...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Eclipse do Sol em 15/01/2010, sexta-feira








Em 15/01/2010, sexta-feira, as 4:11h (5:11 hor. de verão) acontece a Lua Nova, a 25 graus de Capricórnio.

O símbolo Sabeu para esse grau de Capricórnio é : “ Um espírito da natureza dançando na névoa iridescente de uma queda d'água.”


A idéia básica desse símbolo é a capacidade de perceber o espírito oculto e criativo dos fenômenos naturais. A percepção da energia oculta através de nossas faculdades relacionadas com o elemento água (emoção, sonhos, etc).

O símbolo hindu é: “Um caminho através de uma floresta: regatas a vela sobre a extensão de um mar calmo; da praia começa uma floresta de pinheiros, da qual se inicia um caminho”.

Com a Lua Nova, acontece junto o fenômeno Eclipse.

Será um eclipse anular do Sol, de visibilidade atravessando uma faixa de 300 km na Terra, que inicia na África, passando pelo Congo, Uganda, Quênia e Somália, e depois vai para o Oceano Indico (quando estará em sua visibilidade máxima), e depois continua pela Ásia em Bangladesh, India, Birmânia (Myanmar) e finalmente na China.
A sombra da penumbra da Lua será visível ainda na Europa Oriental, a maior parte da África, Ásia e Indonésia. Terá duração de 11 minutos e 8 segundos.


No mapa astral do eclipse o Ascendente é Capricórnio, com regente Saturno em Libra, a 4 graus retrógrado, posicionado na casa 10.
A Lua Nova / Eclipse acontece na casa 2, reforçando o simbolismo de recursos materiais, posses, dinheiro, acúmulo e sobrevivência. Vênus em conjunção exata reforça o desejo de posses e de acumular. Como eclipses são extremos (a batalha entre o Sol e a Lua, veja o texto Eclipses, o que são) , a tendência é acumular bens materiais compulsivamente ou desperdiça-los sem controle. Individualmente, a tendência é de as pessoas sentirem vontade de avançar sem escrúpulos no mundo material, sem se prender a coisas como sensibilidade, ética, etc, não se contentando nunca com aquilo que já tem, querendo sempre mais, como se seu eterno vazio clamasse sempre por mais um pouco, mais um pouco..
Na afetividade, a maior tendência é da sensualidade, mas no afeto frieza e tendência a buscar relacionamentos práticos e vantajosos, mais do que buscar afeto.

Mesmo não sendo um eclipse total, acredito que tem força, pois acontece no Nodo Norte, o ponto mais forte do ciclo Nodal (veja o texto Eclipse, o que é isto).

Essa influência tende a permanecer por alguns meses, até o próximo eclipse, que acontecerá em 11 de julho de 2010, e será mais forte, pois será total. Como a Lua é Nova, essas influências se fazem sentir assim que a Lua vai crescendo, pois na Lua Nova tudo ainda está invisível, na fase do “potencial”.

Fique centrado, é um ótimo momento para reavaliar suas condições de sobrevivência, sua situação material, em quê e onde você pode progredir. Tente não reprimir sua sensibilidade, mas aproveite esse momento para ver com mais clareza onde estão suas deficiências no setor “dinheiro e posses” de sua vida.

Saturno em Libra, em movimento retrógrado, pede justiça e partilha, e o movimento retrógrado reforça isso ainda mais, pedindo para reavaliar o passado e corrigir o que for necessário, esse é o momento.

O ótimo aspecto de Urano em Peixes a essa Lunação / Eclipse traz uma possibilidade de novas idéias a respeito de recursos financeiros e, quem sabe, até mesmo a união da espiritualidade com a matéria (traduzindo isso: espiritualidade manifestada, usando o dinheiro de maneira espiritual, compartilhando, etc).

A conjunção de Júpter com Netuno em Aquário, que já iniciou seu ciclo no ano passado, mostra um novo momento na humanidade a respeito de valores éticos, filosóficos e religiosos, com uma tendência e necessidade de se mostrar mais humano e solidário.

Mercúrio, ainda em movimento retrógrado, pede bastante atenção e paciência com os detalhes, a burocracia, as comunicações todas (telefone, internet, palavra falada e escrita, leituras, estudos, pensamentos, etc) pois há no ar uma tendência a atrasos e mal-entendidos, causados principalmente por distração ou desprezo pelos detalhes por pressa e impaciência. Há uma grande possibilidade de você perder (e depois reencontrar, tomara) algum papel ou documento importante, errar os horários do ônibus (seja porque mudaram de repente ou você não prestou atenção), não encontrar as coisas dentro de suas próprias gavetas, se perder com objetos pequenos tipo brincos, chaves (cuidado com isso), aparelho celular, relógios de pulso, etc. Procure ter um pouco de paciência, fique longe de discussões acaloradas (a tendência é que você ou se expresse mal ou não seja compreendido), mantenha seus papéis em ordem e vá com calma no trânsito. O movimento retrógrado de Mercúrio traz esses atrasos e confusões justamente para que paremos um pouco e repensemos, façamos uma reavaliação justamente naqueles assuntos citados que ficarem complicados. É bem possível que algum desses atrasos venha justamente em nosso benefício, e só nos daremos conta disso depois da reavaliação. Se esses atrasos não trouxerem consigo novas oportunidades, então significa que é um bom momento para reavaliar nossa própria atitude em relação a comunicação, trânsito, burocracia e detalhes. Mercúrio está em movimento retrógrado desde 27/12/2009, de maneira que isso tudo já deve ter acontecido, e retoma seu movimento direto dia 16/01/2010. Teremos até o dia 04/02/2010 para consertar o “estrago” (tomara que não tenha lhe acontecido nada demais), quando Mercúrio passará pela segunda vez pelos mesmos graus zodiacais de onde começou seu movimento retrógrado.

Com os planetas em sua maioria no signo de Capricórnio (elemento terra) e o regente Saturno em Libra (elemento ar), interpreto isso em astrologia mundial como uma possibilidade (pequena, pois o eclipse não é total) de transtornos no clima envolvendo movimentos bruscos da terra e dos ventos (terremotos, tremores, vendavais, furacões, etc) nas áreas onde o eclipse é visível. Os símbolos Sabeus e Hindu citados no início, acrescentam o elemento água, mas esses símbolos atuam a nível mais sutil, por isso concluo que, principalmente para as pessoas moradoras do local onde o eclipse for mais visível, as emoções serão muito remexidas, mas com grande possibilidade de visualizar novos caminhos, fazer novas escolhas, tomar decisões importantes.

É um ótimo momento para reler o artigo “o mês de Capricórnio” e praticar a sua meditação ou refletir no seu pensamento-semente.

De qualquer forma, é possível manter a calma. Usar a energia da Lua mais forte a nosso favor, cultivando a sensibilidade, a intuição, os talentos interiores, ouvindo mais o nosso próprio Ser, pois estaremos muito abertos a toda influencia emocional, astral, subconsciente nesse período. Com o Sol eclipsado é mais difícil de usar a razão, o raciocínio e a clareza, mas isso não é desculpa para atitudes impulsivas que prejudiquem alguém ou a si mesmo. Atitudes impulsivas de amor e carinho também são possíveis de acontecer, a escolha é sempre sua.

Namastê.

Um comentário:

Arlene Amorim disse...

Susana, Adorei seu blog!

Também gosto de Astrologia e tenho um site:
www.astrologiaemandala.com

O mais engraçado é que moro em Porto Alegre!!
Grande beijo

Arlene