...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Júpter em Escorpião

"Quem dá ao dinheiro um poder que ele não tem, menospreza seus próprios poderes."

Júpter, o maior planeta, simboliza tudo em grande escala.
Mais conhecido como o planeta da benevolência e da prosperidade, ele também pode ser negativo em grande escala (escândalos), crescer negativmente (tumores,), etc.

Júpter é tido como benéfico, por isso seus efeitos negativos são menores do que um planeta com fama de maléfico, quando em desafio.
Geralmente os efeitos práticos de Júpter negativo são mais relacionados com a falta de benefícios do que malefícios em si, embora cada mapa seja um universo único.

Domicílios de Júpter são Sagitário e Peixes (esse com a regência de Netuno também), e daí sua associação com religião, espiritualiade, benefícios, viagens, estudos, visão abrangente e poucos limites, tendência a ultrapassar expectativas, crescimento além das expectativas.

Suas debilidades são Gêmeos e Virgem, signos relacionados com Mercúrio que, embora simbolize a inteligência lógica e o raciocínio, atuam na esfera próxima e pessoal, por isso não transcende e não vai além do ambiente próximo.
Júpter debilitado nesses signos mostra a falta de lógica quando exagera, e o desprezo por detalhes - Júpter olha para o conjunto, busca o que está além, enquanto Mercúrio olha para o individual e busca o que está próximo, rápido e mais acessível.

Júpter faz parceria com Mercúrio e com Saturno: com Mercúrio equilibra a visão do conjunto com a visão individual, e com Saturno equilibra as possibilidades infinitas com as limitações da vida.

A "idade" de Júpter é aquela que passou da maturidade mas ainda não chegou à velhice: próximo da aposentadoria mas ainda pleno de suas capacidades, agora com mais experiência e sabedoria do que no início.
Por isso a capacidade de Júpter de observar a estrada, e não apenas o pedaço do caminho em que se encontra.
Como nessa etapa já passou alguns percalços e sobreviveu, Júpter é mais otimista e esperançoso no futuro do que aquele que está no início, ainda inseguro e aprendendo.

Mas Júpter fica negativo quando pensa que não precisa aprender mais.
Daí que vem a maior parte de seus efeitos negativos.
Um bom Júpter está sempre aberto a aprender mais, apesar de saber muito ("só sei que nada sei").

Escorpião poderia se dizer um signo "neutro" para Júpter, não fosse sua associação com a casa 8, aquela parte do céu que se oculta.
E tudo o que Júpter não gosta é de ficar oculto.

Júpter só não está Peregrino em Escorpião porque aí rege um dos Termos, e também é "Amigo" de Marte (co regente de Escorpião): compartilha com Marte o gosto pela guerra - com a diferença que Júpter vai à guerra por um bom motivo, e Marte por menos do que isso.

Como Marte, Júpter não gosta de limites pessoais, e aí também pode se manifestar arrogância e desrespeito - que são equilibrados pelo seu "parceiro" Saturno.
Júpter equilibrado por Saturno de maneira positiva traz crescimento forte e duradouro.
Caso falte Saturno, os lucros são desperdiçados.
Caso Saturno se manifeste bloqueando Júpter, dificuldade de crescimento que gera arrogância e até guerras.

Em Escorpião, a passagem de Júpter aumenta o nível de energia física e emocional.
Seu crescimento e expansão acontecem para dentro.
Júpter, o planeta das bênçãos, fica seletivo para compartilhar seus benefícios.

Nesse signo, vai buscar o Poder.
Em sua busca, começa pelo poder sobre os outros, o poder financeiro, o poder sexual e de sedução, e finalmente chega ao verdadeiro poder: o poder sobre si mesmo.
Essa é a maior lição de Júpter durante a passagem pelo signo de Escorpião: o poder sobre si mesmo.

Também aumenta a força para lidar com qualquer tipo de crise.
Com Júpter em Escorpião podemos esperar novos caminhos de maneira mais sutil do que naqueles signos barulhentos: aqui as mudanças são lentas e começam no escuro, se materializam através de novos planos econômicos, por exemplo (coisas que são colocadas em práticas devagar, aos poucos e que pretendem ser duradouras).

Falando em planos econômicos, Júpter em Escorpião dá mais importância às finanças do que Júpter em Libra.
Enquanto que em Libra a vontade de Júpter é gastar o dinheiro que tem, em Escorpião sua vontade passa a ser acumular dinheiro para não se preocupar com o futuro: aqui Júpter busca segurança financeira.

Por isso, embora continue gostando de luxos e vida confortável, Júpter em Escorpião passa a valorizar mais segurança do que prazer imediato, e por isso tende a guardar dinheiro, aplicar, construir algo que não vá perder.
No positivo, passa a ser seletivo em sua generosidade (para a família, para quem ama, etc, para quem ele escolhe) e não desperdiça com quem não merece.
No negativo, compartilha pouco.

Os valores sociais e a imagem que Libra valoriza dão lugar aos valores "invisíveis": a força interior, a lealdade, fidelidade, profundidade, capacidade de transcender, de perceber além das aparências e do óbvio, a intuição.
Quando em exagero, a valorização do que é interior pode levar a atitudes não tão educadas ou diplomáticas em sociedade quanto isso foi valorizado em Libra.
E no negativo, a valorização do invisivel pode incluir os distúrbios mentais, medos, paranóias, agressividade, etc

Se por um lado acontece a busca de poder, e isso pode trazer junto o aumento de atividades ocultas, corrupção, estratégias de guerra, manipulações ou traições, também acontece de a passagem de Júpter por um signo trazer para fora a manifestação mais elevada daquele signo.
Em Escorpião isso significa a resistência interna forte, a capacidade de se doar a quem ama, de persistir bravamente por aquilo que acredita, de ir ao fundo de tudo sem medo, de encarar praticamente qualquer obstáculo.

Júpter em Escorpião dá a oportunidade de manifestação em seu nível mais elevado: a Fênix que renasce das próprias cinzas (lembrando que as manifestações de Escorpião são a serpente, a águia e a fênix - veja no post O Signo de Escorpião).

As pesquisas e as investigações são valorizadas e mais utilizadas, podendo trazer como consequência mais escândalos revelados e também curas ou melhores soluções para algumas doenças, ou ainda descobertas ou melhor utilização de novas fontes de energia.

As energias de cura são também ativadas com a passagem de Júpter por Escorpião: no primeiro estágio a eliminação do que não funciona mais, a purificação, seguida da desilusão, dor, transformação, regeneração, recuperação do poder interno, compreensão e finalmente perdão.
A força psíquica e a intuição de Júpter em Escorpião lhe capacita a perceber sinais de doenças em estágios bem iniciais, e novos caminhos de cura.

Júpter é o nosso planeta "grande" que gosta de aparecer e se projetar.
Em Escorpião é como se estivesse em um quarto pouco iluminado, não é seu habitat preferido.
Porém sua natureza não muda: ele será muito ativo mesmo com pouca luz.

Daí sua associação com todo o tipo de atividade "invisível" : psiquiatria, psicologia, paranormalidade, magia, ocultismo, investigações, etc
E nesse caminho, a pouca luz fará com que passe também pelos assuntos mais sujos, traiçoeiros, doentes, malvados ou ignorantes.

Escorpião é um signo que tem como missão de vida aprender a perdoar.
Por isso, em seu caminho encontrará a traição.
E tanto poderá trair como ser traído - caberá a ele mesmo essa escolha.
Nesse sign, há sempre essa escolha porque é inevitável o contato com o lado mais sombrio e dolorido da vida.

Como um dos maiores guerreiros entre os 12 signos, o pensamento semente de Escorpião é "Guerreiro eu sou e da batalha saio triunfante" - batalhas internas ou externas.
Nesse ponto, Júpter aí estimula todo o tipo de batalha principalmente a estratégia, mais do que a batalha em si.

O nível inferior desse pensamento semente é "que maya floresça e a decepção governe".
Justamente por aqui se definir um caminho ético é que se fala do maya (ilusão) e da decepção.
Por ser sua missão aprender a perdoar, e por sua missão lhe colocar em constante contato com traições e a expressão mais baixa do ser humano, é que acontece a ilusão de vencer as batalhas tomando o poder sobre o outro.
Nesses casos a lição é mais dura e acontecem muitas decepções.
Essas decepções também levam ao caminho de busca pelo verdadeiro poder: o poder sobre si mesmo.

Por isso é difícil fazer previsões a respeito da passagem de Júpter por Escorpião: elas vão depender principalmente das escolhas éticas da pessoas e, no caso de previsões políticas, das escolhas éticas dos poderosos e seus povos.

Uma coisa é certa: lições de poder serão aprendidas.

Serão bem aprendidas se as pessoas aprenderem a perdoar e dialogar, ao invés de partir prá guerra.

A "ilusão" (nível serpente do signo) é vencer as pessoas.
E "sair triunfante da batalha" (nível águia do signo) é vencer a si mesmo - obter vitórias evitando as guerras.
No nível médio de escorpião/águia acontece a visão da situação ideal junto com a consciência de tudo o que falta para evoluir, e a firme intenção de melhorar a si mesmo.

Entre as piores possibilidades estão o aumento da corrupção e da criminalidade de uma maneira oculta e manipuladora favorecendo organizações criminosas, máfias, etc
E entre as melhores está a capacidade de purificação e limpeza desse signo, sem o qual é impossível qualquer transformação duradoura.

Os relacionamentos passam a ser valorizados pelo seu conteúdo emocional, intimidade, confiança, etc
Há busca de intensidade e profundidade nos relacionamentos pessoais, principalmente os mais íntimos, gerando parcerias duradouras e fortes mas quando manifesta seus excessos, Júpter em Escorpião também pode ir ao extremo de relacionamentos possessivos, ciúmes, tentativas de controle, manipulação, dominação vindos de si mesmo ou do parceiro - nesse caso há muitas lições a aprender.

Também prosperam os relacionamentos com objetivos materiais, cujo objetivo é a melhoria financeira/material de ambos os lados.
As partilhas e distribuições justas passam a ter mais atenção.
"A união faz a força" é um lema para prosperidade financeira com Júpter nesse signo.

Individualmente, Júpter em Escorpião mostra uma natureza entusiasmada, apoiada em si mesmo e autoconfiante, cheia de recursos internos, agressiva mas controlada, construtiva, pronta para encarar os mais difíceis desafios.

Quando desafiado, pode trazer preguiça, indulgência e desrespeito com autoridades e regras.
Quando em bom aspecto, traz espiritualidade elevada, capacidade de perceber aspectos ocultos das pessoas e situações, e quase ilimitada capacidade de trabalho.

A capacidade de não transparecer o que está sentindo também se manifesta com Júpter aí, e pode causar surpresa ao aprofundar o relacionamento, encontrar grandes doses de bondade e compaixão ocultas, reservadas apenas para aqueles que são "escolhidos" ou que se atreveram a chegar mais perto.

Tendência de explorar principalmente os assuntos considerados tabus, ocultos ou proibidos em seu meio ou sua época.

Pessoas com Júpter em Escorpião crescem nas crises - mas se estiverem em nível inferior tendem a superdimensionar e aumentar os problemas.
Seus relacionamentos são fortes, profundos e transformadores, deixam marcas, e elas também deixam as suas.

De convicções internas fortes e coragem absurda, também há percepção ótima para negócios e capacidade de recuperar falência financeira.

Mais magnéticos do que carismáticos, as pessoas com Júpter em Escorpião atraem seu objeto de desejo, sua sedução é indireta e misteriosa como todos os signos de água, com a diferença que em Escorpião Júpter quer o objeto de desejo não apenas para si mas, mais do que isso, deseja se fundir com ele.

Escorpião também simboliza a morte.
Nesse sentido, a passagem de Júpter aí estimula todos os assuntos relacionados: desde cemitérios, funerárias, doação de órgãos, pesquisas em cadáveres, transplantes e leis sobre a morte até as investigações sobre aura, alma, vida após a morte, pesquisas e trabalhos para diminuir a mortalidade e aumentar a longevidade, além do desejo de "imortalizar" de alguma maneira a sua passagem pelo planeta.

Para finalizar, cito o desapego e o perdão - assuntos que virão mais à consciência durante a viagem de Júpter por Escorpião.
"Perdoar não quer dizer concordar, mas compreender" : não é tanto libertar o Outro, mas a Si mesmo do problema.


Namastê.

Nenhum comentário: