...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

segunda-feira, 7 de março de 2016

eclipse total do Sol, 08/03/2016


 "Você mente. E é por isso que agora deve andar na escuridão, até ver o caminho."
(Crônicas de Gelo e Fogo, Livro Cinco, A Dança dos Dragões, Arya - George R.R.Martin))

Na Lua Nova de 08 de março/16 teremos um eclipse total do Sol a 18° Peixes, no Nodo Sul.
Não será visível no Brasil.
Será visível no sudeste da Ásia, Austrália e Oceano Pacífico principalmente Singapura e Indonésia. Sua sombra cai em cima das Filipinas e a totalidade será visível na Sumatra, Bornéu e algumas ilhas.
Inicia no Oceano Indico passa pela Indonésia e termina no Pacífico.

Nesse dia também Jùpter faz sua aproximação máxima da Terra.


duração do eclipse na fase total: 4 minutos 35 seg.
duração total: 5 horas e 15 min.
Esse eclipse pertence à série saros 130, iniciada em 20/08/1096, que termina em 25/10/2394, iniciando no Sul e terminando no Norte. É o 62° de 73 eclipses.
Nos eclipses do Sol os efeitos acontecem mais sobre os governantes e o Poder, uma vez que o Sol os representa, e nos da Lua os efeitos são mais sobre a população em geral, as pessoas comuns.

Os eclipses são mais sentidos quando tocam pontos importantes do mapa natal, nesse caso próximos a 18° Peixes, Virgem, Gêmeos e Sagitário, e mais ainda nos locais onde são visíveis. Você pode dar uma aproximação de até 5°, então fica de 13 a 23 graus em cada um dos signos.

A influência vai até 5 meses após o eclipse, podendo iniciar 2 semanas antes. Em junho o Sol e Vênus quadram o grau desse eclipse, podendo germinar ou sepultar o que foi iniciado aqui.

Quando o Sol é oculto pela Lua, a tendência é de viver comandado pelas emoções.
Com a Lua em Peixes vem à superfície todo o tipo de emoção e sentimento, positivos e negativos.
São dias de enorme sensibilidade quando estaremos naturalmente mais sintonizados com a intuição, insights e pressentimentos, com o mundo sutil.
Mas para quem vive somente a matéria, pode ser um momento comandado por condicionamentos enraizados, reações automáticas e muito pouca autoconsciência.

Por isso é importante não entrar no círculo da rotina automática (a tendência é essa, para a maioria) e reservar sempre alguns momentos para refletir sobre si mesmo e suas reações.

Com a influência da Lua sem o Sol o que motiva as ações é buscar segurança, de maneira que há medo e insegurança para lidar.
Também voltam mágoas ou raivas passadas, levando as pessoas a uma cobrança insana vinda do passado, mais forte ainda com aquilo que não foi bem resolvido.

Saturno, Júpter e Sol/Lua foram quadratura em T, o que força a ação.
De alguma forma, é um momento ótimo para trabalhar, progredir e avançar em seus objetivos pessoais.
Mas por faltar a clareza do Sol também é possível um correr sem freios e com pouca noção de direção, desperdício de energias e muita distração.

Saturno cobra e coloca obstáculos no caminho: só passa quem está apto. Como uma ponte entre os planetas pessoais e transcendentes, e entre os sociais e transcendentes, só chega ao nível de Urano, Netuno e Plutão quem passa pelos testes de Saturno. Do contrário, a influência dos transcendentes será mais para catastrófica e incompreensível.

Essa quadratura nos desafia a ser fortes e a crescer como pessoas, exige determinação, perseverança, esforço, persistência, paciência e também não desequilibrar a balança da Justiça, pois dessa forma geraremos mais carma (ou, para quem não acredita em carma, mais problemas para lidar num futuro próximo) - uma das palavras mais fortes de Saturno é RESPONSABILIDADE. Por isso ele cobra, e por isso recompensa também.

Júpter é o planeta dominante nesse mapa, rege o Ascendente, é co regente do eclipse, é Almuten Figuris, está na casa 10, mas no seu exílio (Virgem) e retrógrado.

Embora Júpter seja um planeta que abençoa e protege, estando em seu exílio consegue realizar menos. Ainda assim, Júpter está estimulando e abençoando todos os assuntos de Virgem: o esforço pessoal, o trabalho, a paciência e persistência com detalhes, a humildade, a prestação de serviços, cuidados pessoais com a saúde, uma rotina organizada, os assuntos técnicos mais próximos do cotidiano, a capacidade de se adaptar.

Júpter está em oposição ao eclipse e estará no seu ponto mais próximo da Terra. Sua influência está forte, portanto, mesmo exilado.
Sua oposição simboliza as cobranças e críticas virginianas.
Isso reforça as cobranças de Saturno, mesmo esses planetas não sendo muito amigos - os dois estão cobrando bastante.

Por isso, os principais testes desse eclipse são testes de EFICIÊNCIA, competência pessoal, merecimento.

Para quem não tem medo do trabalho, é mais fácil, porque depende mais de si mesmo do que dos outros.

Outra coisa importante nesse período é equilibrar a energia Peixes/Virgem que está sendo questionada por Sagitário (Saturno): o equilíbrio entre o trabalho/descanso, entre o dar/receber, e dar um sentido e uma direção para isso de maneira bem clara.

Água e Fogo predominam no mapa, simbolizando impulsividade ao máximo.
Estimula as paixões, sensualidade e romance, mas é desfavorável para a vida prática, podendo aumentar as distrações, desperdícios e acidentes.

Gêmeos é a ponta dessa quadratura em T formada por Saturno, Júpter e o eclipse.
Esse signo pede raciocínio claro e pensamento frio, mente alerta e rápida porém focada, mas seu regente, Mercúrio, está em Peixes, exilado, na casa 4 próximo da lunação e desafiado também, o que sugere mentes distraídas e emocionais, palavras impulsivas, inconsequência, irresponsabilidades.
A energia da Água em harmonia leva para a tolerância, compreensão, espiritualidade, demonstrações afetivas, busca de intimidade e cumplicidade.
Negativa, leva para ciúme, possessividade, fuga para o delírio, exageros com prazeres de todos os tipos, descontrole, vícios, compulsão, drogas, álcool.

Portanto, um bom momento para fincar o pé no chão, avaliar bem seu caminho e seus objetivos, plantar bons sentimentos.
Equilibrar a espiritualidade e a vida material dando espaço para as duas.

Marte se aproxima de Saturno nos próximos dias e os dois desafiando Júpter teremos tempos instáveis, de muito desafio.
Essa energia pode ser positiva no sentido de clarear os objetivos e indicar os caminhos, aprofundar o pensamento.
Mas como não sou otimista em relação ao ser humano, temo pelo seu aspecto mais negativo: brigas, intolerância, intransigência, guerras, imposição de suas ideias aos outros, tirania.
Enfim, desejo estar errada em relação ao ser humano, e que prevaleçam os aspectos bons dessa conjunção e dos desafios. Vamos ver..

Não é bom para iniciar coisas importantes, pois elas serão contestadas demais no próximo eclipse da Lua, no dia 23/03/2016.

A sugestão é selecionar prioridades e separar o joio do trigo (desafio de Saturno) em seus objetivos, manter a calma e plantar sementes positivas nas suas emoções (forte predominância da Água, desafiada), e não se acomodar, não desanimar nem se deixar levar por distrações e bobagens, continuando seu esforço na direção de suas metas (Júpter em Virgem).

Plutão, embora continue firme na guerra com Urano, lança seus aspectos benéficos a Júpter e ao eclipse, funcionando como um caminho de cura, regeneração e recuperação de situações a partir da força interna, esforço pessoal, disciplina, força de vontade e capacidade de trabalho e luta pessoal, contribuindo com um grande senso de estratégia e capacidade de superação.
Plutão é aquele que limpa a sujeira e também o que encontra os maiores tesouros, mas esse não é um caminho fácil.

Para nós do Brasil, esse eclipse toca no Poder.
No mapa do eclipse o Sol ocultado rege a casa 10, do Poder, simbolizando grandes desafios e dificuldades para o governo, trocas, mudanças e muita disputa, feroz.

Na cartografia, as linhas de Vênus e Marte passam pelo Brasil e esses dois estão em quadratura, simbolizando obstáculos, brigas, conflitos, disputas.
As linhas de Netuno, Saturno e Mercúrio passam próximas ao Brasil, tangenciando, e reforçam a ideia de conflitos porque esses planetas também estão em desarmonia.
caminho de Vênus
caminho de Marte
caminhos de Vênus e Marte

No mapa do Brasil do dia 02/09 o eclipse acontece na casa 4 e prevê muitos problemas, com mudanças e disputas ferozes no Poder e também possibilidade de catástrofes naturais (acidentes com dano ecológico ou fenômenos climáticos fortes), instabilidade e insegurança na população.
Nesse mapa, Mercúrio rege o governo, e Mercúrio do eclipse está se opondo ao Mercúrio natal, as casas 4 e 10 estão péssimas, reforçando a ideia de briga feroz, com danos e baixas, no sentido de o lado mais fraco dessa briga perder o Poder. Nesse mapa temos a oposição dividida, parte apoiando o governo e parte disputando com ele, e o governo fraco, sendo cobrado por suas ações e mudando sua base de apoio.

No mapa do dia 07/09 o eclipse acontece no Ascendente, mas em conjunção com a casa 2, e prevê problemas também, mas mais ligados às finanças do que ao governo. 
Os regentes do governo e da oposição (Marte e Vênus) também estão em forte disputa. A maior instabilidade e problemas acontecem sobre a população e os trabalhadores - os que estão com mais desafios a enfrentar. A situação financeira sobe e desce: as finanças do país estão péssimas, o caixa do governo desafiado, e o salário dos trabalhadores está pior do que esses. Nesse mapa governo está mais dividido que a oposição, mas o maior risco é de falência.

Em ambos os mapas aparece mudança de rumo do país (não vou me aprofundar aqui, não dá tempo, seria necessário comparar as duas Revoluções Solares e as Progressões também), sendo que no primeiro pode acontecer mudanças no governo e no segundo acho que isso é bem mais difícil. Continuo observando com o olhar astrológico e aprendendo sempre.

As áreas da Segurança Pública e da Saúde são as mais desafiadas, exigindo e cobrando soluções imediatas.

No mapa do eclipse para Porto Alegre o Ascendente é 23° Escorpião e os desafios são quase os mesmos: governo instável, disputas políticas e de poder, grandes problemas financeiros, dificuldades para os trabalhadores e com o serviços públicos.
Voltando ao nosso mundo, dos pobres mortais, prá fechar temos um discreto Grande Trígono entre Saturno, Urano e o Meio do Céu, que mostra um equilíbrio entre o velho (Saturno) e o novo (Urano) e, apesar dos tantos desafios, ainda um avanço tecnológico importante por aqui. 
Uma das diferenças é que o eclipse acontece na casa 5 e não na 4, como no mapa para Brasília, o que leva os maiores problemas para a esfera do Poder e menos para as ruas e o povo, embora mostre agressividade, problemas no trânsito, fortes protestos e muita insatisfação também.
Caso os pontos do eclipse (Peixes, Virgem, Gêmeos e Sagitário) façam bons aspectos em seu mapa natal, é grande a possibilidade de você ser muito favorecido e progredir mesmo com a crise em volta de você.
Dando uma visão geral, se o eclipse acontecer no seu mapa natal:

casa 1) (Asc Peixes) As maiores mudanças serão em você mesmo, na maneira de se apresentar, de se vestir, cabelo, comportamento, etc. Desafios com autoridades e dinheiro, apoio de amigos e grupos.
casa 2) (Asc Aquário) Acontecimentos importantes com suas finanças. Problemas com amigos e grupos. Crescimento interior, espiritualidade forte, descoberta de dons ou talentos,
casa 3) (Asc Capricórnio) Mudanças na sua maneira de pensar, acontecimentos importantes relacionados com estudos, pessoas próximas e na vizinhança. Nova direção importante na vida, mas os problemas parecem maiores do que você. É preciso fazer o caminho interior, se conhecer melhor e buscar espiritualidade e/ou terapias.
casa 4) (Asc Sagitário) Os acontecimentos se dão no seu lar e sua família. Insighs pessoais, vida espiritual. Os maiores problemas são com sua própria pessoa, dúvidas, conflitos, cuidado com a depressão. Benefícios financeiros.
casa 5) (Asc Escorpião) Os acontecimentos e mudanças são nos relacionamentos amorosos e com filhos, estudos, esportes e aparência. Os maiores problemas são financeiros. Sucesso nos estudos. Soluções vindas de irmãos e pessoas próximas.
casa 6) (Asc Libra) Acontecimentos mais importantes relacionados ao trabalho, saúde e estudos técnicos. Problemas com irmãos, vizinhos ou pessoas próximas, conflitos com ideias diferentes, mudança de pensamento ou discussões fortes. Soluções familiares e domésticas.
casa 7) (Asc Virgem) Acontecimentos importantes nos relacionamentos e parcerias. Você está num momento importante, de liderança e grande influência sobre os outros, aproveite para progredir. Problemas domésticos ou familiares. Soluções com filhos, amores, aparência, esportes.
casa 8) (Asc Leão) Acontecimentos importantes relacionados com dívidas, pagamentos, financiamentos, empréstimos. Suas mudanças são internas, não percebidas pelos outros. Estimula ocultismo, magia, espiritualidade e transformações pessoais internas. Problemas com filhos e amores, e com sua aparência. Soluções em saúde e problemas técnicos.
casa 9) (Asc Câncer) Acontecimentos importantes relacionados com estudo, religião, estrangeiros, esportes e viagens. Problemas na rotina e saúde: cansaço, excesso de trabalho. Soluções nos relacionamentos e parcerias.
casa 10) (Asc Gêmeos) Acontecimentos importantes relacionados com a profissão e o destino, com autoridades, pais ou chefes. Problemas com relacionamentos e parcerias. Soluções financeiras, transformações interiores.
casa 11) (Asc Touro) Acontecimentos mais importantes com grupos e amigos. Problemas financeiros e conflitos interiores. Conquistas importantes nos estudos, benefícios vindos de estrangeiros, religião, esportes ou viagens.
casa 12) (Asc Áries) Acontecimentos importantes no seu interior. Coisas que você não pode controlar lhe forçam a um caminho para dentro de si mesmo, pela espiritualidade ou por terapias. Aprendizado silencioso. Problemas com estudos, estrangeiros ou viagens longas. Soluções profissionais, apoio de chefia, autoridades ou pais.

Enfim, tempo de viver com responsabilidade, plantar as sementes dos nossos sonhos e tocar a vida prá frente sem desanimar.

É nas crises que mostramos aos outros o nosso pior e o nosso melhor, e que descobrimos em nós mesmos (ou nos lembramos) onde somos mais fracos e onde somos mais fortes.
Namastê.

Nenhum comentário: