...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

Consagração do ambiente

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas até me aposentar, estou em outro trabalho. Faço o blog porque gosto.

O som das Fadas da Noite

domingo, 16 de dezembro de 2012

2013 astrológico

2013 é regido por Marte
que está em Áries, mas o planeta mais forte é Netuno, seguido da Lua, Vênus e Plutão.

O Ano Astrológico inicia em 20/03/2013, quarta-feira, 8:01h (em Porto Alegre, RS), quando o Sol está a 0 grau de Áries.
Diferente do Ano Novo do calendário, que inicia em 01/janeiro.

Astrologicamente, em 01/01/2013 ainda estamos vivendo o Ano Astrológico de 2012, na sua parte final, de colheita.
A partir do solstício, em 21/12/12, estamos colhendo e já começando a lançar sementes para o próximo ciclo, principalmente no último mês antes de 20 de março.

2013 deve ter muita novidade e muita mudança.

Os valores abstratos e internos serão mais importantes e levados em conta nos grandes movimentos das populações.
As pessoas estão dispostas a mudar situações e não se importam de pagar o preço por isso, trabalhar muito e enfrentar o desconhecido. Buscam segurança e a volta de uma relativa estabilidade familiar.
A tendência é de se unirem em grupos afins, que dialogam com outros grupos.

Hospitais e presídios serão assuntos constantes, e estarão entupidos de gente, como tem sido ultimamente, mas a situação consegue piorar um pouco mais, as reinvidicações serão muitas, o sêxtil de Júpter mostra algum benefício, mas o quadrado da Lua mostra que o benefício não será suficiente.

É um ano de grandes paixões e fortes emoções também.

Marte regendo o Ascendente do Ano está domiciliado em Áries, na casa 12.
Em Áries, é o Marte de todos os inícios e as mudanças que partem da própria pessoa. Mesmo que a casa 12 lhe atrase um pouco na vida prática, as mudanças começam pela casa 12, ou seja, internamente.
Há um desassossego inexplicável, que não se sabe de onde vem: é algo que começa no nosso íntimo, aquela vontade de mudar, de ser livre, de avançar.
Mas antes que isso aconteça, precisaremos começar por dentro, a partir de nós.
Em Áries, Marte é como um nascimento: muita energia, mas tudo ainda é desconhecido, e não conseguimos ir muito longe se não contarmos com algum apoio.
Mesmo com a impressão que podemos tudo, é como um neném, que não percebe a própria fragilidade.
Por isso, é um ano de mudança, avanço, novidades, sim, mas nada será conseguido de forma independente e solitária. Vamos sozinhos por algumas partes do caminho, mas por outras precisaremos estar unidos, agindo em conjunto.

A Lua em Câncer também é uma Lua sensível, como foi a de 2012 (em Peixes), e continua pedindo para respeitar a sensibilidade alheia, e a nossa própria.
Torna o humor instável e as pessoas inseguras, buscando proteção e estabilidade.
Está em oposição a Plutão em Capricórnio, que se traduz por escavações no passado, cristalização de medos e traumas, e a necessidade de desmanchar isso.
Enquanto estivermos fechados e com medo não sairemos do lugar, pois é isso que faz a Lua assim; pior: parados e estagnados é que somos mais vulneráveis aos predadores.
Essa Lua recebe quadratura de Marte e Urano, que deixa o humor e as emoções descontroladas.
Caso não encontre um canal de saída, se arrependerá depois.
Felizmente essa Lua está fazendo parte do Grande Trígono em Água, que além de ter um significado de proteção encontra por onde fluir.
A necessidade de segurança e estabilidade que as pessoas buscam deve se traduzir por uma nova maneira de formar famílias, a necessidade de grupos que apóiem os indivíduos.
As mulheres e as crianças terão avanços, mesmo que as mulheres sejam muito desafiadas nesse ano.
Quanto mais a sociedade desrespeita a mulher, mais se desestrutura, pois é a partir da mulher bem equilibrada, nutrida e esclarecida que os filhos são bem formados e bem criados.
A energia masculina quando não encontra a feminina, ou quando a desrespeita, fica solta e se torna destrutiva.
Uma das funções importantíssimas da mulher é a materninade, mas não é a única.
Através da maternidade, além de ser uma experiência pessoal indescritível, a mulher dá a base da sociedade toda.
Mas as mulheres que não podem ou não querem ser mães trazem consigo a sensibilidade que permite humanizar as relações no mundo. Isso para quem é machista soa sem importância, mas é a partir daí que se evitam guerras, que se distribui melhor os alimentos e as riquezas, e que se preserva o planeta.
Não querendo desmerecer a energia masculina, importantíssima para o progresso de todos, sem a feminina o resultado é o que estamos presenciando: guerras, devastação, etc.
A Lua canceriana parece que estará colocando isso tudo para fora.

Plutão ainda não chegou à metade do signo de Capricórnio, está desde 2011 remexendo as estruturas, hierarquias, os governos e as entranhas da terra, trazendo para fora o lixo e os tesouros.
Em 2013 permanece em Recepção Mútua com Saturno e em sêxtil, fortalecendo muito os dois (Plutão e Saturno).
Isso aumenta a importância de tudo o que é da terra e o que está abaixo ou dentro dela: agricultura, propriedades, a segurança da casa própria, as minas, água subterrânea, petróleo, lixo, lava do vulcão, energia (do petróleo, do carvão, outras).
Individualmente estaremos em erupção interna, em contato com nossa sombra e nossos talentos, pois tudo se mistura no escuro.
A atividade inconsciente aumenta muito, e nos coloca frente a frente com nosso Ser. Esse contato nem sempre é fácil, e por isso muitas vezes usamos de sonhos ou caminhos parecidos como um "filtro" para amenizar o impacto.
É um impacto mesmo, admitir defeitos e descobrir talentos. Falando ou escrevendo parece muito simples, mas isso causa uma grande mudança que no início não é perceptível para os outros, mas com o tempo vamos fazendo grandes transformações na vida.
O sêxtil traz a oportunidade de lidar com esses conteúdos de uma maneira mais fácil. Aumenta a produção dos assuntos citados (agricultura, minas, energia, terremotos, etc) e a nossa produção pessoal também, facilitando a expressão de talentos pessoais e incrementando a nossa capacidade de trabalhar.
Urano quadrando Plutão nos desafia a não ter medo do futuro, não ter medo de fazer grandes mudanças na vida, se isso se apresentar para nós. Essa quadratura não nos deixa descansar muito, mas nos leva para a frente.
Não é tempo para se acomodar, mas de enfrentar os obstáculos.

Mercúrio fraco em Peixes mas em conjunção com Netuno amplifica muito a nossa percepção.
Mercúrio é o planeta regente da nossa percepção pessoal e maneira de raciocinar, aquela parte que aprende e que lida com os detalhes. Em Peixes Mercúrio joga sua atenção para o todo, e mesmo que perca um pouco da sua destreza e raciocínio lógico consegue ir além e perceber o que está distante, e o futuro.
Em Recepção Mútua com Júpter, mas em quadratura, o pensamento está acelerado. As capacidades mentais e intelectuais estão muito estimuladas, ficam favorecidos os estudos e pesquisas, mesmo com uma grande tendência a se distrair.
Quanto a isso, é preciso se concentrar um pouco mais e manter o foco, pois muita coisa estará nos distraindo. Será impossível acompanhar uma mente acelerada. Por isso é importante fazer uma boa seleção de prioridades.
O intercâmbio entre as pessoas estará maior.
As comunicações, telefones, internet e o trânsito estarão congestionados, com cada vez mais gente entrando na rede e adquirindo automóvel. Além de soluções criativas, serão necessários bons investimentos nesse setor para que não entre em colapso.
Com um regendo o ensino básico e outro as universidades, a quadratura mostra a grande diferença de nível cultural das pessoas, com pessoas com tantos títulos e conhecimentos enquanto outras sequer conseguem ler ou escrever.
Algo deve ser feito quanto isso. Astrologicamente me parece que sim, embora pessoalmente eu não acredite mais muito.

No primeiro semestre voltados para o futuro e querendo ir para a frente de qualquer maneira, no segundo teremos Saturno e Urano retrógrados e a partir de 25/06 Júpter em Câncer, o que volta a atenção mais para o passado e para corrigir os erros causados pela nossa pressa.
No segundo semestre julho e agosto devem ser os meses mais tensos, mas os desafios terão assistência do Grande Trígono em Água, agora formado por Netuno, Saturno e Júpter/Marte/Mercúrio.
Principalmente nesses meses precisaremos de muita calma e autocontrole, pois as emoções estarão a flor da pele. Com Mercúrio em Câncer e retrógrado o raciocínio estará pouco claro, e nossas percepções sujeitas a erros, embora a intuição esteja aguçada. Marte em Câncer volta sua energia para dentro, como uma panela de pressão, e antes de implodir, explode no primeiro que aparece, o que torna o convívio social bem difícil.
Se puder, tire férias nesse período.
Caso não possa, tome muito cuidado com os excessos, as drogas, o álcool, coisas que lhe tirem do eixo. Observe-se muito nesse período, para não cair em comportamentos compulsivos, paranóia e gastos que vão além de suas possibilidades.
Não se cobre perfeição, principalmente nesse período.
Cuide mais da saúde, não abuse do físico, não se sobrecarregue de trabalho ou de atividades.
E além disso, não se fixe no passado.
Se o dia a dia estiver ruim, permita-se sonhar um pouco, assista um bom filme ou curta boa música, são coisas que refrescam o elemento Água.

Urano e Plutão ainda estão no clímax da fase crescente do ciclo, isso ainda continua até 2015, atuando a nível mundial.
São as grandes lutas de poder envolvendo os governos e as massas.
Parece incrível, mas ainda teremos surpresas e escândalos com governantes e chefes poderosos.
Penso que não me surpreendo nem me choco mais tanto com tanto escândalo e corrupção generalizada, mas o céu me diz que ainda tenho surpresas..
Então vamos lá, lutas de poder nos governos, quando virão a público mais escândalos.
Plutão remexendo as estruturas hierárquicas quadrando Urano que quer mudanças e está disposto a tudo. Isso quer dizer cocô no ventilador, já que os podres virão de dentro para fora. É grande a possibilidade de traição dentro do poder entre eles mesmos (acho que já vi esse filme..).

As decisões e atitudes serão autoritárias e ditadoras, com pouco diálogo, uso da força e medidas extremas para fazer valer a vontade de quem está no poder. O objetivo é manter a situação a qualquer custo, desprezando as necessidades pessoais das populações.

Os sistemas de governo mais radicais e concentradores de poder enfrentarão verdadeiras catástrofes internas. Quanto mais fechado o sistema, mais alto deve ser o tombo.
Urano em quadratura a Plutão desafia a uma profunda reforma na maneira de governar.

As comunicações e a mídia estão divididas e é bom para o povão que assim seja, pois uma parte estará aliada com o poder e outra parte não.

Os povos e pessoas mais desprezados e marginalizados parecem se unir contra a situação de submissão que estão expostos, mas encontram mais compreensão e bondade na justiça do que nos governantes.

As finanças e os bancos não vão bem mundialmente, e parece haver uma união de várias classes de pessoas, ricas e pobres, com o objetivo de mudar essa situação. Os trabalhadores conseguirão alguns acordos com os governos, mas haverá ilusões aí.

A atuação das ONGs realmente sérias estará mais forte e ganhará a simpatia de mais gente, e mais adeptos. Mesmo combatidas por muitos, terão avanços e conquistas importantes para a população necessitada.

São previstas muitas mudanças geológicas e sociais, muita briga pela questão energética e pelas águas do planeta, algumas guerras também.

astrometeorologia: O clima continua louco, praticamente imprevisível, já que estão presentes nessa carta as tempestades violentas, inundações, ventos muito fortes, desabamentos e muitos desabrigados.
Tem agitação nas águas, na terra e nos ventos. Isso quer dizer alagamentos, agitação no mar ou nos rios, desabamentos e ventos fortes tipo ciclones. Muitos choques de frio e calor e muita umidade no ar.
Um Grande Trígono é sempre um sinal de proteção, em 2013 temos um em Água.

O Grande Trígono envolvendo Netuno/Mercúrio, Saturno e Lua em Água e casas de Ar traz alguma esperança para a população comum (a Lua está envolvida) e mostra claramente que a proteção da sociedade está em manter uma união forte entre pessoas e classes bem diferentes.
Quem sabe chegue à consciência de mais pessoas que vivendo neste planeta estamos "todos no mesmo barco".

A espiritualidade é algo necessário, penso eu. Tanto porque o regente está na casa 12 e regido por Netuno, além disso há aí um stellium, como também por crenças pessoais.
Mas para quem não acredita em nada, há outros caminhos, como os trabalhos voluntários, assistência aos pobres, o sentido de pertercermos todos ao mesmo planeta, a consciência de que cada ação faz diferença no futuro e hoje também.
Esse sentimento/sensação (Água) na consciência (Ar) das pessoas pode ser a grande diferença na maneira como lidamos com a Mãe Terra, e com seus habitantes todos.
Quem sabe se não é por aí que encontramos um caminho melhor?

Namastê.

2 comentários:

Astrologa Humanista disse...

Oi Vera,
trabalho com astrologia também, sou de São Paulo, estava vendo o Ano Novo Astrológico na cidade de São paulo, a data que achei em zero graus de Aries foi 20.3.2013 ás 6:14. Será que diverge tanto assim?
Obrigada

Susana disse...

Não diverge tanto não. Conferi e achei 8:01:36'' para São Paulo.
Usei o Vega e o astro.com, deu a mesma coisa. Uso o sistema de Placidus.
Não entendi por quê a diferença tão grande. bjs.