Você já deve ter ouvido ou lido algo a respeito do eclipse que acontecerá no dia 21/12/2009.
Eclipses são algo bastante comum no céu.
Sua influência é fortemente sentida nos locais onde ele é visível.
Em um mapa individual, os eclipses têm importância apenas quando tocam pontos importantes e sensíveis daquele mapa.
Eclipses também formam seu ciclo próprio, e acontecem sempre nas Luas Novas (eclipses do Sol) e nas Luas Cheias (eclipses da Lua).
Além disso, acontecem sempre nos signos onde estão os Nodos Norte ou Sul, a uma distância de até 12,5 graus do grau exato do Nodo.
Eclipsar significa "esconder".
Se o eclipse é do Sol, então ele fica escondido.
Da mesma maneira se for da Lua, ela é quem fica oculta.
Se o eclipse é do Sol, então ele fica escondido.
Da mesma maneira se for da Lua, ela é quem fica oculta.
Nosso eclipse de Ano Novo acontece em 31/12/2009, quinta-feira, as 16:12h (17:12 hor.verão), com o Sol a 10 graus de Capricórnio e a Lua a 10 graus de Câncer.
O Sol está no Nodo Norte, e a Lua está no Nodo Sul. Estão a uma distância aproximada de 11 graus do ponto exato. Portanto, não é um eclipse tão forte. Ele se torna mais forte e mais visível quanto mais próximo estiver do grau exato dos Nodos.
É um eclipse da Lua, ela é quem fica oculta durante algum tempo, e não é total. A Lua no Nodo Sul é o fator passivo do eclipse, e o Sol está mais forte, posicionado no Nodo Norte.
A nível de influência geral no comportamento da população, isso quer dizer que todo o simbolismo da Lua em Câncer fica enfraquecido.
Facilitando: a tendência é de a maioria das pessoas ficarem menos sensíveis (alguns já são insensíveis por natureza..). Os valores de intimidade, laços familiares, segurança emocional, proteção, sentimentos maternais, cuidados protetores com o outro e contatos com seu Eu interno e suas raízes ficarão todos para segundo plano, como que esquecidos.
No lugar destes, ficarão mais fortes os valores do Ego, do pensamento voltado para o futuro e o desprezo pelo passado, a vontade própria acima de tudo, e o acúmulo pessoal de bens materiais (o Sol está na casa 8) e a vontade de exercer o controle sobre os outros de maneira não claramente manifestada, isso tudo reforçado pela conjunção do Sol com Mercúrio (sua opinião própria é que vale, é melhor falar do que ouvir o outro), com Vênus (busca o próprio prazer a qualquer custo) e com Plutão (controle e manipulação dos outros).
Enquanto tudo isso acontece, Saturno em Libra, quadra implacavelmente o eclipse, como que pedindo limites e justiça, respeito ao ser humano e equilíbrio nos relacionamentos.
Mas na Lua Nova de janeiro, em 15/01/2010, sexta-feira, as 4:11 h (5:11 hor. verão), a Lua se "vinga" e eclipsa o Sol. Estarão os dois luminares em 25 graus de Capricórnio, a uma distância de 5 graus do ponto exato dos Nodos.
A Lua no Nodo Norte estará mais forte, e o Sol estará passivo.
Então a tendência será contrária: voltar-se para o passado, deixar os planos futuros se dispersarem, relembrar mágoas, agir impulsivamente, raciocinar pouco e agir e falar com a emoção no comando, ficar confuso em meio a lembranças e emoções. Também no eixo da posse, o eclipse acontece na casa 2, ressaltando ainda mais os valores materiais e a vontade de acumular dinheiro e poder. Vênus em conjunção exata ainda traz um toque de superficialidade, egoísmo e busca do prazer próprio sem se importar com as consequências de nada. Esse segundo eclipse encerra esse ciclo e é mais visível por aqui do que o outro. O efeito dos dois em conjunto poderá se estender por no máximo 6 meses.
Por isso é muito importante manter a calma durante as festas da virada. Aquele precioso conselho (beba com moderação) e outros mais serão muito úteis nesse momento.
Mas, acima de tudo, escrevo isso para lembrar a quem estiver lendo que é possível passar por esse periodo de maneira tranquila e serena, aproveitando essas energias para se auto-observar e auto-conhecer melhor, é possível se divertir com as festas sem ferir ninguém, sem magoar ninguém, aproveitando a claridade da Lua Cheia para reabastecer as nossas energias sutis que já devem estar precisando de alguma recarga a essa etapa do ano.
Por isso, não se preocupe. Sabendo que o significado desse posicionamento pode ser tão negativo, você deve saber também que isso pode ficar tão negativo quanto você deixar que seja (ou não deixar).
Todos nós temos a força da Fênix, representada pela casa 8 do nosso mapa astral, pelo posicionamento de Escorpião e Plutão na nossa mandala pessoal. E podemos usar essa força como uma usina de transformação, que se utiliza das energias em sua maneira bruta para criar felicidade.
A decisão é sua, está em suas mãos.
Feliz 2010.
Namastê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário