, para quem não sabe. O movimento verdadeiro dos planetas NUNCA é para trás, do contrário seria um caos cósmico. Mas do ponto de vista de quem está no planeta Terra, às vezes nos parece que o planeta está andando no sentido inverso (para trás). Chamamos esse "parecer andar para trás" de movimento retrógrado.

Saturno é um dos planetas que fica mais à vontade quando retrógrado. Isso porque esse movimento aparente (do ponto de vista de quem está na Terra) para trás tem muito a ver com a volta ao passado, coisa que Saturno gosta muito.

Saturno é um professor e, quando retrógrado, nos lembra de lições há muito tempo aprendidas. Ou estaremos usando antigos conhecimentos, ou estaremos relembrado coisas importantes aprendidas no passado, e que pensávamos já ter esquecido.
Pode ser um poço de sabedoria, se bem aproveitado.

Temos a oportunidade de revisar o passado mais distante, afinal, Saturno também se refere a tudo o que é antigo, passado, velho, tradicional.

Podemos aproveitar isso para rever conceitos cristalizados (e que nem lembrávemos mais o por quê dessa cristalização), podemos questionar isso, ver se ainda é válido atualmente.

No humor, a tendência é ficar mais pesado, pessimista, amedrontado, rabujento. Mas isso sempre podemos resolver com boa vontade, e com a sabedoria adquirida do próprio Saturno.

Saturno tem uma péssima fama, mas é ele que traz a estabilidade e a segurança. É Saturno que traz a assimilação da experiência, é a energia quem põe à prova, testa na prática, nossos sonhos, teorias, desejos, planos.. Se estes forem fortes o suficiente, se tornarão realidade. Caso contrário, Saturno mostrará implacavelmente que são utopia, ilusões, não realizáveis.

O aprendizado geralmente é acompanhado de alguma dose de dor, e por isso Saturno tem essa fama tão ruim.
Só que uma experiência bem aprendida tem o seu valor.
 É algo que não esquecemos, que ninguém nos tira. Se conseguirmos extrair sabedoria de nossas experiências, é algo que conquistamos, que merecemos e que é realmente nosso.
Nessa experiência adquirida, o mal humorado Saturno adquire também a capacidade de rir, se não ficar amargo.
Depois que compreendemos a transitoriedade do mundo material, conseguimos focar na essência (coisa de Saturno), e conseguimos rir de muita coisa.

No período retrógrado de Saturno (em qualquer signo) há uma tendência a atrasar ou caminharem mais lentamente os assuntos relacionados com terras, propriedades, agricultura, minas, construções. Os assuntos relacionados com os governos e as figuras de autoridade. 
Os assuntos referentes aos velhos. 
Os estudos de coisas antigas, tipo museus, arqueologia. 
Os estudos avançados e de compreensão lenta. 
Todo o tipo de trabalho pesado, cansativo e muito disciplinado. 
Os trabalhos noturnos.

A retrogradoação de Saturno em Libra traz mais maturidade nos relacionamentos sociais e nos relacionamentos a dois. Leva a experiências de mais responsabilidade nas relações, mostra a necessidade de evitar as indecisões tão comuns de Libra, e assumir uma posição.

Libra é o signo da formalização das coisas, corresponde ao momento em que assumimos publicamente uma sociedade, um amor, um acordo, e mesmo uma discórdia, ou inimizade.

A missão pacificadora de Libra, trabalhada pelo Mestre Saturno nos leva a fazer contato com pessoas opostas a nós, com idéias totalmente diferentes, com a finalidade de estabelecer o ponto de harmonia, estabilizador, e chegar à paz.

É um momento de pensar mais na nossa responsabilidade social.

Saturno retrógrado também fala das mulheres, pois Libra é um signo social e regido por Vênus, um planeta feminino.
Talvez seja mais um momento de revisão na legislação de proteção às mulheres, na atuação social das mulheres, na atuação política das mulheres, e ainda na necessidade de compartilhar essas coisas com os homens, afinal, Libra também é o signo do equilíbrio.

Equilibrar os opostos, isso é o que Saturno traz em sua passagem por Libra. Mostra claramente onde e por quê estamos falhando no equilíbrio das energias.

A coisa mais clara que Saturno está mostrando a respeito de equilíbrio está se manifestando no clima. Os opostos estão se manifestando como nunca: muito frio e muito calor, secas e enchentes..

E o equilíbrio interno de cada um?
Como vai o nosso?

Retrógrado em Libra, Saturno ainda se manifesta como revisão de leis, processos, julgamentos, contratos formais, discussão do casamento e das regras sociais de convivência, revisão dos costumes adotados pela sociedade, necessidade de discutir a educação como convivência social, questões diversas a respeito do Poder Judiciário. 
Todos esses assuntos sofrem atrasos como uma forma de serem avaliados, questionados, melhorados em eficiência.

Para os pobres mortais daqui, individualmente, penso que Saturno retroagindo em Libra nos chama principalmente a buscar o equilíbrio interior.

A busca de equilíbrio, em Libra, tem como objetivo buscar a paz. E por onde Saturno passa, mostra a deficiência, o que está faltando, o que precisamos trabalhar, quais as nossas carências ou fraquezas.

Então, a mensagem seria: por quê não temos paz? por quê não temos equilíbrio?
Os transtornos do clima e a violência são demonstrações externas bem claras do que acontece no interior da maioria.

O movimento retrógrado atrasa coisas importantes com o objetivo de levar a energia para dentro, buscar nossa sabedoria, nosso mestre interno, para resolver essas questões.

Equilíbrio e Paz são algo muito importante a ser trabalhado ou conquistado durante a passagem de Saturno por Libra, até outubro de 2012.
Nos períodos retrógrados de Saturno, temos a chance de buscar essa sabedoria dentro de nós mesmos.

Namastê.

Nenhum comentário: