...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

sábado, 14 de março de 2020

Brasil, mapa natal e algumas perspectivas para o período atual


para visualizar os mapas em tamanho maior clique na imagem


O Brasil tem vários "mapas natais".
O mais conhecido é o mapa da Independência, 07/setembro/1822, entre 16 e 16:30 horas, São Paulo/SP.

Recentemente tive contato e comecei a observar o mapa natal do Brasil usando a data da oficialização da Independência, carta assinada pela Imperatriz D. Leopoldina, anterior ao mapa do Grito do Ipiranga pelo Imperador D. Pedro I, de 02/setembro/1822 próximo do meio dia.

Esses dois mapas foram retificados por alguns astrólogos, eu não fiz retificação nenhuma e optei por adotar os seguintes horários:

mapa do Grito do Ipiranga: 07/09/1822 16:20h São Paulo, SP











mapa da carta da Independência: 02/09/1822, 11:40h, Rio de Janeiro, RJ











Pelo que observei ambos mapas funcionam, embora o mapa do dia 02/09 tenha se mostrado mais afinado com as energias zodiacais (em minhas observações).

Podemos analisar os eventos do Brasil também através do mapa da República, 15/11/1889, 8:30h, Rio de Janeiro, RJ.

Em minha opinião o mapa mais apropriado para analisar astrologicamente os eventos aqui na terrinha seria o mapa do Descobrimento, em 22/04/1500.

Porém prá esse mapa não temos o horário oficial.

O conceito de mapa natal está relacionado com o "nascimento".

Quando nasce um país?
Quando foi avistado?
Quando foi ocupado?
Quando o Rei e sua corte se instalam no país?
Quando o país se torna independente e deixa de ser uma simples colônia?
Quando o país se torna uma República?
etc etc etc

Podemos analisar astrologicamente vários acontecimentos de maneira isolada e conseguir boas previsões.

Podemos comparar um mapa com o outro mapa, estudar Progressões e Trânsitos, contextualizar os mapas na História da época, tudo isso é recomendado fazer e muito bom, porém prá quem não tem tanto tempo prá ficar horas e horas no computador estudando e fazendo pesquisas astrológicas, dou apenas uma olhadinha rápida de vez em quando, faço alguns estudos, comparações etc e vou aprendendo aos poucos, conforme minha disponibilidade de tempo, meu nível de entendimento, meu ritmo pessoal, etc etc

Fica aí a sugestão prá quem tem mais tempo disponível do que eu atualmente.

Eu táva comparando o mapa do Descobrimento do Brasil com os dois mapas da Independência, levantei o mapa do Descobrimento pro horário do nascer do Sol, pois esse é um mapa válido prá quando não se tem o horário correto, que vale para todos os nascimentos em determinado dia.
Embora não individualize muito o mapa, ele vibrará conforme a energia solar do dia, e dará algumas respostas razoáveis ao astrólogo.

mapa do Descobrimento do Brasil

1) No mapa a energia de Touro com o Sol, Saturno e Mercúrio.

2) A Lua em mudança de signo de Aquário para Peixes, no início do dia estará Fora de Curso, passando a Peixes a partir das 6:46h naquela localidade.
Enquanto as caravelas navegavam a Lua passeou por fora da órbita zodiacal iniciando seu rebelde passeio em 17/04/1500 1:18h a 16°03 Sagitário e voltando ao caminho do zodíaco pouquinho antes do Brasil ser descoberto, em 20/04 9:23h 4° Aquário.

O Brasil foi ocupado pelos portugueses em 01/05/1500 com Sol em Touro e Lua em Câncer novamente passeando por fora da órbita zodiacal. (desde 30/04 14:53h 15° Gêmeos até 04/05 17:04h 4° Leão).

Me parece que o Brasil foi descoberto com a Lua em Peixes bem comportadinha e foi ocupado com a Lua em Câncer fora da órbita zodiacal, uma Lua bastante instável e agitada.

3) Plutão em Escorpião, domiciliado, mostra eventos mundiais profundamente transformadores na época, está em oposição com Saturno em Touro, oposição aplicativa.

4) Urano em Aquário, domiciliado, também mostra transformações, surpresas, mostra um período de progresso em vários assuntos principalmente Ciências (navegação, etc). Porém está nos graus finais de Aquário mostrando que um novo ciclo ou nova etapa se aproximava no período em que o Brasil foi descoberto/ocupado.

5) No momento em que a Lua ingressa em Peixes, está Urano em Aquário no alto do céu, Saturno Touro no Ascendente e Plutão Escorpião no Descendente em feroz oposição na qual Plutão está mais forte do que Saturno, mostrando que os invasores estrangeiros conseguirão chegar e realmente tomar posse.
Com a Lua no alto do céu próxima de Urano aquariano é possível que os índios da época tenham avistado as caravelas bem antes de serem por elas avistados e, em casas públicas e diurnas, tenham todos ido ali na beirinha da praia dar um oi.

6) Apesar da feroz oposição, Marte em Câncer no signo de queda não quer saber de guerra, é apaixonado pela Mãe Terra e Vênus em Gêmeos adora conversar com estranhos e aprender alguma coisa.

7) Nodo Norte em Gêmeos é curioso e aberto a novidades.

8) Júpter está em Peixes, casa própria, querendo mandar na turma toda enquanto a Parte da Fortuna mostra sorte, bem estar e alegrias relacionadas com o signo de Peixes (praias?).

9) Resumindo: fortes energias de Peixes e Touro provavelmente estarão presentes nos mapas de eventos importantes brasileiros, talvez também os signos de Gêmeos e Escorpião, planetas fortes Júpter, Saturno, Urano e Plutão de alguma maneira mostrado nos mapas.

comparando os mapas:


mapa do dia 02/09/1822

No mapa do dia 02/09 a Lua em Peixes mostra que tem afinidade com o mapa do Descobrimento, e mais ainda está conjunta a Júpter.
Saturno em novo ciclo passando por Touro conjunta o Sol do Descobrimento e destrona o Rei.
A Parte da Fortuna em Câncer conjunta Marte que não gosta de guerras, mas internamente é lotado de conflitos.
Marte Escorpião domiciliado confirma a energia de Plutão Escorpião do mapa do Descobrimento.
O Ascendente Sagitário provavelmente não está exato mas mostra a importância dos estrangeiros e a tendência de intercâmbio e mistura de várias culturas, além de confirmar a energia de Júpter domiciliado no mapa do Descobrimento.

No dia da Ocupação do território brasileiro pelos portugueses, a enegia do mapa mantém fortes os signos de Touro e Escorpião e a Lua leva energias para Gêmeos.

Penso que o mapa do dia 02/09 funciona muito bem prá todos os assuntos enquanto o mapa do dia 07/09 mais para assuntos políticos.

mapa do dia 07/09/1822

Marte e Saturno confirmam as energias de Plutão Escorpião do Descobrimento e a enegia de destronar o Rei.
A Lua desse mapa, em Gêmeos, conjunta Vênus e Nodo Norte, além de estar próxima de Júpter confirmando a energia deste no mapa do Descobrimento.
Porém Júpter em Gêmeos está em signo de exílio, mostrando o contrário do simbolismo de Júpter domiciliado no mapa do Descobrimento.

Penso que o mapa do dia 02/09 representa melhor as energias do mapa do Descobrimento, evento que deu origem a esse país, embora o mapa do dia 07/09 também tenha bastante ressonância e também funcione, afinal nada é por acaso dizem os sábios, e provavelmente também não é por acaso que temos direito a 2 mapas, prá quem quiser estudar mais.

Progredindo dos mapas

mapa do Descobrimento, progredido

No mapa do Descobrimento, atualmente a Lua em Áries mostra que há 6 meses iniciamos novo ciclo em assuntos relacionados com o povo em geral (setembro-outubro/2019).

A fase é Minguante, com aproximadamente 1 ano e meio prá iniciar a Lua Nova, mostrando uma nova e importante fase ou etapa da história do nosso país, no signo de Touro, tomara que consigamos experimentar e viver essa nova fase em seus simbolismos mais positivos.

Antes disso, a Lua progredida já em Touro se encontrará com Urano mostrando eventos com potencial de surpresa, progresso, avanço tecnológico, revoltas, protestos, progresso financeiro, várias possibilidades.

Nas Progressões do mada do Descobrimento o mapa também é saturnino, com Saturno subordinado a Plutão mostrando tempos de austeridade porém possibilidade de progresso financeiros (oh deuses, tomara que sim).

Ainda nesse mapa Marte em Gêmeos leva suas lutas para as redes sociais, comunicações, mídias diversas.

Júpter domiciliado em Sagitário mostra que o país mantém sua energia essencial relacionada com esse planeta, que é de expansão, crescimento, otimismo, intercâmbio, etc etc

Ou seja: mesmo aos trancos e barrancos temos sim algumas possibilidades de melhora independentemente do partido ou linha política que estiver ditando as ordens e distribuindo as cartas aqui pro pessoal da parte de baixo da pirâmide.


mapa da carta da Independência progredido

A Lua já saiu do inferno astral e se prepara para ingressar no domicílio, em Câncer, onde fará trígono com Sol e Marte indicando algum progresso ou melhoria prá população em geral.

Sol entrará em Áries em 2023 mostrando novo ciclo muito importante pois fará conjunção com Marte Progredido e com Plutão natal.

Esse novo ciclo tem vários simbolismos, e tomara que consigamos viver as experiências por ele abertas de maneira positiva, elevada e em seu melhor nível.

Áries geralmente mostra uma nova direção, liberdade, novidades.

Nesse caminho o Sol e a Lua transitarão por Kíron e por Vênus também em Áries que mostram possibilidade de curar velhas feridas, possibilidade de alegrias e prosperidade, porém há o livre arbítrio para baixar o nível um pouco mais e viver essas experiências de uma péssima maneira.

No mapa natal essa Progressão fará trígonos e fará quadraturas que podem ser experimentadas como sorte, progresso, proteção, realizações materiais a custa de muito trabalho e esforço.

Atualmente, em março/2020 a Lua Progredida desse mapa está a 19° Gêmeos mostrando um período em que a população se projeta um pouco mais na vida pública mostrando suas exigências e preferências.

Em relação ao mapa do Descobrimento, a progressão da Lua no mapa da carta da Independência mostra um período de intensas cobranças, tensões, frustrações relacionadas aos governantes, suas promessas e as necessidades do povo, e nesse mapa a nova fase já iniciou há aproximadamente 1 ano e meio, e a previsão de alguma melhora é prá daqui a 10 meses, 1 ano aproximadamente.

As progressões das Luas dos mapas do Descobrimento e da carta da Independência mostram que a população anseia por mudanças e melhoras, busca informações e cobra dos governantes as devidas informações, transparência e uma direção saudável a todos seus habitantes, pois esse é o simbolismo da Lua em Astrologia Mundial ou Política: a Lua simboliza o povo.

No mapa da carta da Independência a Lua Progredida começa a se subordinar ao Sol natal e mostra a parte final de um ciclo iniciado em 1999.

Retorno Solar


No mapa de Retorno Solar de 02/09/2019 válido para o atual momento, a Lua caminha pela casa 11 do mapa natal, casa 4 do RSolar, fará conjunção com Marte natal Escorpião em junho/2020 na casa 11 do mapa natal, onde ativará sextis com Sol e Urano natais, sugerindo progresso e também muita cobrança política - afinal estamos novamente em período de eleições buscando prefeitos ou prefeitas que prestem e que mereçam nosso precioso votinho.

Lua na casa 11 mostra intensa participação do povo na vida política, cobrando melhor atuação dos políticos, e sua passagem por Marte natal Escorpião poderá mostrar também a renovação profunda dessa classe através de uma maior exigência daqueles que os escolhem.

Em Escorpião a Lua está em signo de queda mostrando pouca força do povo, porém isso é devidamente compensado pelas energias extras enviadas pelos sextil do Sol e Urano natais e o trígono que fará nesse caminho com a casa 4 e a Lua natal mostrando afinidade com a energia natural do mapa.


Em setembro/2020, no próximo RSolar antes das eleições que já se aproximam, a Lua do RS estará em Peixes, casa 5, governando do Meio do Céu, portanto um pouco mais poderosa do que no período atual, e nesse caminho desafiará o Sol por oposição em uma linda Lua Cheia e brilhante, fazendo trígono com Vênus e sextis com o stelium capricorniano do novo ciclo mundial e com Urano que passeia em Touro, mostrando que mesmo na parte de baixo da pirâmide ainda conseguimos sonhar e que não desistimos jamais.

Por hoje chega, vou indo, tô cheia de coisas prá fazer me esperando pacientemente, minha pia cheia de louça prá lavar, etc etc etc

Namastê.

4 comentários:

Melancícia disse...

Oiiii Vera Lucia!!
Obrigada pelo conteúdo!! Seu blog é fantástico, esse é o conteúdo que eu confio
Escuta, eu tenho uma ambiguidade no meu ascendente, acho que ele é muito na pontinha (existe isso?), porque na maioria dos sites da Sagitário mas em alguns dá Capricórnio. Vc sabe me esclarecer isso?
Beijos

Susana disse...

oi Melancícia provavelmente seu Ascendente está em graus finais de signo, existe interpretação prá isso sim. Antes de interpretar você deve certificar se o Ascendente está no início de Capricórnio ou no final de Sagitário, pois há interpretação diferente para graus inicias e para graus finais de signo. Para confirmar corretamente seu Ascendente você pode usar o site do astro.com, coloque ali seu mapa natal com o horário correto do nascimento.
Se estiver em graus iniciais você está no início de novas experiências e se estiver em graus finais você está em final de um ciclo a caminho de outro. Sagitário e Capricórnio tem significados diferentes, e é possível esclarecer sua dúvida analisando sua personalidade, aparência física ou eventos de sua vida observando em qual dos dois signos você tem maior afinidade (Sagitário/Júpter é mais agitado e aberto do que Capricórnio/Saturno). Nesses casos a maioria dos astrólogos costuma fazer a retificação do horário de nascimento. Provavelmente a diferença é de pouquíssimos minutos entre um ascendente e outro, e caso você esteja estudando Astrologia você mesma pode fazer isso. Namastê.

Susana disse...

mais um detalhe importante: verifique se havia ou se não havia horário de verão na data do seu nascimento, pois isso também dá diferença nos mapas de aproximadamente meio signo. Namastê.

Melancícia disse...

obrigada!!!!!!!