...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

Consagração do ambiente

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas até me aposentar, estou em outro trabalho. Faço o blog porque gosto.

O som das Fadas da Noite

sexta-feira, 20 de maio de 2016

maio 2016, astrológico

"Erguemos os olhos para as mesmas estrelas e vemos coisas tão diferentes"
(Crônicas de Gelo e Fogo, livro três, A Tormenta das Espadas, Jon)

(Atrasei bastante, por isso não vou me deter muito nos dias que já passaram - eu estava fazendo estudos dos mapas do Brasil - aproveitando o momento político - e depois peguei uma gripe que me deixou de cama.)

(efemérides e gráfico de aspectos no final do post)

Vamos lá, então: maio inicia com a influência da fase Minguante (30/04/16), do ciclo iniciado na Lua Nova de 07/04/2016, em Áries.
Foram dias bastante dinâmicos, um ciclo de muitos desafios na área política, marcados pelas quadraturas de Urano e Plutão (que já começam a se distanciar um do outro), e a quadratura em T entre Júpter, Saturno/Marte e Netuno.

Para nós, pobres mortais, é tempo de não se acomodar, manter a tranquilidade e persistir no trabalho: é tempo de vencer grandes obstáculos, ou aprender com eles.

Em maio estão presentes durante todo o mês a Quadratura em T entre Júpter, Saturno e Netuno em signos Mutáveis - e um Grande Trígono entre Mercúrio, Júpter e Plutão em Terra.
É importante focar nos detalhes, já que tanto Mercúrio retrógrado como Netuno em Peixes (desafiando Júpter e Saturno) entram com tendência a se distrair, desperdiçar, perder o rumo, ficar confuso.
Não é tempo de grandes ambições, mas de pequenos passos e persistência.
Os detalhes e a organização fazem a diferença nesses tempos.

09.05.2016 9:14:14h Júpter Direto 13°15'19"Virgem
Júpter direto entra participando de um Grande Trígono de Terra entre Plutão e Sol/Mercúrio/Vênus.
Esse Grande Trígono se mantém ativo durante todo o mês e pode ser considerado um elemento de proteção entre as configurações difíceis desse momento.
06.05.2016, sexta-feira, 16:29:30h Lua NOVA de Touro
Sol e Lua 16°41'13" Touro na casa 7
Ascendente 23° Libra, Meio do Céu 18° Câncer
"No Reino da Mãe Selvagem uma nova Era é inaugurada."
Lua Nova em Touro, participando do Grande Trígono de Terra ajuda a vida a fluir mais fácil.
Marte e Saturno se aproximam da conjunção, que ficará exata em agosto/2016, e participam da quadratura em T com Júpter em Virgem e Netuno em Peixes.
Dias tumultuados e confusos, aos quais Marte/Saturno acrescentam agressividade.
Apesar das grandes tensões, os aspectos harmônicos com o Meio do Céu também mostram realizações e progresso.

Lua Nova em Touro é o melhor momento para planejar a vida material.

E as tensões na casa 2 da lunação mostram que é preciso estar bem organizado nesse assunto.

Os desafios de Netuno perturbam as emoções e os pensamentos.
Netuno é visionário e transcendente, e lida com outra dimensão/realidade. Seus desafios são a sensação de estar perdido, inseguro ou sem rumo.
Mas os aspectos harmônicos com Plutão, com a lunação e o Meio do Céu facilitam as transformações importantes da vida.

Mercúrio está retrógrado, por isso é bom prestar mais atenção e manter sua vida bem organizada.

astrometeorologia: tempo equilibrado, dias claros com pouca nebulosidade, chuvas repentinas com possibilidade de relâmpagos ou trovões mas pouca água. Tendência ao frio mas ainda com alguns dias quentes.
13.05.2016, sexta-feira, 14:02:08h Lua Crescente
Sol 23°21'16" Touro na casa 9, Lua 23°21'16" Leão na casa 12
Ascendente 17° Virgem, Meio do Céu 20° Gêmeos
"No Reino da Mãe Selvagem, a Senhora do Fogo prepara um cafezinho."
As tensões dessa Lua Crescente testam a paciência das pessoas.
Júpter no Ascendente quadrando Meio Céu, e Marte/Saturno no Fundo do Céu, além da oposição que recebe de Netuno mostra que esses são dias bastante agitados e um tanto confusos.

A Lua leonina cresce na casa 12 mostrando alguma frustração, pois a Lua nesse signo pede aplausos e festas, e nessa casa favorece mais a espiritualidade e a interiorização do que a vida pública.

Mercúrio ainda retrógrado, rege o Ascendente e o Meio do Céu - está em Touro, junto com o Sol e Vênus, na casa 8, e participa do Grande Trígono de Terra.
Embora seja melhor escutar do que falar nesses dias, Mercúrio aí favorece o planejamento cuidadoso da vida material, e uma revisão do passado recente.

O momento favorece todas as negociações e esclarecimentos, os pedidos de desculpas e as explicações.
Como há muita impulsividade nesses dias, é bom pensar muito antes de falar ou de julgar as pessoas, pois conforme Mercúrio retomar o movimento direto, poderemos perceber as coisas com mais clareza - e nossos enganos também.

Mercúrio retrógrado pede para consertar as coisas, tanto a lâmapada queimada como emoções e mágoas passadas.
Aquilo que estiver "empacando" em sua vida nesse momento, é o que está pedindo uma revisão de sua parte.

Marte, Júpter e Saturno também estão retrógrados - o momento pede uma revisão e reflexão geral da vida, algumas coisas caminham mais devagar e é preciso paciência e persistência.

Mercúrio retrógrado mostra que é tempo de recolhimento e reflexão também para o governo e para o país.

Plutão na casa 5 leva as pessoas em geral a se expressarem com força, mas Urano próximo da casa 8 e em trígono com a Lua na 12 indica que os protestos serão poucos nesse período, ou não produzirão consequências fortes, ao menos por ora.

Saturno no Fundo no Céu mostra restrições à população em geral, principalmente restrições financeiras/materiais. Nesse sentido o Grande Trígono em Terra funciona como um elemento de proteção - é preciso organizar bem sua vida financeira, pensar em estratégias diferentes para resolver os problemas materiais, revisar o que for preciso, concentrar-se no que é prioritário e persistir.

astrometeorologia: muita variação de temperatura, com ventos e tempestades, alternando dias quentes e dias gelados.

20.05.2016 11:36:30h Sol em Gêmeos

22.05.2016 10:18:53h Mercúrio DIRETO 14°20'16"Touro
Mercúrio direto participando do Grande Trígono em Terra é um estímulo a persistir nos seus objetivos materiais.
21.05.2016, sábado, 18:14:25h Lua CHEIA
Sol 01°13'38" Gêmeos casa 6, Lua 01°13'38" Sagitário casa 12
Ascendente 8° Sagitário, Meio do Céu 28° Leão
"No Reino das Brisas Suaves, a Senhora do Fogo navega no mar sobre um corcel indomável."
Lua Cheia tensa, com Sol e Lua quadrando do Meio do Céu.
A Lua em conjunção com Marte pede grandes doses de paciência e tranquilidade.
Há a tendência a discutir e falar alto demais, entrar em disputas por motivos fúteis, gastar energia só para satisfazer seu ego e provar que está com a razão.
Cuidado com isso.

Muita discussão e tendência a desafiar leis, regras e figuras que representam autoridade.
Saturno em Sagitário exige cumprimento das leis e não permite pular etapas. Em seu movimento retrógrado poderá pedir para revisar as regras, mas, sendo um planeta que nos ensina limites (entre outras coisas), não tolera indisciplina, desrespeito, etc.

A Lua sagitariana é ambiciosa e bem humorada, mas em conjunção com Marte fica bastante agressiva.

É o momento de lidar com nossa própria agressividade, encontrar maneiras tanto de descarregar energia física como de manter a clareza mental para manifestar nossos pensamentos respeitando o daqueles que pensam diferente.
Quem não tem a capacidade de manter um diálogo com elegância, talvez precise aprender.
Felizmente Mercúrio está bem e contribui com aqueles segundos de reflexão que fazem a diferença para melhor.

É preciso também mais cuidado com os movimentos e viagens, pois há tendência de acidentes (por impulsividade, fúria, distração, etc)

Politicamente o momento é mais difícil do que na Lua Crescente, com muitas disputas, nem todas muito claras e honestas, a luta pelo poder continua forte e há mentiras por todos os lados, então lembre-se que enquanto você briga com o vizinho por causa de política, nossos políticos fingem que brigam e comem a mesma pizza, longe dos nossos olhos.

As configurações planetárias difíceis mostram claramente uma crise, e ela é mundial, para todos. Claro que conforme o mapa pessoal (ou do país) essa crise acontece em uma área diferente, mas a maneira como lidamos com os problemas também é muito importante: além de mostrar o nosso grau de evolução, também influi nas consequências da solução desses problemas.

Júpter se aproxima da conjunção como Nodo Norte, que acontecerá em junho/2016, enquanto Netuno, próximo ao Nodo Sul, lhe faz oposição.
É uma configuração de dificuldade, pois traz a tendência de fugir dos problemas, ou inventar soluções utópicas, quando o caminho do momento é justamente focar na vida prática de uma maneira simples, dar importância aos detalhes, à organização da vida e ao bom funcionamento das pequenas coisas.

Júpter é o planeta que abençoa e protege. Mas em Virgem está em seu exílio, com pouca força para suas usuais ambições grandes.
Nesse período é vantajoso se concentrar em pequenos passos de cada vez, em construir com paciência a sua vida.
Não é um momento de sonho ou de férias, mas de trabalho e esforço, de concentração e de selecionar prioridades.

Enquanto Saturno exige que a vida seja perfeita e se concentra no ideal, Júpter diz que no momento é melhor se concentrar no que é possível.

Júpter entrará em Libra em setembro, quando as oportunidades sairão das coisas pequenas e se manifestarão mais nos relacionamentos e no pensamento claro.

Muitos desafios nas áreas técnicas e de saúde (contaminações, epidemias, máquinas que não funcionam direito, sistemas que caem, etc).

Saturno sagitariano se aproxima de um trígono com Urano em Áries, indicando que estamos em tempo de construir um novo tempo.

Urano tem desafiado muito Plutão em Capricórnio nos últimos 5 anos, no sentido de que sua passagem por Capricórnio não seja apenas de mostrar a sujeira das civilizações e do Poder, mas que em cima das cinzas se construa algo novo, diferente do que foi feito até agora (Áries não gosta de copiar modelos, mas de inciar coisas novas).
Essa "briga" entre eles está no fim, mais 1 ou 2 anos e ela termina (no próximo ano estará com menos força).
Embora Plutão continue sua passagem por Capricórnio (a faxina no Poder) até 2023 (e isso é mundial, não só brasileiro), o trígono de Urano em Áries com Saturno em Sagitário é um suporte para que as coisas novas que surgirem disso sejam feitas com ordem e de uma perspectiva ampla.

astrometeorologia: umidade, chuva forte com possibilidade de enchentes, choques de calor abafado e frio trazendo tempestades, tendência a esfriar.

24.05.2016 6:44:33h Vênus em Gêmeos
A entrada de Vênus em Gêmeos solta as tensões e faz a vida mais leve. Quando passar pela Cruz Mutável deve haver alguma confusão ou insegurança, mas após isso o humor melhora e buscamos mais vida social, amigos, etc
Até 17/06 aproveitemos o bom humor e a capacidade de adaptação geminiana.

27.05.2016 10:51:17h Marte em Escorpião
Marte, em movimento retrógrado, volta para Escorpião. Volta ao movimento direto em 29/06, e sai de Escorpião para Sagitário em 02/08; nesse signo, seu domicílio noturno, Marte traz muita força, combatividade e concentração, mas tende a se apegar ao passado, cobrar mágoas, etc
É bom aproveitar seu lado positivo de concentração, persistência e capacidade de se recuperar de problemas e curar a saúde.
29.05.2016, domingo, 09:11:59h Lua Minguante
Sol 8°32'48" Gêmeos casa 11/12, Lua 08°32'48" Peixes casa 8
Ascendente 14° Câncer, Meio do Céu 24° Áries
"As borboletas do Reino das Brisas Suaves brincam indiferentes e felizes no colo da Mãe Selvagem durante fúria da Senhora das Águas, no Reino vizinho."
A Lua míngua em Peixes, próxima de Netuno e na casa 8.
Formou-se um Grande Quadrado Mutável nas Casas Fixas enquanto permanece ativo o Grande Trígono de Terra nas casas de Ar.
Por pouco não temos sextil envolvendo toda a mandala, mas temos bissextil entre Mercúrio, Plutão e Lua/Netuno.

Os sonhos da Lua em Peixes sofrem atrasos, mas, refugiados na 8ª casa, estão em processo de realização.

Esse é um momento para curar feridas emocionais.
A Lua rege o Ascendente, indicando que muita atenção será focada nos sonhos e nas necessidades emocionais das pessoas.

A casa 8 (onde está a Lua) é o local de assimilação profunda das experiências.
É um local de solidão, buscado quando se precisa de um tempo para assimilar melhor alguma experiência.
É a casa da magia, da psicanálise, dos sonhos, dos estudos sobre ocultismo, fenômenos, etc, das experiências xamânicas.
No seu sentido negativo, é a "lata de lixo": onde jogamos os sentimentos e pensamentos que não queremos ter, onde planejamos vingança, onde escondemos as coisas.

Por isso, é um momento delicado, pede pacificação com atitudes firmes, mas não dramáticas.

O Meio do Céu, regido por Marte e ocupado por Urano - planetas que não estão participando das grandes cofigurações desse mapa - indica novos caminhos (Áries), que precisarão de adaptação, paciência e ajustes para serem trilhados (estão em quincuce).

A Lua Minguante favorece a conclusão das coisas, mas a Lua na 8ª casa tem dificuldade para desapegar.

O mais importante nesse momento é lidar bem com suas emoções.
A partir disso conseguimos usar positivamente a Lua da casa 8: com nossas fraquezas bem claras e aceitas, partimos para o fortalecimento interior e descobrimos nossos tesouros pessoais.
É um caminho, não um momento.
Por isso, exige calma e paciência.

Nesses dias as pessoas tendem a sonhar muito e ficarem mais dramáticas em suas expressões.

Marte e Saturno próximos da conjunção, na casa 5, estimulam a luta pelo poder ("eu tenho razão", "eu posso mais").
Pode ser que tenhamos que assistir espetáculos de força e sermos provocados a participar e competir.

As finanças não estão boas.
Só não digo que estão piores porque o Grande Trígono em Terra ajuda bastante a lidar com questões materiais, e de alguma maneira diminui os problemas.
É preciso cuidado, pois a regência é do Sol desafiado em Gêmeos dá uma tendência a gastar dinheiro sem consultar o saldo.

São dias agitados.
Lua Minguante pede conclusão, recolhimento, purificação, planejamento para o próximo ciclo, organização, despedida e agradecimento.
Se lhe for possível, pegue mais tempo para descansar, relaxar e dormir.

Estamos nos aproximando no inverno e esse ano, regido por Saturno, não deve ser fácil (veja o texto do Ano Astrológico), mas a chave para a porta de Saturno é a persistência.

astrometeorologia: tendência ao frio e muita chuva, trovões e talvez granizo, dias gelados

aspectos formados em maio/16
efemérides maio/2016

Namastê.











Nenhum comentário: